Cineclube Glauber Rocha reúne filmes sobre o desafio de se fazer cinema na Bahia
Com irreverência e criatividade duas obras retratam as dificuldades e a paixão inerentes à produção audiovisual no Estado. "Na Bahia Ninguém fica em Pé" (BRA, 1980), de Edgard Navarro, Pola Ribeiro e José Araripe Jr. e "Talento Demais" (BRA, 1995), de Navarro, compõem a sessão especial do Cineclube neste domingo (19/11), às 10h30, no Cine Glauber Rocha. Com ingressos a preço popular (5 reais), a exibição também vai contar com a presença do cineasta baiano Edgard Navarro para apresentar os filmes e conversar com o público após a projeção.
Construído com depoimentos de várias pessoas ligadas à produção cinematográfica na Bahia, o curta-metragem documental , que abre o programa, relata a indigência do cinema baiano naquele momento. Num retrato bem-humorado, revela parte da história do cinema nacional e suas recorrentes questões e entraves.
Em diálogo com "Na Bahia ninguém fica em pé”, "Talento Demais" também aborda, de maneira inventiva e transgressora, a história do cinema baiano. Cheio de ironias locais, brinca com os clichês soteropolitanos, como a lentidão, para falar sobre a crise e o desencanto com a produção cinematográfica. Metalinguístico, o doc costura cenas de filmes realizados por baianos com depoimentos de diversas pessoas ligadas ao audiovisual.
Texto escrito por Adolfo Gomes.