sexta-feira, 13 de novembro de 2009

FESTIVAL DE CINEMA DO AMAZONAS

Festival de cinema do Amazonas anuncia vencedores

A sexta edição do Amazonas Film Festival chegou ao fim e os vencedores foram anunciados em cerimônia em praça pública na noite desta quinta-feira. Presidido pelo diretor americano John McTiernan (da franquia "Duro de matar"), o júri deu o prêmio principal a "Samson & Delilah", longa de Warwick Thornton escolhido pela Austrália para representar o país no Oscar. "Whisper with the wind", do iraquiano Shahram Alidi, também levou uma estatueta.

O público amazonense, por sua vez, elegeu o longa "The road", dirigido por John Hillcoat e estrelado por Viggo Mortensen, o melhor desta edição.

Entre os documentários exibidos do festival ligado às questões ambientais foi premiado o francês "Wild opera", de Laurent Frapat, que acompanha a migração de gnus e zebras pela África. Também da França, "Green", de Patrick Rouxel, mostra o fim da vida de uma orangotango fêmea vítima do desmatamento e dividiu "Lost gorillas of Virunga", de Michael Davie, o segundo lugar. Na escolha do público, venceu o americano "Crude", de Joe Berlinger, que retrata a guerra entre 30 mil indígenas e uma gigante petrolífera Amazônia equatoriana.

Veja os outros vencedores do Amazonas Film Festival:

Curtas-metragens digitais do Amazonas

Prêmio do Público
"Abóbora", de Cristiane Garcia

Prêmio do Júri
"Janela para o outro", de Sávio Stoco e Michelle Andrews

Grande Prêmio do Júri
"Abóbora", de Cristiane Garcia

Curtas-metragens digitais Brasil

Prêmio do Público
"Picolé do Aranha", de Anderson Mendes

Prêmio do Júri
"A Casa dos Mortos", de Débora Diniz

Grande Prêmio
"Nem marcha nem chouta", de Helvécio Marins Jr.

Curtas-metragens 35mm Brasil

Prêmio do Público
"A guerra de Arturo", de Júlio Taubkin e Pedro Arantes

Prêmio do Júri
"O divino, de repente", de Fábio Yamaji

Grande Prêmio
"A distração de Ivan", de Cavi Borges e Gustavo Melo

DIRETOR DE CANNES BUSCA "NOVO GLAUBER" NO BRASIL

Vitória Magno Asst. de Direção

Olivier Père, curador da Quinzena dos Realizadores, do Festival de Cannes, acompanha a 12ª Mostra de Cinema de Tiradentes e afirma que há chances de filmes brasileiros serem escolhidos para a Quinzena. "É preciso estar atento e curioso para procurar um diretor desconhecido, que faça um filme sozinho, sem auxílio e muito bom. Tenho exemplos de filmes exibidos na Quinzena de Realizadores que mostram que se pode fazer uma obra-prima com dez amigos e uma pequena câmera digital, se você sabe filmar e se tem algo a contar". Na relação dos grandes jovens cineastas descobertos pelo diretor da Quinzena dos Realizadores, Olivier Père, há um argentino (Lisandro Alonso), um português (Miguel Gomes), um espanhol (Albert Serra) e um filipino (Raya Martin).



Fonte: Folha de S. Paulo

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O PAGADOR DE PROMESSA (ANSELMO DUARTE)

Tuna Espinheira paga a sua promessa

Por André Setaro
O pagador de promessas (vemos na imagem o personagem Zé do Burro a carregar a sua cruz interpretado pelo ator paulista Leonardo Villar), de Anselmo Duarte, tão maltratado pela tchurma do Cinema Novo, quer queiram ou não seu detratores, foi o único filme brasileiro a conquistar a Palma de Ouro no Festival de Cannes. O velho cineasta baiano Tuna Espinheira (cujo Cascalho não chegou a ir a Cannes por injunções burocráticas e da falta de oportunidade do cinema baiano ter seu lugar ao sol), num artigo que escreveu quando do lançamento dos quatro volumes do pensamento cinematográfico de Walter da Silveira, faz observações interessantes deste ensaísta em relação ao filme de Anselmo, pois Walter estava em Cannes quando da premiação de O pagador de promessas.

O próprio Tuna também acha um absurdo a exclusão desta obra singular do cinema brasileiro. A seguir um trecho do artigo. Vamos abrir aspas para evitar constrangimentos desnecessários.

"Dr. Walter da Silveira, muito respeitado aqui e além mar, recebia convites para os mais importantes festivais Internacionais. Deu-se que, em 1962, ele foi o único crítico brasileiro oficialmente convidado pelos Festival de Cannes, exatamente no ano em que o Brasil arrebatou a Palma de Ouro. Em seus escritos, ele relata a alegria de ver o filme brasileiro, O Pagador de Promessas, ser tão bem recebido pelo público, com aplausos estonteantes e elogios da crítica. Viu François Triffault, alí como membro do Juri, gritando: Bravo!!! Bravo!!! (Dirigidos ao Pagador...) Conversou com críticos e outras personalidades do cinema. As opiniões eram todas favoráveis. Mas havia muitos concorrentes, entre eles alguns "Monstros Sagrados", tais como: Luis Buñuel, Robert Bresson, Antonioni, etc.

Diante da empatia do filme brasileiro dava para acreditar que, de lá não sairia "pagão", algum prêmio significativo haveria de ser dado. Mesmo com o grito de GOOOLLLL!!! Travado na garganta. Nosso crítico desabafa com o Anselmo e faz esta incrível declaração: "Como brasileiro toda minha torcida é pelo Pagador de Promessas, como crítico minha escolha seria outra". Ele poderia muito bem ter se poupado desta declaração. É claro que o Anselmo não iria achar um pingo de graça! Mas, por estas e outras, mais uma vez, confirma-se a honestidade intelectual do crítico Dr. Walter da Silveira.

Pinçamos um pequeno trecho de um escrito do dr. W. da Silveira: O pagador de promessas alcançou uma vitória mundial. Mas esta não poderia advir de relativos acertos de técnica e de estilo do filme. Foi o caráter brasileiro do drama que malgrado várias imperfeições, lhe deu a Palma de Ouro. Aquele retrato de um povo, na sua tipicidade de costumes e sentimentos. A medida da nossa autenticidade. Uma originalidde nacional, a surpreender, encantar e comover outras nações".
Enfim, não se faz mais Dr Walter da Silveira como antigamente e Viva Anselmo Duarte!!!


Mais Tuna:
"O DNA do dito Cinema Novo, é o Neo Realismo do Roberto Rosselinni, isto não é novidade pra ninguém. Mas, não tenho dúvida que foi um divisor de águas. Produziu filmes emblemáticos. Pra mim, nunca foi uma marca de linguagem, como a Nouvelle Vague e outros tantos ditos movimentos. Nunca entendi, por exemplo, a razão da exclusão do Pagador de Promessas, filme que trouxe a única Palma de Ouro, prêmio dos mais emblemáticos, do rol das realizações do chamado Cinema Novo. Teria sido a síndrome do Clube do Bolinha? Acho que, a grande façanha do CN foi a redescoberta, para a imagem em movimento, do Brasil. Dentro daqueles inspirados versos de Noel Rosa: “São nossas coisas, são coisas nossas”. O Pagador não seria isto aí? Enfim, Marketing é Marketing... Quem contrariar o dito pelo dito, comete heresia..."

Falou, caro Tuna, e disse!

O HOMEM QUE DESAFIOU O DIABO

Depois de ser obrigado a se casar, o caixeiro-viajante Zé Araújo torna-se escravo sexual da mulher e capacho do pai dela. Até que um dia ele vira o jogo, assume o codinome Ojuara e faz fama como justiceiro e conquistador no sertão nordestino.

Título original: O Homem que Desafiou o Diabo (Brasil, 2007) Direção: Moacyr Góes

Elenco: Marcos Palmeira, Flávia Alessandra, Fernanda Paes Leme, Sérgio Mamberti, Renato Consorte, Lívia Falcão

CINÉFILO É ISSO


É muito fácil ser cinéfilo nos dias de hoje. É só ir na locadora, pagar uma quantia e levar um filme pra casa. Ou, se preferir, pegar um ônibus e caminhar até um shopping com os amigos e assistir à uma sessão, seguida de uma volta no shopping. Mas na realidade, ser cinéfilo não é só isso. Fui parar pra pensar nisso somente hoje, baseado numa situação de uma estimada amiga minha chamada Silvia. É dificil, nos dias de hoje, encontrar alguém que realmente seja um cinéfilo, e que não veja uma ida ao cinema apenas como um passa-tempo de fim-de-semana.


O cinema veio ao mundo outro objetivo. A sua grande meta, na realidade, é fazer com que nós, espectadores pensemos. O que podemos tirar daquilo que estamos vendo? Porque o chamado “povão” não consegue enxergar o que os diretores e roteiristas têm a dizer? Talvez seja esse o mal do cinema brasileiro. É dificil aceitar que comédias bobas façam mais sucesso do que filmes realmente inteligentes. É até vergonhoso saber que Xuxa Gêmeas fez mais sucesso que O Cheiro do Ralo ou A Máquina. Acho que, aqui no Brasil, filmes com conteúdo não têm futuro. O público brasileiro se acostumou a não pensar. Mas como são valiosas as produções que realmente fazem com que pensemos! Mas como é prazeroso quando encontramos amigos e público que apreciam o cinema! Como é prazeroso conversar com alguém que enxerga o núcleo e não apenas a superfície. Essas pessoas são realmente valiosas, essas pessoas sim são cinéfilas. É ótimo quando se vai ao cinema e nos deparamos com pessoas discutindo sobre a cinematografia antes do filme e não tocando pipoca nos pobres seres humanos que se encontram abaixo. A intelectualidade agradece e esse público que realmente entende o que é cinema, vai fazer o diferencial no futuro.


Claro que também é bom ir ao cinema com os amigos e ver um filme que seja apenas uma sucessão de efeitos especiais. Existe o momento certo para isso. Hoje, a Silvia me fez parar pra pensar em tudo isso. Nada melhor do que sair de uma sala de cinema e não ter nem idéia pra onde se deve ir, ainda vislumbrado com o filme que foi visto. Isso já deve ter acontecido com você. Se já, você realmente é um cinéfilo.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O MESTRE DO EXPRESSIONISMO ALEMÃO

FRITZ LANG (Pausa para uma tragada)

Mestre do expressionismo alemão, Fritz Lang (1890/1976) realizou, para esta escola, alguns de seus filmes mais representativos, a exemplo de A morte cansada (Der müde tod, 1921), Dr. Mabuse (Dr. Mabuse, der spieler -Ein Bild der Zeit, 1922), Metrópolis, Die Nibelungen, 1924), e o insuperável M ( M - Eine Stadt sucht einen Mörder, 1931, com Peter Lorre), entre outros. Quando Hitler assumiu o poder, convidado por Goebbels para dirigir o cinema nazista oficial, Lang deu o fora, partindo para Paris, onde fez um filme, mas, logo depois, viajou para os Estados Unidos. Há, portanto, em Fritz Lang, duas fases na sua trajetória de realizador cinematográfico: a fase alemã, do expressionismo (fala-se, inclusive, que muitas idéias de O gabinete do Dr. Caligari, clássico de Robert Wiene, 1919, são de sua autoria), e a fase americana constituída de obras do quilate de Fúria (Fury, 1936), Vive-se só uma vez (You only live once, 1937), A volta de Frank James (The return of Frank James, 1940), O homem que queria matar Hitler (Man hunt, 1941), Um retrato de mulher (The woman in the window, 1944), Almas perversas (Scarlet Street, 1945), O diabo feito mulher (Rancho Notorius, 1951), Os corruptos (The big heat, 1953), Desejo humano (Human desire, 1954), Suplício de uma alma (Beyond a reasonable double, 1956), entre outras.

No final da carreira realizou, fora dos Estados Unidos, um díptico: O tigre da Índia e Sepulcro indiano. No seu último filme, volta as origens mabusianas no impressionante e premonitório Os mil olhos do Dr. Mabuse (Die 1000 Augen des Dr. Mabuse, 1960).

Na imagem, roubada do site de Carlos Reichenbach, Lang está a fumar seu cigarrinho num intervalo das filmagens de O desprezo (Le mépris, 1963), de Jean-Luc Godard, no qual participa como ator convidado como ele mesmo.
Vitória Magno e Beto Magno
Lançamento do Documentário "Cine Maracangalha"

terça-feira, 10 de novembro de 2009

LULA O FILHO DO BRASIL ( O FILME )



BRASÍLIA - Com um orçamento de R$ 15 milhões (um dos maiores do cinema brasileiro), o filme “Lula, O Filho do Brasil” será lançado nos cinemas no dia 1º de janeiro de 2010.



Antes da estréia, porém, o filme já está causando polêmica. Para a oposição que reclama de tudo, o longa-metragem é uma peça eleitoral, feita de encomenda para ser lançada no ano da eleição “para mitificar a figura de Lula” e ajudar a eleger Dilma, que é uma espécie de candidata-poste.


O filme conta a história de Lula: O menino pobre que saiu do nordeste para fundar, em São Paulo, um dos maiores partidos políticos da América Latina.

A atriz Glória Pires faz o papel da mãe do presidente, dona Lindu. O ator João Miguel, que nunca fez novelas, interpreta o Lula.

domingo, 8 de novembro de 2009

MORRE ANSELMO DUARTE

Anselmo Duarte

Morreu, nesta madrugada de sábado, vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), aos 89 anos, o diretor e ator Anselmo Duarte, único cineasta brasileiro a receber a cobiçada Palma de Ouro do Festival de Cannes (1962) com O pagador de promessas. Invejado por seus colegas, teve carreira tumultuada. O blog presta, aqui, uma homenagem a Anselmo Duarte.