sábado, 13 de fevereiro de 2021

A riqueza da vida simples! Se encante com a felicidade deste casal de Sa...

CABO DO MEDO


 Beto Magno



Cabo do Medo: filme dirigido por Martin Scorsese
Por Fabio Belik*

        Há muito não visitava Cabo do Medo, realizado em 1991 por Martin Scorsese. Fiz isso outro dia – reconheci a capa navegando por um serviço de streaming e cliquei de imediato. No cinema, quando assisti ao filme pela primeira vez, o impacto foi brutal. Saí impressionado com tanta violência psicológica. Desde então já assisti a muitos filmes violentos e me imaginava calejado o suficiente, a ponto de subestimar uma história contada há décadas. Nada disso! Ela continua perturbadora.
        Cabo do Medo é uma refilmagem de Círculo do Medo, dirigido em 1962 por J. Lee Thompson e baseado no romance The Executioners, escrito por John D. MacDonald. A película em branco e preto era estrelada pelos astros Gregory Peck e Robert Mitchum e apresentava a estética clássica dos thrillers Hollywoodianos que reverenciavam as fórmulas de Alfred Hitchcock. Martin Scorsese resgatou essa atmosfera, mas apimentou a história com boas doses de violência gráfica e escavou com mais profundidade a psique dos seus personagens.
        Antes de continuar, vamos a uma rápida sinopse: Max Cady acaba de sair da prisão após cumprir 14 anos, obcecado em se vingar de Sam Bowden, o advogado que o defendeu e a quem atribui a culpa por ter sido condenado. Com requintes de psicopatia, vai perseguir e aterrorizar Sam, sua mulher e a filha de 15 anos.
        Para esse remake, o roteiro original escrito por James R. Webb foi adaptado por Wesley Strick. Aqui, Sam Bowden não é o advogado exemplar que sua estampa de bem-sucedido deixa transparecer. Burlando o sistema e ocultando informações relevantes, deixou que seu cliente – um estuprador violento que espancara sua vítima até quase matá-la – tivesse a pena aumentada. Acontece que o Max Cady que entrou analfabeto na prisão aprendeu a ler – na verdade, tornou-se um leitor compulsivo. Saiu de lá “praticamente um advogado”, conhecedor dos trâmites legais e ciente da injustiça cometida por quem deveria defendê-lo.
        No filme de Scorsese a sede de vingança do psicopata Max Cady encontra um Sam Bowden impotente, incapaz de apelar para o sistema judiciário, que conhece tão bem. A questão terá que ser resolvida entre os dois. Nada de polícia, nada de tribunais. O embate entre o bem e o mal respingará violência física e psicológica para diversos personagens.
        Robert De Niro, numa de suas caracterizações mais elaboradas e memoráveis, está assustador. Nick Nolte, ótimo dentro dos ternos impecáveis, é um misto de medo, culpa, raiva e desorientação. Jessica Lange, elegante, passa da futilidade ao desespero e convence. E a jovem Juliette Lewis já se mostrava uma atriz experiente. Enfim, Cabo do Medo está ancorado em um elenco competente.
        Martin Scorsese já tinha seu nome escrito no panteão do cinema – Taxi DriverTouro Indomável e Os Bons Companheiros eram títulos que balizam sua reputação. Mas o cineasta estava interessado em aprimorar sua performance nas bilheterias. Cabo do Medo, um clássico com grande potencial comercial, mostrou-se um projeto oportuno. O diretor o abraçou consciente de que teria que imprimir sua marca no filme. E fez isso começando pela movimentação peculiar da sua câmera, encontrando planos incomuns nas produções convencionais de Hollywood.
        A trilha sonora de Elmer Bernstein, trabalhada a partir da música original que Bernard Herrmann criou para o filme de 1962 é um elo de ligação com o Cabo do Medo original e causa certo estranhamento. Provoca tensão e suspense. Nos remete aos filmes de Hitchcock e intensifica o sentimento de desorientação que vai tomando conta dos personagens. Aliás, Scorsese parece se divertir ao salpicar seu filme com inúmeras referências ao mestre do suspense, fazendo desse um thriller fora do convencional.
        A violência que recai sobre a personagem da filha de Sam é de arrepiar. O diretor abre e encerra o filme com ela narrando a traumática experiência que viveu, o que trouxe ao remake uma perspectiva que não aparecia no filme original. Mas Scorsese manteve a essência do enredo: um advogado habituado a circular pelos labirintos do sistema se depara com uma terrível certeza: esse sistema é uma construção artificial. Não poderá valer-se dele para vencer seu embate. Terá que lutar com as próprias mãos, longe da lei, da polícia, do estado...
        Talvez Scorsese se incomodasse com uma abordagem tão... anarquista. Por isso incluiu algumas cenas desconcertantes no seu filme, como aquela em que Sam escorrega numa poça de sangue, ou a que mostra um detetive particular inepto cometendo erros primários num filme de suspense. Talvez quisesse caracterizar como patéticos aqueles que se metem a fazer justiça com as próprias mãos.

Filme: Cabo do Medo


Ano de produção: 1991
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: James R. Webb e Wesley Strick
Elenco: Robert De Niro, Nick Nolte, Jessica Lange, Juliette Lewis





Um romance com sotaque de cinema. Em 278 páginas narra a história de Daniel, um garoto de 9 anos que em 1969 se vê às voltas com o abandono, vivendo momentos de amadurecimento e superação. À venda no Clube de Autores.







*Fabio Belik é autor do livro Ventania

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

VITÓRIA DA CONQUISTA - BA


Por Allan de Kard

SONHO DE BONECA ( O FILME )

Set de gravação

 O filme "Sonho de Boneca" conta a história da menina Sônia que, aos 13 anos, conseguiu  realizar o sonho de ter mais de 70 bonecas de diversas nacionalidades. Soninha tinha o sonho de conhecer o mundo, mas na década de 60, viajar era muito difícil! Então, ela teve a ideia de colecionar bonecas em trajes típicos de diversos países! 

Sônia escreveu cartas para vários chefes de Estado pedindo uma boneca que representasse aquele país. A primeira boneca que ela ganhou foi a da China Formosa. Ela conseguiu!
Sonho de Boneca é um filme que nos mostra que sonhos não podem ser engavetados!
Essa história aconteceu em Cachoeira / Bahia, em 1960.
O filme "Sonho de Boneca"  foi rodado em Cachoeira, nos dias 20, 21 e 22 de novembro e 23, 24. 27/11,em Salvador. O curto será exibido em Festivais de Cinema no Brasil e na Europa. A direção é de Rada Rezedá, cineasta, reúne 25 filmes na carreira. Em 2019, Rada rodou 4 filmes curtas: Maracangalha, Eu Vou! - Direçaõ de Marcos Wainberg; Teste Baiano - Direção Celso Taddei; Crime do Creme - Direção Rada Rezedá; Amar Diferente - Direção Ivann Willig. A fotografia de Sonho de Boneca é de Xeno Veloso e a produção de Rada, Tábita Rezedá e Manoela Lobo. O roteiro também é assinado por Rada e Manoela.


Elenco: 

SEU MANOEL - Flávio Galvão, participação especial. 

SONINHA – Vitória Lobo
DONA PIEDADE – Louise Sande
IRMÃ MODESTA – Tábita Rezedá
ROBERTINHO 10 ANOS – Dudu Saback 
CARLINHOS 7 ANOS – Nikolas Pereira
PAULINHO 4 ANOS – Daniel Saback
FOTOGRAFO SR. DONDOM – Beto Magno
MARLI 6 ANOS – Clara Lobo
LÚCIA – Belle Avena
ANA – Aíne Rocha                                                                                  
 BALEIRO - Denílson Santana                                                                         
 FOFOQUEIRA 1 BENEDITA– Cissa Sande                                     
 FOFOQUEIRA 2 FRANCISCA – Clara Campos                                   
CARTEIRO – Cristian Saback 

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

SET DE GRAVAÇÃO


 Denílson Santana e Beto Magno

O filme "Sonho de Boneca" conta a história da menina Sônia que, aos 13 anos, conseguiu  realizar o sonho de ter mais de 70 bonecas de diversas nacionalidades. Soninha tinha o sonho de conhecer o mundo, mas na década de 60, viajar era muito difícil! Então, ela teve a ideia de colecionar bonecas em trajes típicos de diversos países! 

Sônia escreveu cartas para vários chefes de Estado pedindo uma boneca que representasse aquele país. A primeira boneca que ela ganhou foi a da China Formosa. Ela conseguiu!
Sonho de Boneca é um filme que nos mostra que sonhos não podem ser engavetados!
Essa história aconteceu em Cachoeira / Bahia, em 1960.
O filme "Sonho de Boneca"  foi rodado em Cachoeira, nos dias 20, 21 e 22 de novembro e 23, 24. 27/11,em Salvador. O curto será exibido em Festivais de Cinema no Brasil e na Europa. A direção é de Rada Rezedá, cineasta, reúne 25 filmes na carreira. Em 2019, Rada rodou 4 filmes curtas: Maracangalha, Eu Vou! - Direçaõ de Marcos Wainberg; Teste Baiano - Direção Celso Taddei; Crime do Creme - Direção Rada Rezedá; Amar Diferente - Direção Ivann Willig. A fotografia de Sonho de Boneca é de Xeno Veloso e a produção de Rada, Tábita Rezedá e Manoela Lobo. O roteiro também é assinado por Rada e Manoela.


Elenco: 

  1. SEU MANOEL - Flávio Galvão, participação especial. 
SONINHA – Vitória Lobo
DONA PIEDADE – Louise Sande
IRMÃ MODESTA – Tábita Rezedá
ROBERTINHO 10 ANOS – Dudu Saback 
CARLINHOS 7 ANOS – Nikolas Pereira
PAULINHO 4 ANOS – Daniel Saback
FOTOGRAFO SR. DONDOM – Beto Magno
MARLI 6 ANOS – Clara Lobo
LÚCIA – Belle Avena
ANA – Aíne Rocha                                                                                    BALEIRO - Denílson Santana                                                                          FOFOQUEIRA 1 BENEDITA– Cissa Sande                                      FOFOQUEIRA 2 FRANCISCA – Clara Campos                                   CARTEIRO – Cristian Saback 

TRANSBORDO (INSTITUTO MUSEU DE KARD )

Transbordo

 Os sentimentos são como o magma vulcânico que jaz soterrado no interior do planeta.  Conquista evolutiva do ser, varia de indivíduo para indivíduo. Por vezes se apresenta calmo, quase imperceptível, em outras transborda como a larva vulcânica, daí ele passa a ser emoções. A presente obra de título transbordo trata exatamente disto.  Allan de Kard verão de 2021

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terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

TUKURÊ ( INSTITUTO MUSEU DE KARD )


     Tukurê

TUKURÊ

O Sonho Humano de Voar. De Ícaro, Dédalo e Tukurê ao Comandante Epitácio, único personagem vivo e  real desta estória.
   Quem não conhece o lendário comandante Epitácio, que ainda muito jovem veio da Paraíba para morar em Vitória da Conquista. Ele nutria um sonho.! O de voltar um dia a sua terra natal, pilotando um avião.
   E foi assim que numa tarde ensolarada do verão de 2014, partiu num voo solo, para uma viagem de 1300 Km no seu monomotor, de Vitória da Conquista até Bananeiras PB seu torrão Natal. É lá fez pouso numa pista improvisada. Pronto; estava cumprida a promessa.
   Já aqui no Sertão da Ressacada, há muito tempo viveu um pequeno herói de nome Tukurê.  Curumim da tribo Mongoió, era excêntrico por natureza. Diferente dos demais meninos da tribo que brincava com ossos que representavam animais, Tukurê era vidrado em Penas de Gavião. As colecionava aos montes. E foi assim que confeccionou um belo par de asas, e deu assas a imaginação.  Em um dias especial, de um dos cerimoniais da tribo, no alto da serra do Piripiri, Tukurê colocou seu Par de asas e voou. O voo em forma de espiral o levou bem alto, até sumir das vistas dos índios da tribo.  Tukurê sumiu e nunca mais voltou. Então os índios passaram a acreditar que Tukurê, tinha virado um gavião e até os dias de hoje plana aqui pelo Planalto da Conquista.
    Talvez Tukurê seja eu próprio , que nas minhas experiências oníricas alço voos inimagináveis.
    A Obra construída em 2014, encontrava-se na margem esquerda da Via Sertaneja, e agora foi transferida para a área interna do Museu de Kard na margem Direita, passando a fazer parte do acervo permanente do Museu.

Allan de Kard verão de 2021

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