sexta-feira, 26 de novembro de 2021

FENASDETRAN


 Mário Conceição

Hoje o Presidente da FENASDETRAN, (Federação Nacional de Detran) Mario Conceição recebeu do Superintendente da TRANSALVADOR - Marcus Passos  *CERTIFICADO DE RECONHECIMENTO*, pelo trabalho continuo e o esforço empreendido em  *SALVAR VIDAS* no Trânsito da Capital Baiana. A FENASDETRAN é parceira da VM FILMES em vários projetos.


O Cinema


Beto Magno 


Por Beto Magno

Cinema é uma expressão artística. Chamarmos de 7ª arte. Mas a que tipo de cinema nos referimos quando falamos de arte? É evidente que o cinema em seus primórdios era muito mais arte do que atualmente.
Comparando as histórias dos filmes de antigamente com as de hoje podemos notar uma gritante diferença. Falava-se de bonitos valores humanos, fortes laços de amizade, regeneração, arrependimento e perdão, bravura e perseverança.
Hoje temos filmes que não só são isentos de arte como parecem zombar da inteligência de quem os vê. Salvo raras exceções, é claro.
Enlatados, pastelão, comédias com piadas ridículas e até ofensivas, estes filmes passam bem longe da arte. São feitos para gerar lucros e popularidade a seus diretores, que se sairiam bem melhor como publicitários de cerveja de humor duvidoso do que dirigindo filmes. Seu humor reciclado não tem expressão artística alguma.
Filmes bons geralmente não se utilizam de muita tecnologia, são mais roteiro e interpretação do que efeitos especiais e computação gráfica. Bons atores e atrizes e uma bela história. E então temos um filme promissor.
Já os produtos cinematográficos enlatados, geralmente dão preferência a atrizes "boas" e não a boas atrizes; se esta não consegue subir o ibope com suas curvas e litros de silicone, então não é a atriz ideal. Notam-se também muitas cenas de violência gratuita, criminosos virtuais, vilões bonitos e carismáticos etc. Tudo o que é necessário para desviar mentes sãs para o mau caminho.
Adolescentes, ao verem certos filmes, saem do cinema com o desejo de possuir poderes sobrenaturais, soturnos ou saltar de um prédio a outro sem o mínimo esforço, como se isso fosse algo absolutamente normal.
Quem já assistiu a filmes em preto e branco e até mesmo alguns filmes dos anos 70, 80 e meados da década de 90 pode notar que ali sim havia uma certa preocupação com o roteiro, a mensagem a ser passada. A partir da metade dos anos 90 é que as coisas começaram a mudar. Para pior.
O nome da rosa, a vida é bela, o fabuloso destino de amélie poulain, os excêntricos tenenbaums, sociedade dos poetas mortos, gênio indomável, casablanca são exemplos de belíssimos filmes com mensagens que realmente tocam o coração de quem os assiste.
Bons filmes deixam marcas, emocionam, tornam-se inesquecíveis, sem dúvida ver um bom filme é uma experiência transcendental. Altamente recomendável. É como uma terapia para a alma.
Há que se ter por isso, bom senso para saber discernir o que é bom do que é ruim ao entrar numa plataforma de streaming de vídeo. Por esse motivo é melhor evitar filmes muito ricos em tecnologia e efeitos especiais. Certamente, os mais simples sempre terão roteiros melhores e mais bem-acabados. Mensagens realmente belas, para sempre.

 

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

ENSAIO SOBRE O INVISÍVEL


 J.C. D'Almeida e Allan de Kard

Ensaio sobre o invisível.

Inaugurada neste 25 de novembro de 2021 a exposição, Ensaio sobre o invisível do fotógrafo JC D’Almeida, no Shopping Itatiaia em Vitória da Conquista BA.

Foi algo inusitado sob todos os aspectos, a começar pela performance proposta pela competente curadora Dayse Maria de Souza. Os convidados tiveram a honra de participar da montagem da exposição. Um verdadeiro ensaio onde o invisível da fraternidade saltava aos olhos, que tudo podia ver, inclusive o largo sorriso que escondido pelas máscaras se deixavam revelar em cada olhar. Experiência Paradoxal, pois o ensaio sobre o invisível   Trata de um paciente trabalho do fotógrafo nas ruas de Vitória da Conquista registrando de forma casual o cotidiano durante a pandemia do COVID 19. Registra as ruas completamente vazias e a seguida a retomada gradual a normalidade.  Inspirado em Saramago com seu ensaio sobre a cegueira,  devassa com lupa invisível a cegueira humana ante o grande desafio.  Só posso dizer que quem deixou de ir perdeu um dos mais fantástico espetáculo cultural. E ao fundo um outro ensaio acontecia. O de João Omar com seu violão.

   Mas ainda é tempo de se redimir, a exposição permanecerá durante todo o mês de dezembro. E por ser época natalina,dê um presente a si mesmo, vá visitar!!!  Allan de Kard Primavera de 2021

#allandekard # museudekard

terça-feira, 23 de novembro de 2021

VISITA ILUSTRE AO MUSEU DE KARD EM VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA - BRAZIL

Dr. Armenio Santos, Zelito Viana, Allan de Kard, Valéria Vidigal, Secretário de Cultura de Vitória da Conquista Xangai, Vera de Paula e amigos franceses visitam o Museu de Kard.

 "A função da arte é despertar visões internas de cada pessoa, então cada pessoa tem um olhar sobre uma obra de arte, sobretudo quando ela foge dos padrões da dita normalidade. Ela suscita isso e cada um vê com os olhos que têm, fala com os elementos internos que têm. Qualquer posicionamento sobre uma obra de arte é positivo, o pior para uma obra de arte é o silêncio, o descaso. A minha intenção é provocativa, de trazer reflexões e buscar essa análise do ponto de vista do observador. Considero uma proposta inovadora a busca por aliar os quatro grandes saberes humanos: o saber científico, o religioso, o filosófico e o artístico. Todos esses saberes, ao longo da história podemos observar que possui um certo exclusivismo, quando não quer dominar um outro saber. A minha proposta é fazer essa fusão dos saberes, por isso uso física nos meus trabalhos, o equilíbrio, tenho um corrente também religiosa e filosófica através das metáforas, lendas e mitos para a manifestação da arte.." 

 ALLAN DE KARD.

domingo, 21 de novembro de 2021

MONUMENTO EM MEMÓRIA DAS VITIMAS DO TRÂNSITO

 Mario Conceição

Presidente da FENASDETRAN Mário Conceição, juntamente com representantes das entidades e órgãos parceiros, inaugurou hoje dia 21 de novembro de 2021, na Cidade do Salvador -  Bahia a Pedra Fundamental onde será instalado o Monumento em Memória das Vítimas de Trânsito, 
O memorial, ao ser finalizado, terá não só a função mnemônica como também pedagógica. A ideia é que se torne espaço de visitação de estudantes, entidades da sociedade civil organizada, especialistas e intelectuais do setor e toda a população local. Uma homenagem justa e necessária a todos que perderam a vida no trânsito brasileiro e soteropolitano.

A Pedra se encontra aberta para visitação pública no Dique do Tororó próximo ao Estádio da Fonte Nova.

Fonte: Fenasdetran