sábado, 9 de setembro de 2023

O MAL DO SÉCULO


Gil Vieira 


O MAL DO SÉCULO
*(A Desumanização e a Falta de Convivência Familiar)*

Meus amigos, com os quais sempre reencontro, conhecem minha posição sobre este tema. Costumo dizer que gostaria de ter nascido e vivido na época do meu avô ou na época do meu pai, um tempo, uma época, que os homens eram compassivos (demonstram compaixão, compartilhavam dos sofrimentos alheios, ajudavam alguém que se encontrava numa difícil situação), homens dedicados às suas famílias, homens que reconheciam que a verdadeira riqueza residia nas relações familiares!

Recebi hoje, um vídeo o qual compartilho. *Esse vídeo me inspirou a escrever este texto.*

No mundo contemporâneo, estamos testemunhando uma transformação profunda na forma como vivemos e nos relacionamos uns com os outros. À medida que avançamos em direção a um futuro cada vez mais digital e globalizado, a desumanização e a falta de convivência familiar emergem como preocupações urgentes. Essa tendência é impulsionada por diversos fatores, como a crescente dependência da tecnologia, a sobrecarga de informações, as crescentes demandas da vida profissional e a erosão dos laços familiares tradicionais.

A tecnologia, embora tenha trazido inúmeros benefícios para a sociedade, também desempenha um papel crucial na desumanização. A conectividade constante com dispositivos eletrônicos, redes sociais e aplicativos de mensagens pode levar à alienação, à falta de empatia e à perda de conexões humanas significativas. Em muitos casos, as interações virtuais substituíram as conversas face a face, o que tem um impacto negativo na qualidade dos relacionamentos familiares.

*Opinião de "Gil Vieira"*
Salvador, 07 de setembro de 2023

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

PARABÉNS NOSSO PRESIDENTE

   Benjamin Batista 

Benjamin  Batista assinando o termo de posse na condição de Diretor Jurídico da Academia de Letras e Artes do Salvador         ( ALAS).
Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Em 04.09.23

terça-feira, 5 de setembro de 2023

I FÓRUM AUDIOVISUAL DOS INTERIORES DA BAHIA



🎬 O I fórum audiovisual dos interiores da Bahia chegou ao fim no dia 1º de setembro de 2023  e, além de importantes discussões acerca do protagonismo do setor interiorano no cenário estadual e nacional, foi marcado por significativos avanços em pautas da Associação do Setor Audiovisual do Sudoeste da Bahia (SASB) junto a gestão pública do Município de Vitória da Conquista e do Estado da Bahia. 
🤲🏽 Foi realizada uma reunião com a presença da prefeita de Vitória da Conquista (PMVC), Sheila Lemos; a diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia(FUNCEB), Piti Canella; o responsável pela Diretoria Audiovisual da Bahia (DIMAS), Pedro Caribé; o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Vitória da Conquista (SECTEL), Xangai; o presidente da Associação do Setor Audiovisual do Sudoeste da Bahia (SASB), Daniel Leite Almeida, e outros representantes da sociedade civil, SASB e da prefeitura municipal, para diálogo sobre as demandas.
🤝 O encontro resultou na concordância da junção de esforços entre os entes municipal e estadual e sociedade civil para que a população receba, o mais breve possível, o Cine Madrigal em pleno funcionamento. 
Visando a reforma do Cine Madrigal, ficou acordado que: será viabilizada a utilização dos recursos da Lei Paulo Gustavo, dentro do previsto no inciso 2, para reforma do equipamento cultural, no âmbito do Município e Estado; a gestão poderá ser compartilhada entre secretarias municipais (Cultura e Educação) e a sociedade civil, por meio da associação e outras representatividades, garantindo a sustentabilidade e permanência do equipamento enquanto um Cinema de rua multiartístico, com programação contínua e atividades voltadas majoritariamente à área cinematográfica e que atendam a população conquistense de maneira regular e regularizada. 
🙌🏿 A expectativa é que, com a execução dos recursos da da LPG, somando os aportes do ESTADO e do MUNICÍPIO, seja possível dar início a reforma e que a sociedade civil, por meio da SASB, consiga viabilizar o restante do recurso necessário com emendas parlamentares e fontes de financiamento que envolvam arrecadação financeira com o setor público e privado.
Nesse sentido, o Cine Madrigal será uma tela permanente para o Cinema brasileiro, baiano e conquistense, difundindo e democratizando o acesso às produções regionais e nacionais, fortalecida pela atuação das produtoras e distribuidoras locais, trazendo mais recursos financeiros do Fundo Setorial do Audiovisual para o fomento e produção de novos filmes, impactando a economia local. Além disso, teremos uma sala de Cinema pública que, nessa gestão compartilhada, poderá fazer programações especiais para os alunos da rede pública, formando público para/pelo audiovisual, em atividades curriculares e extracurriculares, de forma gratuita, além da isenção de suas entradas para sessões em horários comerciais, ampliando ainda mais o acesso e democratizando o Cinema brasileiro.

Entendemos que juntos - e apenas juntos, construiremos uma trajetória de vitórias e conquistas para nossa comunidade. 

O momento é agora. 

https://www.instagram.com/p/Cw0xn8ROqY-/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==

O SONHO DE ZEZINHO (O FILME).


O filme foi selecionado nos países:
Canadá
Estados Unidos
Itália
Rússia
Índia
Peru
Zanzibar

e em vários festivais no Brasil

Foi vencedor no Peru no "Oitavo Cini- Festival de Cine para Ninos".

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

VIA BAHIA x ANTT


José Maria Caires 

VIA BAHIA x ANTT

Em contestação à nota escrita por mim, A CONCESSIONÁRIA afirmou, ao blog Expressao Bahia, que está adiantando o acordo consensual de reequilíbrio e revisão do contrato.

Na mesma nota ela assegura a duplicação de 40 kms. e melhoria em mais de 200 Kms. já em 2024.

Sabemos que o Governo Federal demonstra interesse em solução, todavia historicamente, toda vez que fecha o cerco, a VIABAHIA apresenta alternativas alvissareira e interessantes.

Mas, infelizmente não podemos acreditar na VIABAHIA, temos arquivadas diversas publicações de promessas, não cumpridas, dessa concessionária.

Setembro será muito importante para o MOVIMENTO DUPLICA SUDOESTE.

JOSÉ MARIA CAIRES