A VM FILMES cria, planeja e executa projetos para eventos culturais e comerciais, televisão e cinema, com soluções criativas e inovadoras para nossos clientes e parceiros. Produzimos filmes publicitários, documentários, filmes de longa metragem, séries para TV, internet e celular, exposições de arte e eventos multimídias Fazemos também co-produção.Tudo em Salvador - BA, e Vitória da Conquista - BA. (71) 99211 4554 / (77) 99815 2848 ANCINE: 37269, e-mail: vmfilmes269@gmail.com
terça-feira, 18 de outubro de 2011
terça-feira, 11 de outubro de 2011
WORKSHOP COM CIÇA CASTELLO NA CAP ESCOLA DE TV E CINEMA DA BAHIA
Ciça Castello também esteve em Salvador para realizar os teste do filme Pixinguinha, de Denise Saraceni.
Os testes aconteceram na CAP Escola de Tv, no Rio Vermelho.
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
A MONTAGEM IDEOLOGICA
Amparado nestes ditos de Eisenstein, há de se ver que, no cinema, como em quase todos os ramos das ciências, quando se reúne elementos (no sentido amplo) para obter um resultado, este é freqüentemente diferente daquele que se esperava: é o fenômeno dito de emergência. Aprende-se, por exemplo, em biologia, que pai e mãe misturam seu patrimônio hereditário para criar uma terceira personagem não pela soma desses dois patrimônios, mas, ao contrário, pela combinação deles em um novo patrimônio inédito. Em química, sabe-se ser possível misturar dois elementos em quaisquer proporções, mas não é possível combiná-los verdadeiramente em um corpo novo se não tem proporções perfeitamente definidas (Lavoisier). Da mesma forma, na montagem de um filme, os planos só podem ser reunidos numa relação harmoniosa.
A montagem ideológica consiste em dar da realidade uma visão reconstruída intelectualmente. É preciso não somente olhar, mas examinar, não somente ver, mas conceber, não somente tomar conhecimento, mas compreender. A montagem é, então, um novo método, descoberto e cultivado pela sétima arte, para precisar e evidenciar todas as ligações, exteriores ou interiores, que existem na realidade dos acontecimentos diversos.
- os operários diante do patrão
- o patrão com a caneta na mão
- o oficial ergue a mão para dar ordem de atirar
- uma gota de tinta cai na folha de reivindicações
- o oficial abaixa a mão; salva de tiros; um manifestante tomba.
A experiência de Kulechov demonstra o papel criador da montagem: um primeiro plano de Ivan Mosjukine, voluntariamente inexpressivo, era relacionado a um prato de sopa fumegante, um revólver, um caixão de criança e uma cena erótica. Quando se projetava a seqüência diante de espectadores desprevenidos, o rosto de Mosjukine passava a exprimir a fome, o medo, a tristeza ou o desejo. Outras montagens célebres podem ser assimiladas ao efeito Kulechov: a montagem dos três leões de pedra - o primeiro adormecido, o segundo acordado, o terceiro erguido - que, justapostos, formam apenas um, rugindo e revoltado (em O Encouraçado Potemkin, 1925, de Eisenstein); ou ainda a da estátua do czar Alexandre III que, demolida, reconstitui-se, simbolizando assim a reviravolta da situação política (em Outubro).
Em Estamos construindo (Zuyderzee, 1930), de Jori Ivens, várias tomadas mostram a destruição de cereais (trigo incendiado ou jogado no mar) durante o débacle de 1929 da Bolsa de Valores de Nova York, a depressão que marcou o século XX. Enquanto apresenta os planos de destruição de cereais, o realizador alterna -os com o plano singelo de uma criança faminta. Neste caso, o cineasta, fotografando uma realidade, recorta uma determinada significação. Os planos fotografados por Jori Ivens podem ser retirados da realidade circundante, mas é a montagem quem lhes dá um sentido, uma significação. Os cineastas soviéticos, como Serguei Eisenstein e Pudovkin, procuravam maximizar o efeito do choque que a imagem é capaz de produzir a serviço de uma causa.
Considerada a expressão máxima da arte do filme, a montagem, entretanto, vem a ser questionada na sua supremacia como elemento determinante da linguagem cinematográfica com a introdução - em fins dos anos 30 - das objetivas com foco curto que permitiu melhorar as filmagens contínuas - a câmera circulando dentro do plano - com uma potenciação de todos os elementos da cena e com um tal rendimento da profundidade de campo (vide Cidadão Kane (1941), de Orson Welles, Os melhores anos de nossas vidas, 46, de William Wyler) que possibilitou tomadas contínuas a dispensar os excessivos fracionamentos da decupagem clássica. A tecnologia influi bastante na evolução da linguagem fílmica, dando, com o seu avanço, novas configurações que modificam o estatuto da narração - o próprio primeiro plano - o close up - tão exaltado por Bela Balazs como "um mergulho na alma humana" - com o advento das lentes mais aperfeiçoadas já se encontra, esteticamente, com sua expressão mais abrangente e menos restrita. Tem-se, como exemplo, as faces enrugadas e pavorosas de David Bowie em Fome de Viver/The Hunger, 1983, de Tony Scott, com Catherine Deneuve e Susan Sarandon.
JULIO CESAR MELLO, ALUNO DA CAP ESCOLA DE TV E CINEMA DA BAHIA ESTRÉIA EM SERIADO AUSTRIACO
terça-feira, 16 de agosto de 2011
CURSO DE DUBLAGEM EM SALVADOR É NA CAP-ESCOLA DE TV E CINEMA
CURSO DE DUBLAGEM EM SALVADOR BAHIA NA CAP ESCOLA DE TV E CINEMA
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Propaganda da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas - 2011
Direção de Elenco: Rada Rezeda, CAP - Escola de TV e CINEMA
Assistente de Elenco: Matheus Santana
Elenco: Noel Pestana Pestana, Juliana Arize, Tony Rastelly, Thyago Mandu, Quesy Pimenta, Lícia Maria e Laise Ribeiro.
sábado, 30 de julho de 2011
'O HOMEM QUE NÃO DORMIA" DE EDGAR NAVARRO
quarta-feira, 27 de julho de 2011
CABEÇAS ESDRÚXULAS
Por André Setaro
Dissipadas as divergências do pretérito, e encarando o futuro com amizade e confiança, André Setaro dá uma cabeçada amiga em Edgard Navarro, para cumprimentá-lo devidamente pela conclusão de seu segundo longa, O homem que não dormia. Ontem, no foyer do Teatro Castro Alves, durante o Cine Futuro (como agora se chama o Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual). O homem que não dormia, segundo opus navarriano no longametragismo (o primeiro o premiado Eu me lembro) tem sua avant-première sexta próxima, às 20 horas, na sala nobre do majestoso TCA, onde se concentram as principais atividades do seminário. O cineasta de O Superoutro está com fé e esperança neste filme, projeto antigo e que somente agora conseguiu colocá-lo nas imagens em movimento. Não se pode disso discordar: Edgard Navarro é o cineasta cult do cinema baiano contemporâneo.
terça-feira, 26 de julho de 2011
REUNIÃO DE PRODUÇÃO DO FILME 2 DE JULHO
quinta-feira, 21 de julho de 2011
quarta-feira, 20 de julho de 2011
CURSO DE INTERPRETAÇÃO PARA TV E CINEMA
Duração: 5 meses inicio: 30 de JULHO
Turmas para adultos ,iniciantes, adolescentes e crianças – MATRICULAS ABERTAS
Próxima turma em agosto
Próxima turma inicio 25 de julho
Próxima turma em agosto
Próxima turma inicio 10 agosto
segunda-feira, 18 de julho de 2011
GRAVAÇÃO COM TELE-PROMPT: ESCOLA DE TV E CINEMA
GRAVAÇÃO COM TELE-PROMPT: ESCOLA DE TV E CINEMA
GRAVAÇÃO COM TELE-PROMPT: ESCOLA DE TV E CINEMA
GRAVAÇÃO COM TELE-PROMPT: ESCOLA DE TV E CINEMA
sexta-feira, 15 de julho de 2011
quarta-feira, 13 de julho de 2011
TESTES PARA O FILME 2 DE JULHO
sexta-feira, 8 de julho de 2011
terça-feira, 5 de julho de 2011
CURSO DE INTERPRETAÇÃO PARA TV E CINEMA
3240.3964 / 9167.8274
1) CURSO DE INTERPRETAÇÃO PARA TV / TELEJORNALISMO / APRESENTADOR
Duração: 5 meses inicio: JULHO
2) CURSO DE TV PARA ATORES
Turmas para adultos ,iniciantes, adolescentes e crianças.
3) CURSO DE PRODUÇÃO/ DIREÇÃO DE TV
Próxima turma inicio 1 de agosto
4) CURSO CINEGRAFISTA
Próxima turma inicio 18 de julho
5) CURSO LOCUÇÃO
Próxima turma em julho – com data a definir
6) CURSO DUBLAGEM –
Próxima turma inicio 21 de julho
CAP ESCOLA DE TV E CINEMA SALVADOR BAHIA
Direção: Rada Rezedá.
segunda-feira, 13 de junho de 2011
TESTE DE ELENCO DO 2 DE JULHO ( O FILME )
TESTE DE ELENCO PARA O FILME 2 DE JULHO A GUERRA DA INDEPENDÊNCIA DO DIRETOR LÁZARO FARIA
A 2ª BATERIA DE TESTES PARA O FILME 2 DE JULHO
será dia 13/07/2011quarta- feira DAS 9 AS 16H
NA CASA DE CINEMA DA BAHIA NO PELOURINHO.
O TESTE SERÁ PARA HOMENS É POR ORDEM DE CHEGADA.
AO FINALIZAR ENTREGA DE FICHAS, NÃO HAVERÁ MAIS TESTE.
OS TESTES PARA MULHERES SERÃO ANUNCIADOS POSTERIORMENTE.
OS TEXTOS SERAO ENTREGUES NO DIA DO TESTE.
CAP ESCOLA DE TV E CINEMA SALVADOR BAHIA 91678274 - E-MAIL: 2djulho@gmail.com
quarta-feira, 25 de maio de 2011
2 DE JULHO A GUERRA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
domingo, 22 de maio de 2011
quinta-feira, 14 de abril de 2011
FILMANDO BAIANA MODELO DO CARTAZ DO lV BAFF
quarta-feira, 13 de abril de 2011
REUNIÃO PARA DEPOIMENTO SOBRE O FILME 2 DE JULHO
segunda-feira, 11 de abril de 2011
TESTE PARA FILME
TESTE PARA FILME 2 DE JULHO NA CAP ESCOLA DE TV EM SALVADOR A PARTIR DE MAIO DE 2011
domingo, 10 de abril de 2011
MELHORES FILMES BRASILEIROS
Glauber Rocha “Deus e o diabo na terra do sol” “Terra em transe” “O dragão da maldade contra o santo guerreiro”
Carlos Diegues ou Cacá Diegues “Bye Bye Brasil”
Ruy Guerra “Os cafajestes” “Os fuzis”
Arnaldo Jabor “Toda nudez será castigada” “Tudo bem”
Humberto Mauro “Brasa dormida” “Ganga Bruta”
Nelso Pereira dos Santos “Memórias do Cárcere” “Vidas secas” “Rio quarenta graus”
Roberto Farias “O assalto ao trem pagador”
Rogério Sganzerla “O bandido da luz vermelha”
Andrea Tonacci “Bang bang”
Eduardo Coutinho “Cabra marcado para morrer”
Lima Barreto “O cangaceiro”
Leon Hirzman “Eles não usam black-tie” “São Bernardo”
Joaquim Pedro de Andrade “Macunaíma”
Júlio Bressane “Matou a família e foi ao cinema”
Anselmo Duarte “O Pagador de Promessas”
Hector Babenco “Pixote - a lei do mais fraco”
Os filmes que trazem mensagens spirit, cult, light ou hard do cinema atual, foram escolhidos, entre overs, amigos, e clientes. Clique nos links e saiba mais sobre os top 10 do Cinema Brasileiro que a tribo OVERSTRESS tem visto nas telonas:
Laís Bodansky “Bicho de 7 cabeças”
Anna Muylaert “É proibido fumar”
Henrique Dantas “Filhos de João - Admirável mundo novo Baiano”
Lírio Ferreira “O homem que engarrafava nuvens”
Sérgio Machado “Quincas Berro D’água”
Erik Rocha “Pachamama”
Hugo Carvana “Casa da mãe Joana”
Daniel Filho “Chico Xavier - Uma vida de amor”
Luiz Villaça “O contador de Histórias”
Nelson Hoineff “Caro Francis”
UM CINEMA QUE SE DIZ BAIANO
Por André Setaro
Apesar de já ser considerada uma centenária cinematografia, como em 2010 se comemorou, a rigor, no entanto, ouso dizer que não existe um cinema baiano, mas filmes baianos, porque, para a existência de um cinema baiano, por exemplo, haveria de se ter uma produção sistemática e continuada. A questão é polêmica e não o objetivo desse artigo, porém.
Admitindo-se a hipótese de que o cinema baiano está a fazer, neste 2011, já quase no seu ocaso, 101 anos, o que se pode dizer é que a trajetória dessa cinematografia que se quer, às vezes até a fórceps, baiana, é um itinerário de frustrações e marcada por fases e por períodos de completa inatividade no plano da criação cinematográfica.
O ponto de partida se dá com Regatas da Bahia, a partir de então, Diomedes Gramacho, José Dias da Costa, Luxardo, entre outros, fazem filmes documentários que se caracterizam pelo registro de vistas, acontecimentos sociais, inaugurações disso e daquilo, chegando-se, mesmo, na segunda década do século passado, ao estabelecimento de laboratórios que objetivam a feitura de fitas. Mas Gramacho, o principal documentarista do período, entra em crise depressiva por causa de um incêndio e joga, em estado de desespero, todo o seu material na Baía de Todos os Santos.
As pesquisas até agora são infrutíferas em relação aos filmes porventura produzidos na Bahia antes da década de 1930. Considera-se como o grande pioneiro do cinema baiano o documentarista Alexandre Robatto, Filho, cujos registros, quase na sua totalidade, são recuperados pela Fundação Cultural do Estado da Bahia. Robatto é, praticamente, o único nome que vigora no panorama cinematográfico soteropolitano em duas décadas: as de 30 e de 40. A sua obra consiste basicamente de documentários que registram as exposições de pecuária, eventos históricos, amenidades sociais etc, a exemplo de A volta de Ruy (1949), A guerra das boiadas (1946), A chegada de Marta Rocha (1955), Quatro séculos em desfile (1949), entre muitos outros, como filmes em 8mm que documentam os carnavais baianos nos clubes sociais nos anos 40, com sabor pitoresco e um resgate memorialista. Seu filme mais bem acabado, esteticamente, é Entre o mar e o tendal (1953), quando se pode observar um cuidado na construção de uma estrutura narrativa mais dinâmica.
Os anos 50 registram o advento do Clube de Cinema da Bahia, idealizado pelo advogado Walter da Silveira, que congrega, no espírito de uma velha província, os intelectuais e os universitários de sua época. O mercado exibidor somente oferece o cinema hollywoodiano, e Walter da Silveira apresenta a estética eisensteiniana, o expressionismo alemão, o neorrealismo italiano, o realismo poético francês, a avant-garde dos anos 20, a escola documentarista inglesa de John Grierson, Paul Rotha etc. Alguns dos assíduos frequentadores do Clube se entusiasmam e, assombrados, decidem fazer cinema, a exemplo de Glauber Rocha, que, no dia da morte de Walter da Silveira (novembro de 1970), escreve artigo no já extinto Jornal da Bahia para lamentar a perda do amigo e ressaltar que foi ele quem o fez descobrir o cinema como expressão de uma arte.
sábado, 9 de abril de 2011
CURSO DUBLAGEM, CINEGRAFISTA...TESTE PARA FILME
CAP ESCOLA DE TV E CINEMA – 15 ANOS!
1) CURSO DE INTERPRETAÇÃO PARA TV / TELEJORNALISMO / APRESENTADOR
Duração: 5 meses turmas : quintas das 19 às 22h Início: 05 de maio
Conteúdo: dicção/voz/fala; memorização de textos; leitura e interpretação; expressão corporal; gravação.
Investimento: R$ 1.325,00
Forma de Pagamento:
Ø à vista 5% desconto
Ø em até 5x de R$ 265,00 (cheque ou cartão)
2) CURSO DE TV PARA ATORES
2.1) Turmas para iniciantes, adolescentes e crianças
Aulas as sextas das 14.30 as 17.30 h
2.2) Turmas para adultos
Aulas as terças das 18.30 as 22h
Professora: Rada Rezedá
Duração das turmas adulta e adolescente: até dezembro
Forma de Pagamento:
Ø à vista 5% desconto
Ø mensalidade de R$ 245,00 (cheque ou cartão)
3) CURSO DE PRODUÇÃO/ DIREÇÃO DE TV
16 a 27 de MAIO (CH 18 HORAS)
Conteúdo: As 3 etapas da produção com a gravação de um vídeo de 1 minuto no final do curso.
Professora: Rada Rezedá e professor convidado
Investimento: R$ 450,00
Forma de Pagamento:
Ø à vista 5% desconto
Ø em até 2x de R$ 225,00 (cheque ou cartão)
Ø R$ 385,00 a vista para matriculas até 9 de maio
4) CURSO CINEGRAFISTA
26 a 30 de ABRIL (CH 20 HORAS)
Conteúdo: curso prático – o aluno aprende a operar câmera profissional de TV;planos e movimentos de câmera; lentes, noção básica de iluminação, etc.
Professor: Xeno Veloso
Investimento: R$ 450,00
Forma de Pagamento:
Ø a vista 5% desconto
Ø em até 2x de R$ 225,00 (cheque ou cartão)
Ø R$ 385,00 a vista para matriculas até 20 de abril
5) CURSO LOCUÇÃO
11 a 20 de ABRIL (CH 15 HORAS)
Conteúdo: dicção/voz; interpretação de textos, microfones, gravação.
Professora: Rada Rezedá
Investimento: R$ 400,00
Forma de Pagamento:
Ø a vista 5% desconto (R$ 380,00)
Ø em até 2x de R$ 200,00 (cheque ou cartão)
Ø R$ 350,00 a vista para matriculas até 7 de abril
6) CURSO DUBLAGEM – Este curso possui matricula
16 e 17 ABRIL (CH 15 HORAS)
Valor da matricula: R$ 40,00
Professor: Flavio Back ( dublador do desenho animado Bem 10)
Investimento: R$ 400,00
Forma de Pagamento:
Ø a vista 5% desconto (R$ 380,00)
Ø em até 2x de R$ 200,00 (cheque ou cartão)
Ø R$ 310,00 a vista para matriculas até 9 de abril
7) CURSO DE EDIÇÃO DE IMAGEM
02 a 13 MAIO (CH 30 HORAS)
Conteúdo: Edição
Professor: Xeno Veloso
Investimento: R$ 850,00
Forma de Pagamento:
Ø a vista 5% desconto (R$ 807,50)
Ø em até 2x de R$ 425,00 (cheque ou cartão)
Ø R$ 745,00 a vista para matriculas até 9 de maio
8) CURSO TV E TEATRO ESPECIFICO PARA MELHOR IDADE
COM MONTAGEM DE ESPETACULO MUSICAL NO FINAL
ABRIL - matriculas abertas, curso até dezembro.
Conteúdo: aulas de expressão corporal,dança, teatro, TV, voz/canto.
Terças e quintas: das 14.30 as 16.30 h
Coordenação do curso: Rada Rezedá
Investimento: R$ 245,00 mensalidade