sábado, 30 de julho de 2011

'O HOMEM QUE NÃO DORMIA" DE EDGAR NAVARRO

Por André Setaro



Sexta-feira 29/07/11, às 20 horas e 30 minutos, avant-première de O homem que não dormia, segundo longa do baiano Edgard Navarro, lançamento mundial no Teatro Castro Alves (Salvador). Na foto, Fernando Neves como o implacável Coronel Abílio, o dono do lugar.


Egresso do boom superoitista, que se deu em meados do decurso da década de 70, quando das jornadas icbanas, Navarro somente após 30 anos de labuta na praxis cinematográfica, fazendo curtas (Alice no país das mil novilhas, O rei do cagaço, Exposed, Porta de fogo...), é que teve a oportunidade de incursionar no longametragismo em Eu me lembro (2004), recursos vindos de um edital governamental (Prêmio Carlos Vasconcelos Domingues). Atenuadas as suas idiossincrasias e a sua iconoclastia, Eu me lembro, o seu amarcord, é, também, o retrato de toda uma geração. O cinema de Navarro, sobre ser um cinema de transgressão, tem humor e graça. O homem que não dormia, portanto, é uma obra determinante na compreensão do universo fílmico navarriano.


O filme foi realizado em Igatu, na Chapada Diamantina, e tem no elenco Bertrand Duarte, Evelin Buchegger, Fabio Vidal, Mariana Freire, Ramon Vanne e Fernando Neves, entre outros atores baianos. O drama tem início quando, numa noite, cinco pessoas de uma cidadezinha do interior são acometidas por um mesmo pesadelo envolvendo um homem sinistro e um tesouro enterrado. Com a chegada de um misterioso peregrino, o vilarejo é arrebatado da rotina medíocre e os personagens são lançados em uma série de acontecimentos insólitos. O Homem que Não Dormia fala do jugo perverso das hipocrisias, medos e doenças, que impedem as pessoas de assumirem as rédeas de seus destinos, reescrevendo suas vidas à luz da verdade. O Homem que Não Dormia marca o reencontro do ator Bertrand Duarte com o diretor Edgard Navarro, também como protagonista, depois da bem sucedida experiência no filme Superoutro (melhor Ator, melhor filme e melhor diretor no Festival de Gramado 1989).

Um comentário:

  1. Boa noite Beto Magno!
    Diante de uma questão levantada por meus alunos, a partir do estudo de marchinhas de carnaval, conheci seu blog.
    Estou aqui para agradecer pois foi através dele que pude sanar a dúvida dos meus alunos que era a seguinte: Maracangalha existe?
    Através de suas fotos pude viajar um pouco por Maracangalha mas gostaria que me ajudasse um pouco mais, se possível, e me respondesse às questões:
    - Maracangalha tem quantos anos?
    - Fica próximo a quais cidades?
    - É zona rural ou urbana?
    - Há praia em Maracangalha?
    - Li em um site que o nome da cidade era outro, o mesmo de uma usina que aí existia antigamente mas que depois mudou, quando a usina foi desativada. Isto é verdade?

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir

COMENTE AQUI SOBRE ESSA POSTAGEM!