segunda-feira, 9 de maio de 2022

REFLEXÕES SOBRE A AMIZADE

Dom Garcez


                                                       Reflexões Sobre a Amizade.

 

 Por Dr. Afrânio Garcez*

 

 Dedicado à Bira Mota, Mara Porto, Teca Fernandes, Padre Carlos, Edmilson Gonçalves, Beto Magno, Massinha e aos meus irmãos da Ordem Maçônica, todos meus sempre queridos irmãos e amigos, aos confrades e confreiras da Academia Conquistense de Letras, e aos que nestes tempos onde ando sofrendo com perda de memória, ainda estão comigo.


Amizade verdadeira é aquela que existe entre pessoas, entre pessoas e animais, onde um pode confiar no outro acima de qualquer coisa. Amizade verdadeira é aquela que ambas as partes preocupam-se e zelam pela outra pessoa, independente da situação, do momento, e é caracterizada características de uma amizade verdadeira pelo apoiou incondicional. Amigo de verdade é aquele que apoia em todas as decisões, motivando, incentivando e ajudando sempre, presença constante ainda que à distância, Lealdade e sinceridade sempre.  Compreensão e aconselhamento, confiança e cumplicidade e vitórias mútuas,

dar de forma desinteressada

 

 Estar junto. A amizade verdadeira reside e subsiste na cumplicidade dos nossos acertos e até dos desacertos, nas épocas de vacas gordas e de vacas magras, não é algo que se troca. O amido verdadeiro é aquele que cria, incentiva, corrige nossos erros, e sempre torce por nossas vitórias, sem se decepcionar com nossas fraquezas. Ele sabe presenciar com nossas derrotas e necessidades, fica ao nosso lado nos momentos difíceis, e tal amigo dever ser valorizado sempre, até mesmo quando abate sobre nós as decepções das nossas vidas, que são inerentes a todo ser humano, mas valoriza quando a verdade ainda que pareça ser dura precisa ser dita, ainda que um tom mais suave. Eu aprendi a distinguir os verdadeiros amigos, e a reconhecer os falsos que são sempre àqueles que nós coloca “para baixa”, não mais se importa com o outro, e passa a ser um interesseiro, e oportunista. 

 

Um verdadeiro amigo é um tesouro que deve ser conservado como é dito na canção do Milton Nascimento do lado esquerdo do peito. Esta pequena crônica faz parte da série sobre as virtudes dos homens que escrevi. Ter amigos de verdade é uma das melhores coisas da vida, é incrível ter com quem contar saber que alguém está na sua vida apenas para somar e contribuir para sua felicidade.

 

Todavia, certamente ao longo da sua vida você deve ter conhecido muitas pessoas e algumas delas se tornaram grandes amigos. Entretanto acredito que por algumas vezes você deve ter se questionado se essas pessoas seriam de fato seus amigos de verdade. A fim de que possamos te ajudar com isso, preparamos essa matéria para que você saiba quem são seus amigos de verdade. Hoje tenho meus verdadeiros e queridos amigos e companheiros, meus irmãos onde ao invés de sabotar os sonhos, as necessidades, os projetos de vida, sabem perfeitamente bem como se inserir neles, dando sugestões, conversando ainda que por telefone, não se esquecendo de uns dos outros em nenhum momento das nossas vidas. Minha homenagem aos meus verdadeiros amigos.  Agradeço a cada um dos meus amigos verdadeiros e desinteressados, conselheiros sábios, que somente agora aos 65 anos de idade tive a oportunidade de separar o joio do trigo.



* Dr. Afrânio Leite Garcez,  escritor, advogado, jornalista cronista.

 

Um comentário:

COMENTE AQUI SOBRE ESSA POSTAGEM!