segunda-feira, 22 de junho de 2009

REVELANDO BRASIS

Cena de Caminho da Feira de Sátiro Dias-Ba
BETO MAGNO

O projeto Revelando os Brasis, que promove exibições gratuitas de filmes em cidades com até 20 mil habitantes no interior do país, contribuindo para popularizar a arte cinematográfica, retoma suas atividades a partir desta quinta, dia 14, às 19h, iniciando o roteiro pelo município de Sapeaçu, localizado a 163 quilômetros de Salvador. Ao todo, na terceira edição do evento - que existe desde 2004 -, serão três caminhões percorrendo 40 municípios e 18 capitais.


Os habitantes de Sapeaçu vão assistir ao vídeo “A Força de um Grito”, documentário de Edson Silva ambientado na cidade e que conta a história dos jovens que mudaram de vida a partir da fabricação de beiju de coco. Na sequência, serão exibidos ainda: “Caminho de feira”, de Abimael dos Santos, de Sátiro Dias; “Dona Joana, seus ternos e danças”, de Djenane Correia, de Água Fria; e “Jardim de plástico”, de Delmar de Araújo (Lençóis).
Além de Sapeaçu, o primeiro caminhão do projeto irá percorrer outras cidades baianas, como Salvador, Lençóis, Água Fria e Sátiro Dias (veja datas abaixo). A ideia é que em cada cidade a população assista documentários realizados na sua região e nos outros municípios contemplados pela iniciativa.
Após a rota baiana, o projeto percorrerá ainda os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pará. Um segundo caminhão faz roteiro do Espírito Santo ao Acre, passando por Minas, Goiás, Tocantins e Rondônia. Enquanto o terceiro e último veículo seguirá por São Paulo, Rio, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI SOBRE ESSA POSTAGEM!