Allan de Kard
Biografia resumida de Allan de Kard.
Numa bela manhã do verão de 13 de fevereiro de 1964, em Itapetinga, Ba, respira pela vez primeira Allan Kardec Cardoso Lessa, que mais tarde assinaria suas obra como Allan de Kard. Sua estada naquele municipio foi de apenas 15 dias, pois sua família residia em Vitória da Conquista. Filho de Antonino Meira Lessa e Silene Teles Cardoso Lessa, é o terceiro de 10 irmãos. Desde criança apresentava o pendor artístico na criação de seus brinquedos e estórias fantásticas onde ele próprio era personagem indispensável, eram verdadeiros quintais imaginários, onde se isolava por horas a fio nas suas construções mentais extraordinárias Sempre estudou em escolas públicas, portador de dislexia, teve grande dificuldade em ser alfabetizado, mas em compensação apresentava grande facilidade matemática, e extraordinária memória, sendo capaz de repetir aulas inteiras, grande aptidão espacial e poder de síntese. Era de fato uma criança diferenciada, parecia estar sempre um passo a frente de seu tempo. Desde cedo demonstrava sua capacidade de negociador, quando aos domingos frequentava a feirinha do Bairro Brasil, engraxando sapatos, vendendo picolés e fósforo e tudo mais que pudesse render-lhe alguns trocados. Em 1980 ingressou no curso médio de Agropecuária na Emarc em Uruçuca Ba, em 1982 fez parte da primeira turma do curso de Agronomia, onde participou ativamente do movimento estudantil, em 1986 iria conhecer aquela que seria sua esposa. Casou-se com Solange Bonfim Brito Farias Lessa em 28/01/1989, com quem teve três filhos, Allana, Caíque e Rebeca e mais tarde viria a adotar mais dois filhos, Isabela e Theo Levi.
Sua primeira empresa foi uma pequena oficina de Restaurações cujo nome era O Artesão Encadernações, que mais tarde viria a ser O Artesão Artes Gráficas, que se transformou em Gráfica Papiros e depois Gráfica SulAmérica. Em 1998 fundou a Kep, indústria de PVC, juntamente com seu irmão Paulo e Epitácio.
Em 1995, inscreveu no 2⁰ Salão do Museu de Arte moderna da Bahia, uma obra denominada fragmentos de uma infância, construída apartir de um baralho costumizado quando ele tinha apenas 8 anos de idade. Para surpresa geral esse trabalho foi premiado. Desde então,Allan não mais parou. Artista muito criativo, transforma tudo que lhe vem as mãos em obra de arte. Escultor e Pintor, cria técnicas inusitadas. Realizou diversas exposições individuais e coletivas, autodidata nunca cursou Arte, diz que possui um saber intuitivo, não só de arte como também arquitetura e Engenharia. Na década de 10 deste século, se notabilizou com diversas obras expostas nos espaços públicos da cidade Vitória da Conquista e cidades vizinhas. Em 2018 cria o Museu de Kard, o maior Museu de arte Contemporânea do Norte e Nordeste, numa área de meio milhão de metros quadrados. Um grande equipamento Cultural que tem levado o nome de Vitória da Conquista para diversas partes do Mundo. Seu nome Allan Kardec foi dado por seu Pai, em homenagem ao maior francês do século XIX, codificador da Doutrina Espírita. E este é um capítulo especial em sua vida, pois abraçou estes princípios que passaram a fazer parte de sua vida influenciando grandemente sua arte. Trabalhador incansável do movimento Espírita, fundou Casas Espíritas, em Vitória da Conquista e fora desta, fundou uma creche juntamente com seus familiares, realizou por mais de uma década um trabalho de grande importância junto aos Presidiários e faz parte do Corpo Diretivo da União Espírita de Vitória da Conquista há duas décadas. Parece ter uma energia inesgotável, diante dos enormes desafios que acaba por criar pra si mesmo. Esse é o nosso Allan de Kard
Breve será lançado o livro intitulado: " VIDA E OBRA DE ALLAN KARDEC " biografia completa de Allan de Kard, de autoria do escritor e professor Durval Menezes.