domingo, 18 de janeiro de 2009

MOSTRAS DE CINEMA EM JANEIRO

Brasil a ver cinema com avalanche de festivais

Numa população do alto Amazonas, um cachorro leva até ao seu dono os trapos ensanguentados de uma menina desaparecida. O cachorro leva ao seu dono, Santinho, o que os populares julgam ser um pequeno milagre, um objecto sagrado, um pedaço rasgado de uma lembrança desaparecida, e organizam uma festa. Uma festa que se prolongará pelos próximos vinte anos. A Festa da Menina Morta, de Matheus Nachtergaele, foi o filme que marcou o começo de uma série de festivais que preencherá, durante este mês, os ecrãs de terras de Vera Cruz.
Durante 20 dias, de 13 até 1 de Fevereiro, a sexta edição do Festival de Cinema de Campo Grande – que abriu com A Festa da Menina Morta – vai apresentar mais de 200 sessões de filmes de 13 países estrangeiros e de produções brasileiras. A Mostra Competitiva do Festival vai apresentar 14 filmes e a programação encerra com a homenagem ao actor António Pitanga, no dia 30. Com 50 anos de trabalho e mais de 70 filmes, Pitanga é um dos grandes nomes do cinema brasileiro.
O circuito de festivais brasileiros começa mas não acaba em Campo Grande. Durante este mês, podemos seguir mais cinco mostras: 4º Festival de Atibaia - Internacional do Audiovisual (entre dia 20 e dia 25), 12ª Mostra de Cinema de Tiradentes (entre dia 23 e dia 31), 10ª Mostra Cinema Internacional em São Bernardo (dia 22), 3ª Mostra de Curtas Cariocas (dias 20 e 21) e a primeira edição do Hollywood Brazilian Film Festival (de 28 a 31), novo festival de cinema brasileiro realizado nos Estados Unidos da América.
Entre os mais importantes está o Festival da Atibaia com uma Mostra Competitiva de 30 curtas que representam diversos estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro ou Minas Gerais. A destacar Dossiê Rê Bordosa, de César Cabral, vencedor do Festival Animamundi. A curta de animação, feita de 16 minutos em formato stop-motion, investiga a razão pela qual o cartoonista brasileiro Angeli decidiu matar uma das suas mais famosas personagens, Rê Bordosa.
A 12ª Mostra de Cinema de Tiradentes tem como tema central as personagens e os seus lugares e como estes são tratados no cinema brasileiro. Este ano o homenageado escolhido será José Eduardo Belmonte, realizador de Subterrâneos (2003), Concepção (2006) e Se Nada Mais der Certo (2008), todos a exibir durante o destival. Na 3ª Mostra de Curtas Cariocas, de entrada livre, serão exibidas fitas que já passaram por festivais como Cannes, Clermont Ferrant e Havana. O destaque vai para O som e o resto, de André Lavaquial, representante brasileiro em Cannes no ano passado.
Por último, uma estreia: o Hollywood Brazilian Film Festival. Produzido em Hollywood, pretende, além da divulgação do cinema brasileiro, a promoção de seminários e palestras que aproximem a indústria cinematográfica americana e a comunidade internacional à produção brasileira. A exibição dos filmes acontecerá no famoso Chinese Theatre, parte do mesmo complexo do Kodak Theatre, palco dos Óscares. Pequenos passos num caminho de gigante já realizado pelo cinema brasileiro, cada vez mais respeitado e admirado internacionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI SOBRE ESSA POSTAGEM!