Vitória Magno, Guido Araujo e Tábita Rezedá na concorrida abertura da 37ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia
VM FILMES: Transformando Ideias em Realidade Na VM FILMES, criamos, planejamos e executamos projetos para TV e cinema, oferecendo soluções criativas e inovadoras. Produzimos filmes publicitários, documentários, longas-metragens e séries para TV. Também realizamos co-produções. Contatos: E-mail vmfilmes269@gmail.com - Tel / WhatsApp (71) 99211 - 4554 / (77) 99815 - 2848 - ANCINE 37269 Esperamos colaborar com você em sua próxima produção.
domingo, 12 de setembro de 2010
37ª JORNADA INTERNACIONAL DE CINEMA DA BAHIA
37ª JORNADA INTERNACIONAL DE CINEMA DA BAHIA
O ASSUNTO É CINEMA!!!
37ª JORNADA INTERNACIONAL DE CINEMA DA BAHIA
Carlos Pronzato, Dep. Emiliano José e Lázaro Faria
A 37ª Jornada de Cinema da Bahia teve abertura concorrida, 09/09/10, no Espaço Unibanco Glauber Rocha, que neste ano tem como tema O cinema na defesa do meio ambiente. Dos mais tradicionais eventos audiovisuais do País - criado e dirigido pelo cineasta Guido Araújo - a jornada 2010 homenageou o cineasta e produtor Zelito Viana, através do filme Carta a Zelito, ao mestre com carinho, dirigido por Sílvio Tendler e exibido na estreia, com direito a troféu entregue pelo filho do cineasta, o ator Marcos Palmeira. Em seguida, exibição de Doutor Fantástico, direção de Betse de Paula, filha Zelito. Na programação, serão exibidos 70 filmes e vídeos em vários espaços da cidade até próximo dia 16, disputando o prêmio Tatu de Ouro e Prata, troféu oficial da Jornada de Cinema da Bahia.
A 37ª Jornada de Cinema da Bahia teve abertura concorrida, 09/09/10, no Espaço Unibanco Glauber Rocha, que neste ano tem como tema O cinema na defesa do meio ambiente. Dos mais tradicionais eventos audiovisuais do País - criado e dirigido pelo cineasta Guido Araújo - a jornada 2010 homenageou o cineasta e produtor Zelito Viana, através do filme Carta a Zelito, ao mestre com carinho, dirigido por Sílvio Tendler e exibido na estreia, com direito a troféu entregue pelo filho do cineasta, o ator Marcos Palmeira. Em seguida, exibição de Doutor Fantástico, direção de Betse de Paula, filha Zelito. Na programação, serão exibidos 70 filmes e vídeos em vários espaços da cidade até próximo dia 16, disputando o prêmio Tatu de Ouro e Prata, troféu oficial da Jornada de Cinema da Bahia.
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
37º JOENADA DE CINEMA DA BAHIA
JORNADA DE CINEMA
O ASSUNTO É CINEMA!!!
37ª JORNADA INTERNACIONAL DE CINEMA DA BAHIA
Guido Araujo
idealizador da Jornada Internacional de cinema da Bahia
Por André Setaro
Tem início amanhã, quinta, dia 9 de setembro, às 20 horas, no Espaço Unibanco Glauber Rocha, a 37 Jornada Internacional de Cinema da Bahia, evento cinematográfico soteropolitano já consolidado e, talvez, um dos mais antigos do país. Sob a organização geral de Guido Araújo, seu idealizador e comandante, as jornadas tiveram início em 1972 e, com exceção dos anos 1989 e 1990, nunca deixaram de participar, todo mês de setembro, do calendário cultural da Bahia. A primeira, tímida, acanhada, foi apenas Baiana, mas logo a seguir se tornou Nordestina para se transformar em Brasileira e, anos mais tarde, Internacional.
As primeiras jornadas tiveram como point o Instituto Goethe (Icba), no Corredor da Vitória, nos anos de chumbo da ditadura militar. Depois de alguns anos aí sediada, passou a se desenvolver em outros lugares. Em alguns momentos de sua trajetória, as jornadas tiveram que sair de Salvador por diversos problemas, como aconteceu com a realizada na Paraíba e por dois anos na aprazível e histórica cidade de Cachoeira. Na sua fase icbana, por assim dizer, deu-se a explosão do superoitismo, revelando cineastas como Fernando Bélens, Edgard Navarro, Pola Ribeiro, Marcus Sergipe, José Araripe, entre muitos outros. Também neste período foi criada a Associação Brasileira de Documentaristas (ABD) e estimulado, para uma possível ressurreição, o movimento cineclubista que se encontrava esfacelado por causa da ditadura. O espaço quase consular do Goethe Institut dava margem à certa liberdade.
Neste ano, o Salão Ilha de Maré, do Hotel Sol Victória Marina, no Corredor da Vitória, promete abrigar os momentos mais calorosos da 37ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia. O espaço recebe nos dias 10, 11 e 12 de setembro o Simpósio Internacional O Cinema em Defesa do Meio Ambiente, apresentando personalidades destacadas para debater a importância do cinema como instrumento de conscientização sobre a questão ambiental e a biodiversidade. Os debates começam sempre as 8h30 e estendem-se até as 12h30. Com a proposta de discutir o desenvolvimento ecologicamente sustentável e os diversos paradigmas contemporâneos sobre meio ambiente no mundo, o Simpósio também vai destacar a produção audiovisual, exibindo filmes que abordam o tema e trazendo cineastas e atores engajados, como Marcos Palmeira e Noilton Nunes.
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
CURSO DE CINEGRAFISTA NA CAP ESCOLA DE TV E CINEMA EM SALVADOR
CURSO DE CAMERA em Salvador (CINEGRAFISTA) Próxima turma: Outubro,
Conteúdo:
Curso prático – o aluno aprende a operar câmera profissional de TV; planos e movimentos de câmera; mercado de trabalho.Investimento: R$ 350,00 ( em 2 x de r$175,00 com cheque pré) ou a vista R$ 300,00.Professor: Xeno Veloso
CAP ESCOLA DE TV E CINEMA EM SALVADOR,
15 ANOS DE BAHIA!
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
MAIS FILMAGENS PARA CAMPANHA POLITICA 2010
LEMBRANDO O GRANDE VITO DINIZ
Por André Setaro
Antes da aventura no cinema, trabalhou como correspondente da Manchete em Roma e chegou a dirigir uma chanchada com Colé chamada Cangerê de meados dos anos 50.
Deixou também de sua autoria curtas preciosos como Magarefe(1971), que focaliza a crueldade da morte de bois e vacas, Pelourinho (1972), visão poética deste centro histórico que é um patrimônio da humanidade, e, quando se aventurou no Super 8, o resultado foi um filme com a qualidade daqueles na bitola 35mm: Gran Circo Internacional.
Presto aqui esta pequena homenagem ao grande homem e ao grande fotógrafo que foi Vito Diniz. A foto é de seu filho, Xico Diniz, e quem ma enviou foi Carlos Alberto Gaudenzi (Kabá), um amigo de Vito de todas as horas.
Diretor de fotografia dos mais iluminados, Vito Diniz poderia ser um dos expoentes da fotografia cinematográfica brasileira se não fosse a sua paixão pela Bahia, sua insistência em aqui permanecer a trabalhar, e, com isso, recusando convites de fora que poderiam lhe fazer a fama e a glória. Mas de uma coisa se tem certeza: poucos, no Brasil, conhecem a arte de bem iluminar como Vito Diniz, que a Implacável o levou há uma década ou quase isso ainda em pleno vigor de sua capacidade produtiva.
Pessoa de lhano trato, homem educado e delicado, tímido, não era afeito a diatribes, guardando as suas opiniões para os amigos. Iluminou quase todos os filmes baianos desde o crepúsculo da década de 60. Meteorgango Kid, o herói intergalático (1969), de André Luiz Oliveira, que virou filmecult do underground ou cinema marginal, teve a sua plástica de imagem orientada por Vito, assim como muitos outras longas baianos, a exemplo do desaparecido Akpalô (1971), de José Frazão, O anjo negro (1973), de José Umberto, entre muitos outros, inclusive os curtas e médias de Fernando Belens, Kabá, Edgard Navarro, Pola Ribeiro, Tuna Espinheira, Agnaldo Siri Azevedo, etc.
Antes da aventura no cinema, trabalhou como correspondente da Manchete em Roma e chegou a dirigir uma chanchada com Colé chamada Cangerê de meados dos anos 50.
Deixou também de sua autoria curtas preciosos como Magarefe(1971), que focaliza a crueldade da morte de bois e vacas, Pelourinho (1972), visão poética deste centro histórico que é um patrimônio da humanidade, e, quando se aventurou no Super 8, o resultado foi um filme com a qualidade daqueles na bitola 35mm: Gran Circo Internacional.
Presto aqui esta pequena homenagem ao grande homem e ao grande fotógrafo que foi Vito Diniz. A foto é de seu filho, Xico Diniz, e quem ma enviou foi Carlos Alberto Gaudenzi (Kabá), um amigo de Vito de todas as horas.
CONGRESSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E POLITICAS CULTURAIS (POLICOM)
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