domingo, 11 de julho de 2021

MUSEU DE KARD - VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA - BRAZIL


 DEPOIMENTO DE RONALDO MALUNGO, CIDADÃO DE EUNAPOLIS, ESCRITOR E VIAJANTE, CONHECEDOR DOS QUATRO CANTOS DESSE BRASIL 

Nasceu o Maior Museu de Arte Contemporânea do Norte e Nordeste Brasileiro! Sempre que adentro no planalto da Conquista, lembro de “dois tresloucados”: Elomar e Glauber... faço o contorno em direção a oeste, para Anagé, e à direita, tem umas obras de Artes Contemporâneas que fazem meu imaginário delirar!  No último mês de junho, fiz esse roteiro novamente, agora com a família, paramos na portaria do Museu e começamos a clicar... um carro estaciona e um rapaz desce e pergunta: Querem entrar? Com certeza! Tudo que a gente queria! Acabamos de conhecer o “terceiro tresloucado”! Ele mesmo: Allan de Kard – o autor daquilo tudo. Artista plástico; nasceu em Itapetinga, mas, se considera Conquistense; até 10 anos não sabia ler – dislexia; fazia seus próprios brinquedos; técnico em Agropecuária na EMARC; Agronomia na UESB e Empresário.
Desde a infância se relaciona com a arte através de suas pinturas e esculturas, que se manifesta em quatro grandes saberes humanos: o saber científico, o religioso, o filosófico e o artístico.
Andando e proseando... “Malungo, só faço isso com pessoas especiais, minha sensibilidade percebe e vou fazer com vocês!” Por quase três horas, Allan nos mostrou e detalhou cada obra: Conquista e o Tempo, Amigos, Guardiãs do Tempo, Tempos ao Vento, Xadrez Nordestino, Tukurê, Labirinto, O Conselho... todas. Além de sermos Emarqueanos, descobrimos vários amigos em comum.
Em Vitória da Conquista, alguns dizem que ele é maluco, outros o têm como um mago, um visionário da Arte Contemporânea. Ele se dedica até 12 horas/dia às suas criações e diz: “tudo isso é da Humanidade, nada é meu!”
Allan é um sopro Divino, que teve o privilégio de ter a imaginação e as condições para executá-las e dar vida às obras de arte. Quem passa em frente ao Museu de Kard, fica encantado com tanta criatividade e testemunha um verdadeiro templo à Cultura! Em texto a gente não consegue resumir a Obra Kard, é preciso visitar, é preciso conhecer.
Por Allan: “Neste trabalho, mais que dinheiro, o que mais tem importância é o tempo dedicado a ele, pois o tempo nunca mais volta”
Num futuro próximo, Vitória da Conquista entrará na agenda como: Roteiro Turístico Cultural!

Avante, sempre! Junho 2021  

Resposta:  Depoimentos como este , são na verdade o Combustível motivaciomal, para que eu continue enfrentando toda
Ordem. de dificuldades inerentes ao caminho. 
   Dentre elas o reducionismo de muitos, que abismados com o que veem, e não tendo outro argumento, atribui unicamente o feito a questão de privilégio económico.
    Você me pegou com a mão na massa, são assim os meus dias, numa faina inesgotável, uma sede de realizações que me impulsiona pra frente e para o alto.
    Seu depoimento é de alta significância, primeiro porque é espontâneo, e segundo porque se trata de um não Conquistense, que com um olhar despido de qualquer preconceito, abre o  Coração e deixa fluir palavras encorajadoras para esse humilde artista, que aqui do seu cantinho, agradece aos céus, encontrar pelo caminho pessoas como você.
   Me sinto envergonhado em não ser tudo isso que seus olhos sensíveis viram, mas, me sinto estimulado a um dia sê-lo,
   Forte abraço a você e sua linda família.

Allan de Kard. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI SOBRE ESSA POSTAGEM!