terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

TUKURÊ ( INSTITUTO MUSEU DE KARD )


     Tukurê

TUKURÊ

O Sonho Humano de Voar. De Ícaro, Dédalo e Tukurê ao Comandante Epitácio, único personagem vivo e  real desta estória.
   Quem não conhece o lendário comandante Epitácio, que ainda muito jovem veio da Paraíba para morar em Vitória da Conquista. Ele nutria um sonho.! O de voltar um dia a sua terra natal, pilotando um avião.
   E foi assim que numa tarde ensolarada do verão de 2014, partiu num voo solo, para uma viagem de 1300 Km no seu monomotor, de Vitória da Conquista até Bananeiras PB seu torrão Natal. É lá fez pouso numa pista improvisada. Pronto; estava cumprida a promessa.
   Já aqui no Sertão da Ressacada, há muito tempo viveu um pequeno herói de nome Tukurê.  Curumim da tribo Mongoió, era excêntrico por natureza. Diferente dos demais meninos da tribo que brincava com ossos que representavam animais, Tukurê era vidrado em Penas de Gavião. As colecionava aos montes. E foi assim que confeccionou um belo par de asas, e deu assas a imaginação.  Em um dias especial, de um dos cerimoniais da tribo, no alto da serra do Piripiri, Tukurê colocou seu Par de asas e voou. O voo em forma de espiral o levou bem alto, até sumir das vistas dos índios da tribo.  Tukurê sumiu e nunca mais voltou. Então os índios passaram a acreditar que Tukurê, tinha virado um gavião e até os dias de hoje plana aqui pelo Planalto da Conquista.
    Talvez Tukurê seja eu próprio , que nas minhas experiências oníricas alço voos inimagináveis.
    A Obra construída em 2014, encontrava-se na margem esquerda da Via Sertaneja, e agora foi transferida para a área interna do Museu de Kard na margem Direita, passando a fazer parte do acervo permanente do Museu.

Allan de Kard verão de 2021

#museudekard #allandekard #valeriavidigal #betomagno #foto #museu #nordeste #vitoriadaconquista #vca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI SOBRE ESSA POSTAGEM!