sábado, 24 de abril de 2010

FUNÇÔES CINEMATOGRÁFICAS E SUAS ATRIBUIÇÕES

Por Beto Magno

Aderecista – Monta, transforma ou duplica, utilizando-se de técnicas artesanais, objetos cinematográficos e de indumentária, segundo orientação do cenógrafo e/ ou figurinista.

Animador – Executa a visualização do roteiro, modelos dos personagens e os “lay-outs “de cena, conforme orientação do Diretor de animação.

Arquivista de filmes – Organiza, controla e mantém sob sua guarda filmes e material publicitário em arquivos apropriados, avalia e relata o estado do material publicitário em arquivos apropriados, avalia e relata o estado do material, coordenando os trabalhos de revisão e reparos das cópias, quando possível ou necessário, com o auxílio do Revisor.

Assistente de animação – Transfere para o acetato, os “lay-outs” do Animador e do Assistente de Animador.

Assistente de animador – Completa o planejamento de animador intercalando os desenhos, faz pequenas animações.

Assistente de Câmera de Cinema – Assiste o Operador de Câmera e o Diretor de Fotografia, monta e desmonta a Câmera de cinema e seus acessórios, zela pelo bom estado deste equipamento, carrega e descarrega chassis, opera o foco, a “zoom” e o diafragma, redige os boletins de Câmera, prepara o material a ser encaminhado ao laboratório, realiza os testes de verificação de equipamento.

Assistente de Cenografia – Assiste o Cenógrafo em suas atribuições, coleta dados e realiza pesquisas relacionadas com o projeto cenográfico.

Assistente do Diretor Cinematográfico – Assiste o Diretor Cinematográfico em suas atividades, desde a preparação da produção até o término das filmagens, coordena as comunicações entre o Diretor de Produção Cinematográfico e o conjunto da equipe e do elenco, colabora na análise técnica do roteiro e do elenco, colabora na análise técnica do roteiro, do plano e da programação diária de filmagens ou ordem do dia , supervisiona o recebimento e distribuição dos elementos requisitados na ordem do dia, coordena e dinamiza as atividades, visando o cumprimento da programação estabelecida.

Assistente de Montador Cinematográfico – Encarrega-se da ordenação, classificação e sincronização do som e imagem do copião; executa os cortes indicados pelo Montador Cinematográfico, classifica e ordena as sobras de som e imagem, sincroniza as diversas pistas componentes da trilha sonora.

Assistente de Montador de Negativo – Assiste o Montador de Negativo em suas atribuições, prepara o material e equipamento a ser utilizado , acondiciona as sobras de material.
Assistente de Operador de Câmera de Animação – Assiste o operador de Câmera no processo de filmagens de animação.

Assistente de Produtor Cinematográfico – Assiste o Diretor de Produção Cinematográfica no desempenho de suas funções.

Assistente de Revisor e Limpador – Encarrega-se da revisão e limpeza de películas e fitas magnéticas.

Assistente de Trucador – Assiste o Trucador Cinematográfico em suas atribuições.

Ator - 2 – Cria , interpreta, e representa uma ação dramática baseando-se em textos, estímulos visuais, sonoros e outros, previamente concebidos por um autor ou criados através de improvisações individuais ou coletivas, utiliza-se de recursos vocais, corporais e emocionais, apreendidos ou intuídos , com o objetivo de transmitir ao espectador o conjunto de idéias e ações dramáticas propostas, pode utilizar-se de recursos técnicos para manipular bonecos, títeres e congêneres, pode interpretar sobre a imagem a voz de outrem, ensaia buscando aliar a sua criatividade à de diretor, atua em locais onde apresentam espetáculos de diversões públicas e / ou nos demais veículos de comunicação.

Auxiliar de Iluminador – Presta auxílio direto ao iluminador na operação dos sistemas de luz , transporte e montagem dos equipamentos. Cuida da limpeza e conservação dos equipamentos, materiais e instrumentos indispensáveis ao desempenho da função.

Auxiliar de Tráfego – Encarrega-se do encaminhamento dos filmes ao seus devidos setores.
Carpinteiro – Prepara material em madeira para a cenografia e outras destinaçoes.

Cenarista de Animação – Executa os cenários necessários para cada plano, cena e seqüência da animação conforme os “lay-outs” de cena e orientação do chefe de arte e do diretor de animação.

Cenógrafo – cria , projeta e supervisiona, de acordo com o espírito da obra a realização e montagem de todas as ambientaçoes e espaços necessários, dirige a preparação, montagem e remontagem das diversas unidades de trabalho. Nos filmes de longa metragem exerce ainda, as funções de Diretor de arte.

Cenotécnico – Planeja, coordena, , constrói, adapta e executa todos os detalhes de material, serviços e montagem de cenários , segundo maquetes, croquis e plantas fornecidas pelo cenógrafo.

Chefe de Arte de Animação – Coordena o trabalho do colorista e da copiadora eletrostática.

Colador – Marcador de sincronismo – Tira as pontas de sincronismo, ao mesmo tempo que faz a marca do ponto sincrônico do anel anterior, colocando, por meio de emendas o rolo de filme e de magnético em seu estado original.

Colorista de Animação – Colore os desenhos impressos no acetato sob a supervisão do Chefe de arte.

Conferente de Animação – Confere o trabalho dos coloristas, auxilia na filmagem, cuida do mapa de animação e da ordem dos desenhos e cenários, separando-os por planos e cenas.

Continuista de Cinema – Assiste o Diretor cinematográfico no que se refere ao encadeamento e continuidade da narrativa, cenários, figurinos, adereços, maquilagens, penteados, luz, ambiente, profundidade de campo, altura e distancia da Câmera, elabora boletins de continuidade e controla os de som e de Câmera, anota diálogos, ações, minutagens, dados de Câmera e horário das tomadas , prepara a claquete, informa à produção dos gastos diários de negativo e fita magnética.

Contra-Regra de Cena – Encarrega-se da guarda, conservação e colocação dos objetos de cena sob orientação do Cenógrafo.

Cortador – colocador de anéis – Corta os trechos marcados do copião ou cópia do trabalho seguindo a numeração feita pelo Marcador de anéis.

Diretor de Animação – Cria o planejamento de animação do filme, os “lay-outs” de cena, guias de animação, movimentos de Câmera, supervisiona o processo de produção, inclusive trilha sonora, é o responsável pela qualidade do filme.

Diretor de Arte – Cria, conceitua, planeja e supervisiona a produção de todos os componentes visuais de um filme ou espetáculo, traduz em formas concretas as relações dramáticas imaginadas pelo diretor cinematográfico e sugeridas pelo roteiro, define a construção a plástico-emocional de cada cena e de cada personagem dentro do contexto geral do espetáculo, verifica elege as locações as texturas, a cor e os efeitos visuais desejados, junto ao diretor cinematográfico e ao diretor de fotografia, define e conceitua o espetáculo estabelecendo as bases sob as quais trabalharão o Cenógrafo, o figurinista, o maquiador, o técnico em efeitos especiais cênicos, os gráficos e os demais profissionais necessários supervisionando-os durante as diversas fases de desenvolvimento do projeto.

Diretor de Arte de Animação – Responsável pelo visual gráfico dos filmes de animação, cria os personagens e os cenários do filme.

Diretor Cinematográfico – Cria a obra cinematográfica, supervisionando e dirigindo sua execução, utilizando recursos humanos, técnicos e artísticos, dirige artisticamente e tecnicamente a equipe e o elenco, analisa e interpreta o roteiro do filme, adequando-o à realização cinematográfica sob o ponto de vista técnico e artístico, escolhe a equipe técnica e o elenco, supervisiona a preparação da produção, escolhe locações, cenários , figurinos, cenografias e equipamentos, dirige ou supervisiona montagem, dublagem, confecção da trilha musical e sonora, e de todo o processamento do filme até a cópia final, acompanha a confecção do “trailer”, e do “avant-trailer”.

Diretor de Dublagem – Assiste ao filme e sugere a escalação do elenco para a dublagem do filme, esquematiza a produção, programa nos horários de trabalho, orienta a interpretação e o sincronismo do ator sobre sua imagem ou de outrem.

Diretor de Fotografia – Interpreta com imagens o roteiro cinematográfico, sob a orientação do diretor cinematográfico, mantém o padrão técnico e artístico da imagem, durante a preparação do filme, seleciona e aprova o equipamento adequado ao trabalho, indicando e/ ou aprovando os técnicos sob sua orientação, o tipo de negativo a ser a adotado, os testes de equipamento, examina e aprova locações interiores e exteriores, cenários e vestuários, nas filmagens orienta o operador de Câmera, assistente de Câmera, eletricista, maquinista e supervisiona o trabalho do continuista e do maquiador, sob o ponto de vista fotográfico, no acabamento do filme, quando conveniente ou necessário, acompanha a cópia final, em laboratório, durante a marcação de luz.

Diretor de Produção Cinematográfica – Mobiliza e administra recursos humanos, técnicos, artísticos e materiais para realização do filme, racionaliza e viabiliza a execução do projeto, mediante análise técnica do roteiro, em conjunto com Diretor cinematográfico ou seu assistente, administra financeiramente a produção.

Editor de Áudio – Encarrega-se da guarda, manutenção e adequada instalação do equipamento elétrico e de iluminação do filme, distribuindo de acordo com as indicações do diretor de fotografia, determina as especificações dos geradores a serem utilizados.

Figurante – Participa, individual ou coletivamente, como complementação de cena.

Figurinista – Cria e projeta trajes e complementos usados pelo elenco e figuração, executando o projeto gráfico dos mesmos, indica os materiais a serem utilizados, acompanha, supervisiona e detalha a execução do projeto.

Fotógrafo de Cena – Fotografa, durante as filmagens, cenas do filme para efeito de divulgação e confecção de material publicitário, indica o material adequado ao seu trabalho, trabalhando em conjunto com o diretor cinematográfico e o diretor de fotografia.

Guarda Roupeiro – Encarrega-se da conservação das peças de vestuário utilizadas no espetáculo ou produção, auxilia o elenco e a figuração a vestir as indumentárias, organiza a guarda e embalagem dos figurinos, em caso de viagem.

Letrista de Animação – Executa os letreiros ou créditos para produções cinematográficas.

Maquiador de Cinema – Encarrega-se da maquilagem ou caracterização do elenco e figuração de um filme, sob orientação do diretor cinematográfico, em comum acordo com o diretor de fotografia, indica os produtos a serem utilizados em seu trabalho.

Maquinista de Cinema – Encarrega-se do apoio direto ao operador de
Câmera e eletricista no que se refere ao material maquinária, instala e opera equipamentos destinados à fixação e/ ou movimentação de Câmera.

Marcador de Anéis – Executa a marcação dos anéis de dublagem, no copião ou cópia de trabalho.

Microfonista – Assiste o técnico de som, monta e desmonta o equipamento, zelando, pelo seu bom estado, posiciona os microfones, confecciona os boletins de som.

Montador de Filme Cinematográfico – Monta e estrutura o filme em sua forma definitiva, sob a orientação do diretor cinematográfico, a partir do material de imagem e som, usando seus recursos artísticos, técnicos e equipamentos específicos, zelando pelo bom estado e conservação das pistas sonoras, faz o plano de mixagem, participando da mesma, orienta o assistente de montagem.

Montador de Negativo – Monta negativos de filmes cinematográficos e do diretor de fotografia, enquadra as cenas do filme, indica os focos e os movimentos de “zoom” e Câmera.
Operador de Câmera de Animação – Filma os desenhos em equipamentos especial responsabilizando-se pela qualidade fotográfica do filme.

Operador de Gerador – Encarrega-se da manipulação e operação do gerador e corrente elétrica durante as filmagens.

Operador de Vídeo – Responsável pela qualidade de imagem no vídeo, operando as controles aumentando ou diminuindo o vídeo e pedestal, alinhando as câmeras, colocando os filtros adequados e corrigindo as aberturas de diafragma.

Operador de Telecine – Opera projetores de telecine,
comunicando-os de acordo com as necessidades de utilização, efetua ajustes operacionais nos projetores ( foco, filamento e enquadramento ).

Operador de Áudio – Opera a mesa de áudio durante gravações, respondendo por sua qualidade.
Pesquisador Cinematográfico – Coleta e organiza dados e materiais, desenvolve pesquisas no sentido de preservação da memória cinematográfica, sob qualquer forma, quer fílmica, bibliográfica, fotográfica e outras.

Pintor Artístico – Executa o trabalho de pintura dos cenários, prepara cartazes para utilização nos cenários, amplia quadros e telas, zela pela guarda e conservação dos materiais e instrumentos de trabalho, indispensáveis à execução de sua tarefa.

Projecionista de Laboratório – Opera o projetor cinematográfico especialmente preparado para os trabalhos de estúdio de som.

Revisor de Filme – Executa a revisão e reparo das cópias de filmes, verificando as condições materiais das mesmas, sob coordenação dos arquivistas de filmes.

Roteirista de Animação – Cria, a partir de uma idéia texto ou obra literária, sob forma de argumento ou roteiro de animação, narrativa com seqüências de ação, com ou do qual se realiza o filme de animação.

Roteirista Cinematográfico – Cria a partir de uma idéia, texto ou obra literária, sob a forma de argumento ou roteiro cinematográfico, narrativa com seqüências de ação, com ou sem diálogos, a partir da qual se realiza o filme.

Técnicos em Efeitos Especiais Cênicos – Realiza e /ou opera, durante as filmagens, mecanismos que permitem a realização de cenas exigidas pelo roteiro cinematográfico, cujo efeito dá ao espectador convencimento da ação pretendida pelo diretor cinematográfico.

Técnicos em Efeitos Especiais Óticos – Realiza e elabora trucagens, durante as filmagens, com acessórios complementares à Câmera, sem a utilização de laboratório de imagens ou “truca”.

Técnico de Finalização Cinematográfica – Acompanha as trucagens e faz o tráfego de laboratórios, supervisionando a qualidade do material trabalhado, na área do filme publicitário.
Técnico de Manutenção Eletrônica – Encarrega-se da conservação, manutenção e reparo do equipamento eletrônico de um estúdio de som.

Técnico de Manutenção de Equipamento Cinematográfico –e/ou eletrônica cinematográfica. Responsável pelo bom andamento das máquinas, com profundo conhecimento de mecânica
Técnico Operador de Caracteres – Opera as caracteres nos programas gravados, filmes, vinhetas, chamadas, conforme roteiro da produção.

Técnico Operador de Mixagem – Encarrega-se de reunir, em uma única pista, todas as pistas sonoras de um filme, após submete-las a vários processos de equalização sonora.

Técnico de Som – Realiza a interpretação e registro durante as filmagens, dos sons requeridos pelo diretor cinematográfico, indica o material adequado ao seu trabalho e à equipe que o assiste, examina e aprova, do ponto de vista sonoro, as locações internas e externas, cenários e figurinos, orienta o microfonista, acompanha o acabamento do filme, a transcrição do material gravado para magnético perfurado, a mixagem e a transcrição ótica.

Técnico de Tomada de Som – Realiza a gravação de vozes, ruídos e musicas, em estúdios de som, opera a mesa de gravação, executa equalizações sonoras.

Técnico em Transferencia Sonora – Realiza a transferencia de sons gravados em discos, fitas magnéticas ou negativo ótico, realiza testes de ajuste do equipamento e da qualidade do negativo ótico revelado.

Trucador Cinematográfico – Executa trucagens óticas, realizando efeitos de imagem desejados pelo diretor cinematográfico, opera o equipamento denominado “truca”.

Texto Retirado do Guia dos Profissionais de Cinema e Vídeo – Sindicine SP – 1997 - 95 páginas. I. Cinema/ Vídeo. II. SINDCINE. III. Título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI SOBRE ESSA POSTAGEM!