quinta-feira, 2 de maio de 2024

NUNCA SUBESTIME NINGUÉM...

 

Família Stanford


NUNCA SUBESTIME NINGUÉM...

"Uma mulher com um vestido de algodão barato e seu marido vestido com um humilde terno, desceram do trem em Boston e caminharam timidamente (sem marcação) até o escritório da secretária do presidente da Universidade de Harvard. A secretária pensou em um momento que aqueles camponeses vindos da floresta não tinham nada que fazer em Harvard.

- Gostaríamos de ver o presidente, disse gentilmente o homem.

- Ele está ocupado, respondeu a secretária.

- Vamos esperar, replicou a mulher. Durante horas a secretária ignorou-os esperando que o casal finalmente ficasse desanimado e saísse, mas eles não o fizeram e a secretária viu sua frustração aumentar e finalmente decidiu interromper o presidente, embora fosse uma tarefa que ela sempre se esquivava.

- Talvez se você conversar com eles por alguns minutos eles vão embora, disse a secretária ao presidente da Universidade. Ele fez uma careta de desagrado, mas aceitou, alguém da sua importância obviamente não tinha tempo para cuidar de pessoas com vestidos e roupas baratas. No entanto, o presidente com a sobrancelha áspera, mas com dignidade, dirigiu-se com um passo arrogante para o casal.

A mulher disse-lhe:

- Tivemos um filho que frequentou Harvard por apenas um ano, ele amava Harvard e era feliz aqui, mas há um ano ele morreu num acidente. Meu marido e eu desejamos levantar algo em algum lugar do campus que seja em memória do nosso filho.

O presidente não se interessou e disse:

- Senhora, não podemos colocar uma estátua para cada pessoa que frequenta Harvard e falece, se o fizéssemos, este lugar pareceria um cemitério.

- Ah, não, a mulher explicou rapidamente:

Não queremos levantar uma estátua, pensamos que gostaríamos de doar um prédio para Harvard.

O presidente desviou os olhos, deu uma olhada no vestido e no terno barato do casal e então exclamou:

- Um prédio! Sabem quanto custa um prédio? , gastamos mais de 7,5 milhões de dólares em edifícios aqui em Harvard! Por um momento a mulher ficou em silêncio e o presidente ficou feliz porque talvez você pudesse se livrar deles agora.

A mulher virou-se para o marido e disse gentilmente:

- É tão pouco difícil começar uma faculdade? , por que não começamos a nossa? Então seu marido aceitou e o rosto do presidente ficou escuro em confusão e desconcerto. O sr. Leland Stanford e sua esposa levantaram-se e foram, viajando para Palo Alto, Califórnia, onde estabeleceram a universidade que tem o seu nome, a Universidade Stanford, em memória de um filho que Harvard não se interessou.

A Universidade Leland Stanford Junior foi inaugurada em 1891, em Palo Alto. "Júnior" porque era em homenagem ao falecido filho do rico proprietário. Esse foi o seu "memorial" e hoje em dia a Universidade de Stanford é a número um do mundo, acima de Harvard."

Continue aprofundando os seus conhecimentos através da leitura e da pesquisa.


Fonte: Internet 

quarta-feira, 1 de maio de 2024

JOSÉ DIAS DA COSTA



Por José Umberto Dias


JOSÉ DIAS DA COSTA


Pioneiro do Cinema Bahiano


Há anos busco uma foto de José Dias da Costa, que fora contratado em 1906 pela Photo Dinnemann de Diomedes Gramacho, pioneiro do cinema bahiano.

José Dias era quem manuseava a câmera do cinematógrapho e quem também revelava a película preto-e-branca naquela Bahia da década de 10 do século passado, que era um coqueluche à época. O espectador bahiano buscava a telona das salas de exibição da capital soteropolitana para se ver refletido nas imagens captadas sobretudo nas festas populares ou festas-de-largo, como também o carnaval da cidade de Salvador.

José Dias da Costa era o profissional da imagem que filmava (à manivela, à 18 quadros por segundo, cinema mudo portanto), daí ser o homem da "mão na massa".

Logo, as primeiras imagens em movimento do cinema baiano surgem do entusiasmo desse homem que hoje temos o prazer de reconhecê-lo visualmente.

A mulher dele era prima do escritor português Eça de Queiróz, um artista célebre então.


_

A foto foi descoberta pelo pesquisador GilFrancisco a quem agradecemos a sua cessão para publicarmos em primeira mão.


*José Umberto Dias  é Jornalista e Cineasta

terça-feira, 30 de abril de 2024

DUPLICA SUDOESTE

 

JOSÉ MARIA CAIRES 


DUPLICAÇÃO, MAIS UMA ESPERANÇA.


Marcada pra próxima terça-feira dia 07 de maio, em Brasília uma reunião importante para resolver o impasse VIABAHIA e ANTT.

A proposta de acordo está agora dependendo do parecer do TCU, que terá 90 dias para analisar.

É com muita esperança, mas precisamos do seu apoio.


JOSÉ MARIA CAIRES

DUPLICA SUDOESTE