domingo, 14 de novembro de 2010

FINALMENTE É LANÇADO OFICIALMENTE "O CASCALHO"

Othon Bastos participa do talentoso elenco do filme O Cascalho Por André Setaro

Cascalho, primeiro longa de Tuna Espinheira, vai ser lançado em livro/DVD dia 15 de dezembro, às 18 horas, na Aliança Francesa, que fica na Ladeira da Barra. A realização desse filme dá bem conta e é um exemplo do sacrifício que é se fazer cinema na Bahia. Apresentado em 2004, levou quatro anos para que recursos fossem levantados para conseguir o Dolby Stereo, imprescindível para a exibição comercial. A estréia de Cascalho, em avant-première numa das salas do complexo Multiplex aconteceu em outubro de 2008. O livro que acompanha o disco é o de Herberto Salles, fonte inspiradora do filme, um romance já antológico escrito nos anos 30, onde a ação se localiza na Chapada Diamantina. Tuna há muitos anos que tinha a idéia de transformá-lo em filme até que venceu o concurso de roteiros dos editais governamentais e conseguiu verba para pô-la em prática. Mas os recursos desses editais nunca são suficientes para terminar o trabalho. A tenacidade, a vontade e a perspicácia do velho Tuna venceram, no entanto, o desafio. A imagem é de um momento de Cascalho, com o veterano Othon Bastos. Reproduzo abaixo a mensagem de Tuna anunciando o lançamento.



Velhos amigos,

Finalmente, após longo inverno, foi batido o martelo do lançamento do livro/DVD de Cascalho. Será no dia 15 de dezembro, Ás 18 horas, na Aliança francesa, ladeira da Barra. Ainda não tenho o convite oficial, soube ontem, mas o aviso, com este vasto tempo de espera, porque , creio eu, você pode dar uma força, na época, publicando alguns dizeres sobre este velho filme de barbas brancas, se este for do vosso alvitre.

Resgatar este trabalho do ossuário geral da utopia cinematográfica de baixo orçamento, o disponibilizando ao valioso olhar público, tirando-o de uma espécie de clandestinidade. O evento não significa nenhuma vitória, mas me inunda de alumbramento, com a alma lavada, delírio para minhas retinas cansadas.

Vocês foram os primeiros a saber, espero contar com os dois nesta missa de corpo presente.

Paz e muito Axé,

Tuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI SOBRE ESSA POSTAGEM!