sábado, 10 de janeiro de 2009

PLAOMA ROCHA "GARIMPA" OBRA DO PAI!

JOEL PIZZINI, PALOMA ROCHA, HELENA IGNEZ, JULIO BRESSANE E DJIN SGANZERLA

Beto Magno

Paloma Rocha, filha do diretor brasileiro Glauber Rocha, revelou que pretende realizar uma série de projetos relacionados à obra cinematográfica de seu pai neste ano e em 2009, quando o cineasta completaria 70 anos.

Estreiou na TV Brasil o primeiro destes novos projetos, a série inédita "Sertão Glauber".
Dividida em oito episódios de 30 minutos, a série, com imagens feitas em 1968, mostra a história de "O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro", filme exibido no último Cine Ceará e vencedor do prêmio de melhor direção no Festival de Cannes em 1969.
"Sempre existe uma confusão, porque muita gente acha que ele ganhou a Palma de Ouro pelo filme, mas, na verdade, foi o prêmio de melhor diretor, no ano em que o festival foi presidido por Luchino Visconti", conta Paloma, produtora e diretora da série.

"O mais engraçado é que nós não temos este prêmio porque, na época, Zelito Vianna (produtor do filme e irmão do comediante Chico Anysio) o levou para o hotel onde estavam hospedados na França. Então, todos saíram para comemorar e, depois, acabaram perdendo o documento", afirma Paloma.

Cópia restaurada de "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro" estréia no Ceará
Paloma conta que o projeto de "Sertão Glauber" começou há três anos, quando ela e Joel Pizzini, co-diretor da série, começaram a trabalhar no relançamento dos filmes restaurados do cineasta, ícone do Cinema Novo.
"A idéia era ter um documentário para cada filme. Fizemos o "Anabazys - Anatomia do Sonho", que foi exibido no Festival de Veneza e ganhou prêmio no Festival de Brasília, e este material da série iria apenas acompanhar DVDs com filmes do Glauber", conta Paloma.
Porém, após uma conversa com a TV Brasil realizada em janeiro, a emissora se interessou pelo material e Paloma e Pizzini decidiram formatar o material para criar a série em parceria.
"Estamos fazendo praticamente 'arqueologia' da obra do Glauber", afirma Paloma.

Entre os momentos mais interessantes de "Sertão Glauber", ela destaca uma entrevista de Pizzini a Martin Scorsese para a Folha de S.Paulo, onde o cineasta afirma, entre outras coisas, que os filmes do brasileiro podem ajudar jovens atores a não se renderem à indústria hollywoodiana.
Paloma diz que, além de depoimentos como o de Scorsese e outras figuras relevantes da época como o diretor de teatro José Celso Martinez Corrêa, o crítico Ismail Xavier ou Jean-Pierre Gorin, braço-direito de Jean-Luc Godard, a série conta ainda com diversos trechos de obras da filmografia de Glauber.
"O trabalho ajuda os espectadores a entender e conhecer melhor sua obra, com trechos de filmes e imagens importantes, como quando Glauber foi entrevistado em Cuba, em 1968, para falar sobre o papel do intelectual na América Latina, que na época ia para rua, lutava", conta Paloma.
"É uma obra política, poética, com um ritmo 'épico didático', como diria Glauber", completa.
Desejo
Paloma afirma que a idéia de uma série televisiva sobre a obra de Glauber Rocha era um sonho antigo de seu pai.
"Estamos satisfeitos e muitos felizes com o resultado da série e com sua exibição pública. Fazer uma série nestes moldes era um sonho antigo dele (Glauber)", conta a diretora. "De repente, chegou a TV no momento certo e o programa estava pronto".

70 ANOS

Paloma Rocha diz ainda que pretende expandir os projetos relacionados a filmografia de seu pai, principalmente no ano que vem, pela comemoração dos 70 anos de seu nascimento.
"Este ano fizemos uma pequena exposição em Salvador, para comemorar seus 69 anos dele, em 14 de março. Mas gostaria de, em 2009, fazer uma grande mostra com todo este vasto material que estamos trabalhando e recuperando", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI SOBRE ESSA POSTAGEM!