quinta-feira, 12 de novembro de 2009

CINÉFILO É ISSO


É muito fácil ser cinéfilo nos dias de hoje. É só ir na locadora, pagar uma quantia e levar um filme pra casa. Ou, se preferir, pegar um ônibus e caminhar até um shopping com os amigos e assistir à uma sessão, seguida de uma volta no shopping. Mas na realidade, ser cinéfilo não é só isso. Fui parar pra pensar nisso somente hoje, baseado numa situação de uma estimada amiga minha chamada Silvia. É dificil, nos dias de hoje, encontrar alguém que realmente seja um cinéfilo, e que não veja uma ida ao cinema apenas como um passa-tempo de fim-de-semana.


O cinema veio ao mundo outro objetivo. A sua grande meta, na realidade, é fazer com que nós, espectadores pensemos. O que podemos tirar daquilo que estamos vendo? Porque o chamado “povão” não consegue enxergar o que os diretores e roteiristas têm a dizer? Talvez seja esse o mal do cinema brasileiro. É dificil aceitar que comédias bobas façam mais sucesso do que filmes realmente inteligentes. É até vergonhoso saber que Xuxa Gêmeas fez mais sucesso que O Cheiro do Ralo ou A Máquina. Acho que, aqui no Brasil, filmes com conteúdo não têm futuro. O público brasileiro se acostumou a não pensar. Mas como são valiosas as produções que realmente fazem com que pensemos! Mas como é prazeroso quando encontramos amigos e público que apreciam o cinema! Como é prazeroso conversar com alguém que enxerga o núcleo e não apenas a superfície. Essas pessoas são realmente valiosas, essas pessoas sim são cinéfilas. É ótimo quando se vai ao cinema e nos deparamos com pessoas discutindo sobre a cinematografia antes do filme e não tocando pipoca nos pobres seres humanos que se encontram abaixo. A intelectualidade agradece e esse público que realmente entende o que é cinema, vai fazer o diferencial no futuro.


Claro que também é bom ir ao cinema com os amigos e ver um filme que seja apenas uma sucessão de efeitos especiais. Existe o momento certo para isso. Hoje, a Silvia me fez parar pra pensar em tudo isso. Nada melhor do que sair de uma sala de cinema e não ter nem idéia pra onde se deve ir, ainda vislumbrado com o filme que foi visto. Isso já deve ter acontecido com você. Se já, você realmente é um cinéfilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI SOBRE ESSA POSTAGEM!