sexta-feira, 16 de novembro de 2012

IV BAHIA AFRO FILM FESTIVAL


C

Começa nesta sexta-feira, dia 16, o IV Bahia Afro Film Festival, festival de cinema afro que acontecerá até dia 21 de novembro, com programação em três espaços da cidade: o Forte Santo Antônio Além do Carmo, conhecido como Forte da Capoeira, Tv Pelourinho e Sala Alexandre Robatto.

A noite de lançamento tem uma programação especial, a partir das 19 horas, no Forte. Serão exibidos os curtas Yemanjá do Pelô, de Tamy Marracini, Homenagem aos Mestres, dirigido por Lázaro Faria, e A Resistência da Lua, do cineasta Otávio Bezerra.

Yemanjá do Pelô retrata a entrega do presente a Yemanjá pela comunidade do Pelourinho, buscando valorizar as raízes dos moradores e comerciantes do Centro Histórico e o resgate da sua autoestima. 

Homenagem aos Mestres é um documentário que retrata trajetória e lembranças sobre Mestre Prego e Neguinho do Samba, fundadores do Samba Reggae e do Olodum; Dois Mundos, produtor cultural e ator de cinema; e Beto Silva, compositor e cantor, autor de “Prefixo de Verão”, um dos maiores sucessos entre as músicas de carnaval de todos os tempos. O filme é lançado no festival, marcando as homenagens ao mês da Consciência Negra.

Resistência da Lua é um documentário realizado no final dos anos 70, na Cantina da Lua, sobre o surgimento dos movimentos culturais e negros no Pelourinho.

Estarão presentes ao evento os realizadores Octávio Bezerra e Tamy Marracini, o produtor cultural Big, João Jorge, presidente do Olodum, e o jornalista e agitador cultural Clarindo Silva, proprietário da Cantina da Lua.

Para encerrar, será realizada a Noite Black Kino, com DJ Branco, Edu Casanova e convidados.

BAFF

Mais de 30 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, poderão ser vistos de 16 a 21 de novembro, dentro da programação do IV Bahia Afro Film Festival. Realizado sempre em novembro – mês da consciência negra – o evento é uma iniciativa da Casa de Cinema da Bahia, produzido pela Celeiro Cultural, e tem como curadores Lázaro Faria e Elson Rosário.  

O festival tem como principal objetivo divulgar, integrar e promover discussões em torno da produção de cinema e vídeos nacionais e internacionais, que tenham o povo afrodescendente como tema principal.

Dentre as atividades realizadas durante o evento estão duas oficinas, uma delas básica de Produção Audiovisual, ministrada pelo cineasta Flávio Leandro, e a Tela em Transe, que tem como instrutor o cineasta Lázaro Faria, o cinematógrafo Xeno Veloso, a dramaturga Deusi Magalhães e a roteirista Carollini Assis. Cada oficina tem 30 bolsas destinadas a afrodescendentes. Ao final, serão realizados cinco curtas a serem exibidos no encerramento do BAFF.


Para a Mostra Competitiva, o júri oficial será composto pelos cineastas Flávio Leandro, Tamy Marracini e Flávia Cândida; pela diretora da distribuidora Americene do Brasil, Amélia Rebelllo; e Kátia Camargo, curadora da Mostra Paulista de Cinema Nordestino. A Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCv / ABD-Ba) também realizará seu prêmio independente no BAFF, tendo como integrantes do júri a roteirista e diretora institucional da entidade, Carollini Assis; a produtora executiva de cinema, Márcia Nunes; e o fotógrafo Lúcio Mendes.  O prêmio Abcv será uma obra de arte do artista plástico de Vitória da Conquista, Arisson Sena.

A programação completa do BAFF pode ser consultada aqui:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI SOBRE ESSA POSTAGEM!