quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

MEU AMIGO " FERA"!


Dramaturgo e cineasta baiano Gildásio Leite morre aos 73 anos

Durante décadas dirigiu e produziu peças de teatro, viajando pela Bahia com seu grupo Saltimbancos
O cineasta, dramaturgo e diretor teatral Gildásio Leite  faleceu nesta quinta-feira (17), aos 73 anos, após lutar durante quatro anos contra um câncer de próstata e outro de reto. Segundo Informações da filha, Pauline Leite, o câncer evoluiu e acabou se tornando um quadro de metástase e então seu pai não resistiu. 
Natural de Vitória da Conquista, ele tinha seu conterrâneo Glauber Rocha, como principal espelho para sua arte. Gildásio participou de grandes produções brasileiras como Tenda dos Milagres (1979), Central do Brasil (1998) e a primeira versão de Quincas Berro D'água para o cinema, produzida na década de 70. Seu último trabalho no cinema foi em 2004, no filme Cascalhos de Tuna Espinheira.  No teatro, sua participação final foi na Tragédia do Tamanduá, de 2010, com texto e direção de Paulo Tiago, seu terceiro filho, falecido aos 33 anos.
O filho João Gabriel Leite fez uma publicação desabafando no Facebook e escreveu: "Hoje dia do Senhor do Bonfim meu pai partiu para uma nova jornada. Quem o conheceu sabe que poucos levaram a vida com tanto entusiasmo e leveza. Foi uma luta difícil e ele como sempre se mostrou um grande guerreiro. Que fiquem as boas lembranças e sons de sorrisos pra sempre em nossas memórias... Que a jornada continue... pedalando pelo plano espiritual nas estradas do universo."

Formado pela Universidade Federal da Bahia, Gildásio participou de grandes montagens de espetáculos que marcaram a história do teatro baiano, como "Um homem é um homem", de Bertolt Brecht, dirigido por João das Neves em 1974, “A Casa de Bernada Alba”, de Frederico Garcia Lorca, do mesmo ano, e “A Morte de Quincas Berro D’agua”, com direção de João Augusto.
Durante décadas dirigiu e produziu peças de teatro, viajando por toda Bahia com seu grupo Saltimbancos, formado por sua família.Também foi professor de teatro.
Ele também realizou filmes como diretor, escreveu diversos roteiros, textos teóricos e criticas de teatro. Gildásio é pai dos diretores de cinema João Gabriel Leite e Gabriela Leite.
 O velório acontece hoje em Salvador, à tarde, no Cemitério Campo Santo. Amanhã, ele terá velório na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, a partir das 08:00hs, e também ao longo do sábado. O sepultamento será às 16:00hs de sábado, no Cemitério Praça da Saudade.

Da Redação
redacao@correio24horas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI SOBRE ESSA POSTAGEM!