sexta-feira, 4 de agosto de 2023

EM BREVE A BIOGRAFIA DE ALLAN DE KARD

       Allan de Kard 


Biografia resumida de Allan de Kard.

Numa bela manhã do verão de 13 de fevereiro de 1964, em Itapetinga, Ba, respira pela vez primeira Allan Kardec Cardoso Lessa,  que mais tarde assinaria suas obra como Allan de Kard. Sua estada naquele municipio foi de apenas 15 dias, pois sua família residia em Vitória da Conquista.  Filho de Antonino Meira Lessa e Silene Teles Cardoso Lessa, é o terceiro de 10 irmãos. Desde criança apresentava o pendor artístico na criação de seus brinquedos e estórias fantásticas onde ele próprio era personagem indispensável, eram verdadeiros quintais imaginários, onde se isolava por horas a fio nas suas construções mentais extraordinárias Sempre estudou em escolas públicas, portador de dislexia, teve grande dificuldade em ser alfabetizado, mas em compensação apresentava grande facilidade matemática, e extraordinária memória, sendo capaz de repetir aulas inteiras,  grande aptidão espacial e poder de síntese. Era de fato uma criança diferenciada, parecia estar sempre um passo a frente de seu tempo. Desde cedo demonstrava sua capacidade de negociador, quando aos domingos frequentava a feirinha do Bairro Brasil, engraxando sapatos, vendendo picolés e fósforo e tudo mais que pudesse render-lhe alguns trocados. Em 1980 ingressou no curso médio de Agropecuária na Emarc em Uruçuca Ba, em 1982 fez parte da primeira turma do curso de Agronomia, onde participou ativamente do movimento estudantil,  em 1986 iria conhecer aquela que seria sua esposa. Casou-se com Solange Bonfim Brito Farias Lessa em 28/01/1989, com quem teve três filhos, Allana, Caíque e Rebeca e mais tarde viria a adotar mais dois filhos, Isabela e Theo Levi.
Sua primeira empresa foi uma pequena oficina de Restaurações cujo nome era O Artesão Encadernações, que mais tarde viria a ser O Artesão Artes Gráficas, que se transformou em Gráfica Papiros e depois Gráfica SulAmérica. Em 1998 fundou a Kep, indústria de PVC, juntamente com seu irmão Paulo e Epitácio.
Em 1995, inscreveu no 2⁰ Salão do Museu de Arte moderna da Bahia, uma obra denominada fragmentos de uma infância, construída apartir de um baralho costumizado quando ele tinha apenas 8 anos de idade. Para surpresa geral esse trabalho foi premiado. Desde então,Allan não mais parou. Artista muito criativo, transforma tudo que lhe vem as mãos em obra de arte. Escultor e Pintor, cria técnicas inusitadas. Realizou diversas exposições individuais e coletivas, autodidata nunca cursou Arte, diz que possui um saber intuitivo, não só de arte como também arquitetura e Engenharia. Na década de 10 deste século, se notabilizou com diversas obras expostas nos espaços públicos da cidade Vitória da Conquista e cidades vizinhas. Em 2018 cria o Museu de Kard, o maior Museu de arte Contemporânea do Norte e Nordeste, numa área de meio milhão de metros quadrados. Um grande equipamento Cultural que tem levado o nome de Vitória da Conquista para diversas partes do Mundo. Seu nome Allan Kardec foi dado por seu Pai, em homenagem ao maior francês do século XIX, codificador da Doutrina Espírita. E este é um capítulo especial em sua vida, pois abraçou estes princípios que passaram a fazer parte de sua vida influenciando grandemente sua arte. Trabalhador incansável do movimento Espírita, fundou Casas Espíritas, em Vitória da Conquista e fora desta, fundou uma creche juntamente com seus familiares, realizou por mais de uma década um trabalho de grande importância junto aos Presidiários e faz parte do Corpo Diretivo da União Espírita de Vitória da Conquista há duas décadas. Parece ter uma energia inesgotável, diante dos enormes desafios que acaba por criar pra si mesmo. Esse é o nosso Allan de Kard


Breve será lançado o livro intitulado: " VIDA E OBRA DE ALLAN KARDEC "  biografia completa de Allan de Kard, de autoria do escritor e professor  Durval Menezes.

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

CONVOCATÓRIA

❗*CONVOCATÓRIA*


Convidamos todos os realizados e profissionais do audiovisual do interior para uma reunião na próxima segunda-feira (07/08/2023) às 19:00 horas para discutir a programação do 📽️*I FORUM AUDIOVISUAL DOS INTERIORES DA BAHIA* a ser realizado em Vitória da Conquista, de 30 de agosto a 01 de setembro. Teremos a presença da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), Diretoria de Audiovisual (DIMAS) e Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MinC), e será a primeira vez que teremos essas três entidades reunidas para nos ouvir e discutirmos juntos as políticas públicas para o interior da Bahia, levarmos nossas demandas, fortalecer o setor, etc. Então precisamos aproveitar e nos mobilizar para que o interior esteja em peso e mostre a sua força. A ideia é que possamos contribuir coletivamente na construção da programação e do evento durante essa reunião, com a participação de todos os territórios de identidades interioranos. ✌🏿Então, só venha. 

🔗O link para participar é esse: https://meet.google.com/srr-ibrw-tke

segunda-feira, 31 de julho de 2023

A MORTE DO AUTOR

*0 beijo de Lilian Morais é uma releitura do artista Belga  René Magritte “Os Amantes”.

A “Morte do Autor “

Por Lilian Morais 

O paradoxo da arte contemporânea é que ela busca a originalidade ao mesmo tempo que questiona a própria noção de autoria.

O questionamento da noção de autoria na arte contemporânea envolve uma crítica à ideia tradicional do artista como um indivíduo isolado e genial, responsável por criar obras únicas e originais. Nessa abordagem, a ênfase é deslocada do autor individual para outras questões, como o contexto social, político, cultural e histórico em que a obra é produzida, bem como as influências e referências que ela pode incorporar.
A arte contemporânea muitas vezes explora a ideia de que a autoria é uma construção social, e a figura do "autor" é apenas uma maneira particular de organizar e atribuir significado às obras de arte. A arte colaborativa e a apropriação de materiais, imagens e ideias de outras fontes são exemplos de como a autoria individual é problematizada e questionada na arte contemporânea.
Um autor que fala sobre esse questionamento é o filósofo e teórico francês Michel Foucault. Embora não seja um teórico exclusivamente da arte, suas ideias influenciaram muitos pensadores da arte contemporânea. Foucault abordou a questão da autoria em relação à produção de discursos e obras em geral. Ele argumentou que a noção de autoria é uma construção histórica e que a autoria é moldada por normas e poderes sociais que determinam quem tem o direito de falar ou criar arte.
Além de Foucault, outros teóricos da arte contemporânea também abordam esse questionamento. Por exemplo, Roland Barthes, outro pensador francês, escreveu sobre a "morte do autor", sugerindo que o significado de uma obra de arte não deve ser limitado à intenção original do autor, mas sim ao leitor ou espectador que a interpreta e lhe confere significado.

Lilian Morais

sábado, 29 de julho de 2023

ACADEMIA DE CULTURA DA BAHIA

O debate futurista na Academia de Cultura da Bahia.
28.07.23
Benjamin Batista.
Os teóricos que estudam os alienígenas do passado e as civilizações antiquissimas havidas no Egito, México, Peru, Índia, Síria, Japão,China e tantos outros locais deste planeta bonito e maltratado, dizem que já fomos e até estamos sendo visitados por seres extraplanetarios.
Aqui na Academia de Cultura da Bahia, todos têm direito de fazer palestras relâmpago: 15 a vida minutos pra cada um (a).
E trocamos,doamos, sorteamos nossos livros e outras produções artístico/culturais. Só não aconselhamos falar de política partidária, porque aqui todo mundo é vacinado contra a ignorância e desconfiamos de alguns políticos que só pensam na patriopança.
Nossa política é a cultural.
Para a frente e para o Alto!
Nosso compromisso é apenas com luz.
E já sabemos que cada criatura é um livro livre a ser lido, compreendido e capaz de ampliar sua consciência.

Benjamin Batista.

quinta-feira, 27 de julho de 2023

MARICÁ FILMES

A Prefeitura de Maricá participou, de (11/04/23) até domingo (16/04/23), do maior evento de criatividade da América Latina, o Rio 2C, que acontece na Cidades das Artes, no Rio de Janeiro. Na quinta-feira (13), às 12h30, a Incubadora de Inovação Social em Cultura, iniciativa e demanda da Secretaria de Cultura em parceria com o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), apresentará a plataforma de streaming “Maricá Filmes” e fará o anúncio do aporte de recursos para licenciamento de conteúdo.

A plataforma de streaming tem o objetivo de produzir e compartilhar obras audiovisuais, além de atrair produções para Maricá e capacitar os profissionais do município para atuar no setor. O projeto irá ancorar também cursos e lives.

“O ICTIM resolveu abraçar a ideia de uma plataforma de streaming pública não somente pelo apoio ao desenvolvimento de tecnologia, mas também como apoio ao audiovisual independente nacional”, destaca o presidente da autarquia municipal, Carlos Senna. “A Maricá Filmes tem a finalidade dar dimensão para a produção do audiovisual no âmbito do saber local e global, criando um espaço para as invenções democráticas”, complementa o secretário de Cultura, Sady Bianchin.

terça-feira, 4 de julho de 2023

NIZAN GUANAES


Nizan Guanaes coleciona títulos, honrarias e prêmios há décadas, mas nem a bem-sucedida trajetória diminuiu a emoção do consultor e publicitário baiano ao receber da Academia Brasileira de Letras a notícia de que será homenageado. 

A prestigiosa entidade decidiu, por unanimidade, conceder a Nizan sua maior condecoração, a Medalha Machado de Assis, pelos serviços prestados, na comemoração dos seus 125 anos. A solenidade será realizada no próximo dia 21, em sua sede no Rio de Janeiro.

“Esta é uma das maiores honras da minha vida por ser da Academia e por ser por unanimidade. Minha maior pena é minha mãe não estar aqui”, disse em entrevista ao Alô Alô Bahia. A mãe de Nizan, Esmeralda Mansur de Carvalho Guanaes, foi uma das primeiras mulheres diplomadas na carreira de engenharia civil no Brasil. 

Foto: @flaviosantanaphoto

Fonte: Site Alô Alô Bahia 


sexta-feira, 30 de junho de 2023

CRIAÇÃO DA SASB


*Por Daniel Leite Almeida 

 Pessoal, terça, dia 27/06/2023, aconteceu a aprovação do Estatuto da associação SASB e ocorreu a eleição da Diretoria e dos conselhos que atuará pelos próximos dois anos. Marcamos uma nova assembleia para a próxima quinta-feira, dia 06/07, as 19:00 horas, para discutirmos o valor da contribuição dos associados, mas já estou disponibilizando aqui o cadastro pra quem for se associar. Precisamos ter uma noção de quantos associados teremos para discutirmos o valor necessário para a manutenção da associação durante a assembleia. Segue a ficha de cadastro:

 https://docs.google.com/forms/d/16RlpDgzhPm6PlTyuAPtt0_7z9JgfgtLKS2ow-dXu0fc.

 Queremos fazer um catálogo de profissionais associados na SASB e disponibilizar para as produtoras baianas poderem contactar e contratar os serviços de profissionais da região. Esse será o primeiro benefício dos associados e estamos discutindo quais outros poderemos conquistar para o fortalecimento do setor Audiovisual no Sudoeste da Bahia. Para conhecimento, compartilho como ficou a diretoria e os conselhos eleitos na última terça-feira:

Presidente - Daniel Leite Almeida 

Diretora Executiva - Rayssa Coelho 

Secretário - Raul Ribeiro

Tesoureiro - Amaral Mateus

Comunicação - Luas Viana

Primeiro suplente - Dayse Maria

Segundo suplente - Antônio Soares 

Conselho fiscal: Patrícia Moreira, Vinícius Pessoa e Beto Magno

Conselho Consultivo: Esmon Primo, Jéssica Oliveira, Tamara Chequer.

Bom, agora, pedimos que se filiem e compartilhem com quem você conhecer para que se filiem também e consigamos fazer uma associação forte, em prol do Cinema do interior. Sigamos! A luta continua!

* Daniel Leite Almeida é  cineasta e presidente da SASB 

terça-feira, 27 de junho de 2023

EXTRA, EXTRA:

 


Paola Publio (Casa Afrânio Peixoto), Alexandre Aguiar ( Pres.CECE OAB,/ BA)  Domingos Leonelli e Ronaldo Senna

Por Alexandre Aguiar 

EXTRA, EXTRA:  O encontro do Eco Socialista Criativo Domingos Leonelli com o Homem que entrevistou o Diabo

É necessário pedir licença as pessoas mais velhas, mais novas e as pessoas iguais, antes de adentrar no assunto deste pequeno artigo de opinião, que traz a narrativa  do encontro entre o político Domingos Leonelli e o antropólogo Ronaldo Senna, na cidade de  Lençóis, a pretexto de abordar aspectos da vida cultural, política, social e econômica do povo brasileiro, no contexto do Estado da Bahia, sobretudo, do ponto de vista da liberdade de expressão, para levantar premissas no campo da ontologia e das linguagens simbólicas, que visam esclarecer ambiguidades do cotidiano, de interesse da cultura e dos direitos culturais, porém menos importantes do ponto de vista da religião ou da concorrência política.         

Acontece que demonstrando um olhar enigmático, Domingos Leonelli chegou em Lençóis na Chapada Diamantina e mesmo sem planejamento, terminou sendo alvo de uma atração magnética, pelo spin dos elétrons, comum entre as pedras de diamantes, em sintonia com o ditado popular de que “as pedras se encontram”,  nesta celebração junina cercada de mistérios e incertezas, em que após  passagem pelo Largo do Tamandaré, na encruzilhada do meio da rua das Pedras, ao se deixar levar pela própria sorte, o confrade acaba indo parar no quintal da residência do líder da reação sertaneja (1919- 30) o Coronel Horácio de Matos.

Sentando em uma cadeira, sem fazer qualquer esforço, lá estava com um sorriso maroto, o cientista social e antropólogo Ronaldo Senna, isso mesmo, o homem que entrevistou o diabo em carne e osso, o que segundo o próprio, devido as ironias do destino, aconteceu por três ocasiões, sendo duas vezes como Lúcifer, nas pessoas de Bel de Deus e Orosimbo Gonçalves, em Feira de Santana - BA e Poços de Caldas - MG e uma última vez, personificado com a alcunha de Sr. Lúcio, na pessoa de Pai Miranilson, em Lençóis –BA, local do decisivo encontro cosmológico do astral, nas alucinações do desejo, que podem se realizar com maior facilidade (diálogos, SENNA) se o pedido for feito com fé, durante a execução de dois saltos mortais sequenciais e acrobáticos de um capoeirista.

Provocado, o Constituinte de 1988, disse que: “- A serpente que rompeu a casa do ovo ainda está ouriçada”, o que transpareceu aos interlocutores da Chapada Diamantina que os socialistas brasileiros parecem estar estudando alquimia para encantar a caninana de uma vez por todas, porém, contudo, os chapadeiros fizeram conversas ao pé de ouvido com o corajoso encantador de araboia, Domingos Leonelli, para encomendar das entranhas do Brasil profundo, com fé e confiança nas rezas das benzedeiras e no roncar dos tambores de homens livres, todas depositadas na cruz do Morro do Pai Inácio, com algumas bramuras mundanas, da interdisciplinaridade entre filosofia, ciências humanas, sociais  e as sociais aplicadas.   

Supostamente para fazer valer a Carta e superar a maldição que se abateu nas Lavras Diamantinas, Exu quer de seu filho o pagamento das enxadas, enxadões e enxadetes em substituição aos almocafres,  peneiras, bateias e cerca de 18 toneladas de armamento e munição que o coronel Horácio entregou na Campanha de Desarmamento do Sertão, no que entendia ser um incremento da cultura do garimpo e pecuária com a agricultura, porém, ao invés disso o impronunciável, ou seja, o capiroto, coisa ruim,  lhe pagou com um tiro pelas costas, numa história recoberta por mentiras, onde ficam inventando que foi preciso uma bala de prata dormir nas partes de uma Yalaorixá da Bahia por sete dias e sete noites, para assassinar Horácio de Queiroz Matos, na cidade do Salvador, em 15 de maio de 1931.    

Esta é, em destaque, a grande covardia, que arruinou a aristocracia dos diamantes e o povo da civilização lavrista de diamantes e carbonatos da Bahia, levando as cidades dos garimpos da Chapada Diamantina à miséria e pobreza, privados da coragem, bravura e astucia do grande líder e chefe Horácio, o verdadeiro governador do Sertão, então é uma obrigação irrenunciável, orientar a bancada socialista no Congresso Nacional a garantir três museus em Lençóis, sendo eles: (1) o museu da residência de Horácio, (2) o museu dos diamantes (antiga prefeitura/IPHAN), (3) o museu da diversidade de crença, culto e fé (Chalé de Exupério e Francina), este último em homenagem aos Professores Ronaldo Senna e Maria Andrade.

A dívida da república com a civilização dos diamantes não é pequena, então é preciso ter consciência de garantia dos direitos culturais  e do patrimônio cultural (Art. 215 e ss. da CF) como instrumento de combate a fome e erradicação da pobreza, tomando o poder dos corpos garimpeiros e de seus descendentes, como espaços de poder, em sintonia com as orientações do filósofo francês Michel Foucault, em palestra sobre as Malhas (Camadas) do Poder, ministrada na faculdade de filosofia e ciências humanas de São Lazaro em 1976,  onde ao ser perguntado sobre a liberdade de expressão dos corpos dos capoeiristas baianos, Foucault disse que neste sentido, “a liberdade nunca é demais”.  

Em relação a aula baiana sobre Malhas do Poder de Michel Foucault (UFBA/1976), o contexto autoritário, colonialista de exploração, racista, machista, homofóbico, misógino, de guerra às drogas, punitivista e de repressão da Ditadura Civil Militar (1964-85), atrapalhou os baianos na hora de compreender com precisão o ensinamento do livre pensador francês, para nos tornar possível difundir com mais assertividade, desde aqueles dias de medo no Estado da Bahia, a promoção de investimentos públicos adequados nos corpos que livremente se expressam através das artes, inclusive, com o domínio da sexualidade, para nos desvencilhar do sexo, bem como, o investimento no patrimônio cultural material e imaterial, de modo a promover geração, distribuição e circulação de riquezas.

Estratégia de investimento semelhante já adotada nos Estados Unidos da América - EUA em 1933, após a quebra da bolsa de valores de Nova York, com a WPA (Work Progress Administration)  em que a administração do progresso pelo trabalho, adiante inspirou a China em 1992, que uns poucos anos após o massacre da Praça da Paz Celestial, decorrente dos protestos políticos na Pequim de 1989, anima o setor cultural  de maneira focal na revolução simbólica, que apelidaram de revolução mística, a partir do horóscopo Chinês, para amenizar o impasse político, o que desde a abertura de 1978 com Deng Xiaoping permite aos Chineses anunciar em 2018, com Xi Jinping, ou seja, 40 anos depois, o alcance da retirada de cerca de 800 milhões de Chineses da extrema pobreza.

Para ficar eternizado como o mago da liberdades no Sertão da Bahia, Domingo Leonelli, ainda terá que se virar nos 30, para encontrar tesão aos 77 do segundo tempo, encantar a indústria de produção e distribuição do cinema e audiovisual brasileira, para inserir o chefe Horácio de Matos, o jagunço Montalvão e João Requizado, o cangaceiro solitário, este último roteizizado por Orlando Senna, em homenagem ao escritor lavrista Américo Chagas, nas plataformas de streaming do Mundo, com o encaminhamento e aprovação da PEC da Sofrência e a subscrição pela bancada socialista estadual da Bahia, de um requerimento de concessão do titulo de cidadão baiano ao cearense Francisco Humberto Cunha Filho, autor da teoria dos direitos culturais, fundamentos e finalidades:

“Direitos culturais são aqueles afetos às artes, às memórias coletivas e aos fluxos de saberes, que nos permitem conhecer honestamente o nosso passado, compreender e interferir ativamente no nosso presente, antever e quem sabe até planejar o nosso futuro, sempre preocupados com o desenvolvimento, a dignidade da pessoa humana e a paz.” (CUNHA FILHO, 2018)   

No bicentenário da independência da Bahia, torna-se então uma tarefa foucaultiana, a reconfiguração do poder, para romper o imobilismo social imposto as Lavras Diamantinas com o encantamento definitivo da serpente, na precisa atuação do Eco Socialismo Criativo, para esgarçar suas habilidades, onde a pertinência teórica e emblemática implica em migrar do pensamento eurocêntrico, com a atração dos demais partidos, ao ajuste prioritário da revolução simbólica, através da qual o orixá Xangô deseja o riso do orixá Exú para libertar o Brasil, a partir do investimento nuclear no campo dos novos direitos ou direitos emergentes, em que a visão de mundo afro-indígena-brasileira poderá revelar qual é a cara, a veia e a cor do país, na certeza de que nossa revolução cultural simbólica mais parece ser coisa de inquices e caboclos, do que propriamente de horoscopo.

SOBRE O AUTOR: AGUIAR, Alexandre Almeida é advogado, palestrante e assessor jurídico, especialista em Direito Previdenciário, participa no Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais GEPDC/UNIFOR, Presidente da Comissão Especial de Cultura e Entretenimento da OAB/BA (2022 – 24)

 

REFERÊNCIAS 

 

AGUIAR, Alexandre Almeida. Direitos Culturais: Que tal uma “PEC da Sofrência” para o povo deixar de sofrer? Disponível em: < https://www.conjur.com.br/2023-jun-08/alexandre-aguiar-tal-pec-sofrencia > Acesso em: 27/06/2023;

 

CUNHA Filho, Francisco Humberto. Teoria dos Direitos Culturais: fundamentos e finalidades. 2ª ed. Editoras Sesc: São Paulo, 2018;

 

                  . Direitos Culturais como Direitos Fundamentais no Ordenamento Jurídico Brasileiro. Brasília: Brasilia Jurídica, 2000;

 

MILANEZ, Nilton. Foucault na Bahia: a liberdade nunca é demais. Documentário, Laberdisco. Disponvel em: < http://nilton-milanez.blogspot.com/2017/01/foucault-na-bahia-liberdade-nunca-e.html > Acesso em: 27/06/2023;

 

SENNA, Ronaldo e outro. A Remissão de Lúcifer: o resgate e a ressignificação em diferentes contextos afro-brasileiros. Feira de Santana: Editora UEFS, 2002.

 

 

 

 

 


sexta-feira, 23 de junho de 2023

VOÇOROCA


 VOÇOROCA


*Por Allan de Kard 


A Erosão é um fenômeno geológico, originado por vários meios, tais como o vento a perda da vegetação de cobertura, e as chuvas. Dentre estes a Erosão hídrica é o de maior relevância. Os grandes volumes de chuva concentrada em um curto espaço de tempo, encontrando o solo nú produz pequenos sulcos, que se transformam em ravinas e por fim em VOÇOROCAS, que são valas profundas, carregando a parte mais fértil do solo para as depressões geológicas, assoriando lagos e cursos d'água.  Devido ao mau uso de práticas agronômicas, no passado, parte do solo da área do Museu de Kard foi degradada causando um empobrecimento do mesmo. Por ser uma antiga área de pastagens, sofreu sistematicamente o pisoteio e uso continuo sem nenhuma restituição dos nutrientes dali retirados, durante décadas. tal prática, tornou o solo quase infértil e sem vegetação capaz de conter a velocidade das chuvas, formando duas grandes VOÇOROCAS que ameaçam crescer indefinidamente. Diante disto, sabíamos da necessidade de combater esse pernicioso fenômeno. E agora surgiu uma imperdível oportunidade de recompor a fertilidade do solo bem como conter o sulcamento. Estamos utilizando o espurgo da lagoa das Bateias, material riquíssimo em macro e micronutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas. Mais de 2000 caminhões serão pra ali transportados. Somando-se as ações ecológicas já promovidas pelo Museu tais como reabilitação de área de antigo Lixão e renascimento do riacho Muritiba. É o Museu de Kard cumprindo seu papel cultural e de respeito ao meio ambiente e a vida.


*Allan de Kard  é Artista Plástico e Idealizador do Museu de Kard. 

terça-feira, 13 de junho de 2023

RIO-BAHIA DUPLICADA

 José Maria Caires 


Boa Tarde,


Saímos a poucos instantes do Gabinete do Ministro Chefe da Casa Civil da Presidência da República,  de uma audiência provocada pelos Deputados Fabrício Falcão e Waldenor Pereira, que conduziu a reunião, contou com as presenças de:

1-Rui Costa - Ministro

2-Marcus Cavalcanti - 

Secretário Especial  Programa de Parcerias e Investimentos;

3-Maurício Muniz - Secretário Especial de Articulação 

4-Waldenor Pereira - Deputado Federal;

5-Fabrício Falcão - Deputado Estadual;

6-José Raimundo - Deputado Estadual;

7-Quinho - Presidente da UPB;

8-FRED - Prefeito de Licinio de Almeida; 

9-Cloves - Prefeito de Planalto;

10-Heraclito-Prefeito de Mortugaba;

11-Delci -Prefeito de Cordeiros;

12-Roberval Prefeito de Dom Basilio;

13-Flavio - Prefeito de Piripá;

14-Bete Costa - representante do Governo da Bahia em Brasília.


Um dia pra ser comemorado.


O DUPLICA SUDOESTE, do qual você faz parte, agradece o Ministro Rui Costa em nos receber e demonstrar determinado em resolver o imbróglio da RIO BAHIA. 

As informações seguras e verdadeiras são de que a negociação do reequilíbrio, está em fase adiantadíssima, é umã negociação que envolve muitos pontos para serem resolvidos, mas a meta é que as obras se iniciarão ainda este ano.

O ministro Rui Costa demostrou confiança e otimismo, foram palavras tranquilizadora. “Quem conhece Rui Costa sabe, ele é decidido, não é de prometer, se não tivesse condições, ele não prometeria” enfatizou o Deputado Fabrício Falcão.

A participação de  Marcus Cavalcanti,  presente na reunião conhecedor das etapas da negociação demonstrou firmeza nas declarações,  eu creio pelo que assistir, que estamos bem próximos da solução.

Queremos em nome dos apoiadores do DUPLICA SUDOESTE, agradecer essa oportunidade de discutir um tema tão relevante, com o poder central da República.


Agradecer toda imprensa de Vitória da Conquista, que  dar publicidade ao movimento,  destacando principalmente:

-TV SUDOESTE, 

-TV UESB, 

-TV RECORD, 

-Rádio Clube, 

-BAND FM, 

-Radio Melodia, 

-UP FM 100,1;  

-Brasil FM, 

-Rádio UESB FM, 

-Rádio Câmara, 

-Blog do Massinha, 

-Blog do Senna, 

-Blog do Rodrigo Ferraz, 

-Blog do Anderson, 

-Karisma News, 

-Blog do Paulo Nunes, 

-BC Blog de Marcos Cangussu, 

-Blog A Estrada,

-Blog DidaSanto,

-Diário do Sudoeste, 

-Sudoeste Digital, 

-Blog do Redação, 

-Interior Baiano, 

-Jornal Impacto, 

-A gente diz,

-link news,

-VM Filmes,

-Site Expressão Bahia.


Não seria possível chegar até aqui se não fosse o apoio das entidades abaixo:

-Igreja Católica;

-Igrejas Evangélicas;

-Polícia Rodoviária Federal,

-Polícia Militar,

-UPB, 

-OAB, 

-MACONARIA, 

-CIVALERG, 

-PREFEITURA DE VITÓRIA DA CONQUISTA, 

-UNICRED,

-CÂMARA DE VEREADORES DE VITÓRIA DA CONQUISTA, 

-PATRONATO PENAL, 

-SINDUSCON, 

-CDL, 

-ASDAB, 

-COOPMAC, 

-SINCOMERCIOVC, 

-ACIVIC, 

-CONSEG, 

-AINVIC, 

-UNIMED, 

-SINCAVIR, 

-SANTA CASA, 

-SHOOPPING CONQUISTA SUL, 

-SHOOPPING BOULEVARD.

-CONSTRUTORAS PEL, 

-CONSTRUTORA PRATES BOMFIM;

-CONSTRUTORA E2, 

-CONSTRUTORA KUBO, 

- CONSTRUTORA GRÁFICO

-MUSEU DE KARD 

- CLINICA PRO VISÃO 

dentre outras entidades.


O apoio político tem sido muito forte, de todos partidos, Vereadores, Prefeitos e Deputados  que estão juntos, lembrando que entre: empresários, profissionais liberais, servidores  e a população que almejam e ajudam construir este movimento são milhares de pessoas.


AINDA PRECISAMOS MUITO DA SUA AJUDA.


JOSÉ MARIA CAIRES 

DUPLICA SUDOESTE

domingo, 11 de junho de 2023

DUPLICA SUDOESTE

 José Maria Caires 


Bom Domingo pra você,


Texto longo, tem valor histórico e vale a pena ler.


Um dia de cada vez, todo dia é importante, amanhã será um desses.


O Movimento DUPLICA SUDOESTE, do qual você faz parte, é uma construção  feita por muitas mãos, não consigo lembrar, nem conheço todos, mas são milhares de apoiadores, alguns se destacam, a imprensa é um exemplo de apoio:

-TV SUDOESTE, 

-TV UESB, 

-TV RECORD, 

-VM FILMES,

-Rádio Clube, 

-BAND FM, 

-Radio Melodia, 

-UP FM 100,1;  

-Brasil FM, 

-Rádio UESB FM, 

-Rádio Câmara, 

-Blog do Massinha, 

-Blog do Senna, 

-Blog do Rodrigo Ferraz, 

-Blog do Anderson, 

-Karisma News, 

-Blog do Paulo Nunes, 

-BC Blog de Marcos Cangussu, 

-Blog A Estrada,

-Blog Didático Santos,

-Diário do Sudoeste, -Sudoeste Digital, 

-Blog do Redação, 

-Interior Baiano, 

-Jornal Impacto, 

-A gente diz;

-Site Expressão Bahia.


Entidades como:

-Igreja Católica;

-Igrejas Evangélicas;

-Polícia Rodoviária Federal,

-Polícia Militar,

-UPB, 

-OAB, 

-MACONARIA, 

-CIVALERG, 

-PREFEITURA DE VITÓRIA DA CONQUISTA, 

-CÂMARA DE VEREADORES DE VITÓRIA DA CONQUISTA, -PATRONATO PENAL, -SINDUSCON, 

-CDL, 

-ASDAB, 

-COOPMAC, -SINCOMERCIOVC, 

-ACIVIC, 

-CONSEG, 

-AINVIC, 

-UNIMED, 

-SINCAVIR, 

-SANTA CASA, 

-SHOOPPING CONQUISTA SUL, 

-SHOOPPING BOULEVARD,

-MUSEU DE KARD,

-CLINICA PRO VISÃO (DR. ARMENIO SANTOS),

-DR. SAÚDE (KLEBER AVELINO).

-ATELIÊ VALÉRIA VIDIGAL 

-FAZENDA VIDIGAL  (GIANNO BRITO)

-FENASDETRAN (FEDERAÇÃO NACIONAL DOS DETRANS)


-CONSTRUTORAS: PEL, PRATES,  E2, KUBO, GRÁFICO, dentre outras entidades.


São muitos os Vereadores, Prefeitos, empresários, profissionais liberais, servidores  e a população que nos apoiam.


Sem esquecer dos Deputados Tiago Correia, Zé Raimundo, Daniel Almeida e Quinho( Pres. da UPB) que tem ajudado muito. 


A audiência pública de autoria de Jorge Solla foi fundamental nessas articulações, além do apoio do Conselheiro do TCU Aroldo Cedraz.


Amanhã dia 12 de junho, fruto de uma articulação de Fabricio Falcão e Waldenor Pereira teremos uma audiência com o Ministro Chefe da Casa Civil o ex-governador da Bahia Rui Costa para lutar pela revisão contratual ANTT e VIABAHIA e que inicie imediatamente as obra de Duplicação da BR-116 em nosso Estado.


AINDA PRECISAMOS MUITO DA SUA AJUDA.


JOSÉ MARIA CAIRES 

DUPLICA SUDOESTE

sexta-feira, 9 de junho de 2023

CONFRARIA DA CASA VERDE


 Dr. Armenio Santos na confraria da casa verde encontro de artistas na residência de Allan de Kard. Vitória da Conquista  - Bahia  - Brasil.

quinta-feira, 8 de junho de 2023

ENCONTRO COM OS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DA CULTURA.


 ENCONTRO COM OS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DA CULTURA.


VAMOS CONVERSAR?


Convocamos a todos os seguimentos da Cultura em Vitória da Conquista/BA para debatermos questões relacionadas às políticas de incentivo ao setor cultural, assim como questões estruturais relacionadas à Cultura na cidade.


A reunião acontecerá nesta sexta-feira (09/06/2023).


ENDEREÇO: 

Rua Joaquim Padre, n. 25, Bairro Flamengo.

- Espaço Cultural Culinária Intuitiva -


HORÁRIO: 15h


Chama amigas, amigos, malungos, cantadores, atores, diretores, atrizes, dançarinos, capoeiristas, repentistas, músicos, produtores, coletivos organizados, rappers, sambistas, roqueiros, esqueitistas, ternos de Reis, maestrinas, maestros, poetizas, escritoras, escultores, pintores, pesquisadores da cultura, entre outros.


Cultura não é evento!


Vamos nos encontrar e nos fortalecermos coletivamente na diferença do fazer artístico e sua diversidade.


Arte é vida! Evoé!

Venha participar!


#cultura #culturanaoeevento #luta

#debate 

#articulação #politicapublica

quarta-feira, 7 de junho de 2023

CONSCIÊNCIA E AÇÃO ECOLÓGICA.

 CONSCIÊNCIA E AÇÃO ECOLÓGICA.


Por Beto Magno


Allan de Kard 

Mesmo não me encontrando em tempo pleno em Vitória da Conquista, não deixo de observar os movimentos construtivos e edificantes de nossa amada Cidade. Tive a oportunidade de observar o que pouca gente notou.  Na providencial revitalização da Lagoa das Bateias promovida pela Prefeita Sheila Lemos, com a limpeza completa, restabelecendo a visão da  lâmina d'água, proporcionando para o cidadão conquistense um belo espaço de lazer. Isso certamente todo mundo notou.  


Beto Magno 

O que quase ninguém sabe é da sacada genial da secretária do meio ambiente, Ana Cláudia, que está utilizando o espurgo da lagoa, material riquíssimo em macro e micro nutrientes, para revitalizar um solo degradado no Museu de Kard, uma vez que esse material seria descartado, é sem dúvidas uma saída muito inteligente, dando ao mesmo uso pratico. 


Beto Magno 


domingo, 4 de junho de 2023

MÔNICA SAN GALO

Mônica San Galo 

Por Mônica San Galo 


Viver é arriscar-se com prazo. O risco de estar vivo dá até pra tentar calcular, em algumas circunstancias Podemos ter idéias, levantar hipóteses, avaliar condições, condenar alguns estilos de vida, aprovar outros, somos mestres em apontar culpados, e é uma tentação dos demônios fazer julgamentos.. Mas o prazo, ah, o prazo, felizmente, não fica gravado na embalagem. Não sei por que cargas d’água, num rasgo de generosidade, Deus não nos autorizou a saber o prazo da estadia. Há dias em que acho que isso é uma baita sacanagem, pra logo em seguida concluir que é muita delicadeza conosco, somos um bando de inconsequentes com mania de grandeza, e nem merecemos tanta consideração divina.

 

E então, a cada prazo que vence, um novo susto, uma nova perplexidade. Desde sempre pra nós foi difícil realizar o fim. Religiões tentam tornar mais fácil esse estranho caminho, crenças e otimismos fazem a sua parte, países criam ritos mais leves, cores são oficializadas, trajes e cantos são adotados, tudo em busca da fórmula perfeita pra fazer com que o mistério nos desça goela abaixo, o mais rapidamente possível, para que em seguida a passagem do tempo, outro grande e inconsistente mistério, complete o trabalho ingrato.

 

Hoje é um dia melancólico para mim. Um amigo especial partiu, assim, sem dar pistas, sem bilhete, sem aviso e sem vontade. Antecipando o prazo, o que me deixa mais um mistério pra tentar resolver.



Fonte: Facebook Mônica San Galo 

DUPLICAÇÃO DA BR 116 AGORA SAI

José Maria Caires/Movimento Duplica Sudoeste


Por José Maria Caires 


As pessoas perguntam: quando e onde vai começar a duplicação do trecho baiano da BR 116, administrado pela VIABAHIA?

Resposta: O Ministério dos Transportes, através da Portaria 317, criou um Grupo de Trabalho para estudar um acordo de revisão e reequilíbrio consensual do contrato entre a concessionária e o Governo Federal.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres trabalha nesta remodelação contratual, com o intuito de encontrar um formato em acordo com a VIABAHIA.

Depende ainda de um parecer favorável do TCU, para que as obras tenham início.

Existem possibilidades reais de início das obras ainda este ano.

Uma vez iniciados os trabalhos de

duplicação, deverão ser abertas várias frentes de ação em toda a extensão dos 480 km que ainda não foram duplicados.

Porém, com certeza, a Região Sudoeste do estado será a primeira a ser contemplada. Vitória da Conquista, principal vetor de crescimento econômico da Bahia, tem o maior fluxo de veículos concentrado entre as praças de pedágios de Veredinha e Poçoes.

Se a lógica e os critérios técnicos forem respeitados, e se os agentes públicos tiverem um mínimo de sensibilidade política, esse será o primeiro trecho a ser duplicado.

sábado, 3 de junho de 2023

O CANGACEIRO





O Cangaceiro e os dois Limas


por Andrea Ormond

        Por alguma razão, o urubu pousou na sorte de dois Limas Barretos. Affonso Henriques de Lima Barr – um senhor alienado, ex-diretor de manicômio –, escrevia ou caminhava quilômetros a pé, no Rio de Janeiro. Do centro às praias, de lá ao subúrbio. Bebia, desmaiava, encontravam-no na sarjeta. Justo ele: o grandioso, o rabugento, o incompreendido. O escritor.

         Victor Lima Barreto (1906-1982), nenhum parentesco com o prévio, pescava lambaris. Apanhou de vara de marmelo, feito bicho triste e raivoso. Pulou fogueiras de São João em Casa Branca, São Paulo. Desejou ser pintor, não deixaram. Violinista, impossível. Determinaram que seria padre. Recusou. Justo ele: o grandioso, o rabugento, o incompreendido. O diretor de cinema.

       Victor ainda conseguiu a glória em vida, com O Cangaceiro (1953), uma glória estranhíssima, que evaporou. Depois do sucesso, virou ogro inqualificável. Affonso foi revitalizado a partir de 1952 – um ano antes de O Cangaceiro –, na biografia escrita por Francisco de Assis Barbosa. Hoje, está na iminência de se tornar cânone na literatura. Victor, não. É morto e assim permanece. Quando muito, lembram-se de um “premiado no Festival de Cannes”. Mas o autor é véu de areia. Parece que o filme brotou, centrifugou, murchou. 

      O Cangaceiro é fruto não apenas de Victor, mas de um ecossistema industrial que permitiu o aparecimento da Companhia Cinematográfica Vera Cruz (1949-1954): “Do planalto abençoado [de São Paulo] para as telas do mundo”. Por sua vez, a Vera Cruz importou o montador Oswald Hafenrichter – austríaco, que trabalhou no Senhoritas de Uniforme (Mädchen in Uniform, 1930), de Leontine Sagan, e era encarado com deslumbre por Mauro Alice, futuro desenvolvedor de um estilo próprio. O Cangaceiro também é produto da fotografia de Chick Fowle – os contrastes da treva e da luz no sertão que não era dele, inglês trazido ao Brasil por Alberto Cavalcanti. Era o sertão imaginário que Fowle entregou a Victor e que Victor, um criador barroco – tão barroco a ponto de realizar um dos curtas-metragens mais expressivos do cinema brasileiro, Santuário (1952) –, incorporou no patrimônio próprio.

        “O meu sertão é maior que o seu”: os cineastas gostavam de competir, feito meninos na hora do recreio – ou do banheiro. Na década seguinte, tivemos Nelson Pereira dos Santos – Vidas Secas (1963) –; Glauber Rocha – Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) –; Ruy Guerra – Os Fuzis (1964) –; Roberto Santos – A Hora e Vez de Augusto Matraga (1966). Sertão era um símbolo, pacote de misticismo e tragédia, que exprimia uma visão liquidificada de Brasil. 

         Demorou até chegar a leveza e o exploitation. Adriano Stuart tirou sarro do cangaço no antropofágico Kung Fu contra as Bonecas (1975). O Capitão Bandeira contra o Dr. Moura Brasil (1971), primeiro longa-metragem de Antônio Calmon, deu a letra ao debochar de um ator que deixava a barba crescer para conseguir papel de cangaceiro ou de hippie. O Rei do Cagaço (1977), de Edgard Navarro, trouxe a escatologia no título, para bulir com o apelido de Lampião. As Cangaceiras Eróticas (1974), dirigido por Roberto Mauro, mirou nas estripulias de mulheres órfãs e vingativas. Orgia ou o Homem que Deu Cria (1970) quebrou a testosterona ao colocar cangaceiro grávido, gente com glitter. Garrastazu Médici censurou – Glauber também, quanta audácia de um João Silvério Trevisan, moço de interior que havia abandonado seminário e se metido a repensar.

      Duvido que o crítico Salvyano Cavalcanti de Paiva, suposto criador do termo "nordestern", tenha imaginado que o sexo contaminaria o cálice sagrado dos filmes sertanejos: mistura de vaqueiros, epifania e terra seca. 

         A grande questão está em compreender que “sertão” é esse. Os iniciados em Brasil sabem que, desde as capitanias hereditárias, o litoral e o interior são duas caras do país. Caiçara, bugre. Indígenas, negros, portugueses. Bandeirantes saindo de São Paulo e estraçalhando por dentro até Goiás e Minas Gerais. Barões contratando bandidos – entre eles, Lampião –, com as bênçãos do Padre Cícero e do meigo deputado Floro Bartolomeu. 

        Sertões são vários. Não se resumem à caatinga. Estéticas variam. O mineiro cósmico, Guimarães Rosa; o fluminense do rigor (Euclydes da Cunha) ou do terror (Coelho Neto); a goiana que alumiava boiadas, Cora Coralina; tantos. Criaturas de geografias distantes que falam sobre sertões diferentes, acachapantes de se ver.

        No caso de Victor, era jovem quando ouviu em São Paulo os épicos de Virgulino. Lembrem-se de que Victor era o homem barroco, que se negou a ser padre, mas voltava ao conflito como se padecesse da Síndrome de Estocolmo. Em O Cangaceiro, a base é exatamente esta. A luta espiritual entre as personagens. Teodoro (Alberto Ruschel) encarna o cangaceiro educado, criado por padres. Capitão Galdino Ferreira (Milton Ribeiro), o pavor. E é dos lábios de Victor, que salta para frente das câmeras como ator, que vem a maldição: “Galdino, cão imundo e covarde!”, urra o comandante de uma volante. Bate no peito com ódio, o ódio dos que se querem justos, em cena que – costurada pela montagem de Hafenrichter, com vários focos de ação – é um dos clímaxes de O Cangaceiro

        Muito se compara o filme ao estilo de John Ford. O Monument Valley da Vera Cruz foi, na verdade, um descampado no interior de São Paulo. Como a empresa já andava mal das pernas e sem dinheiro, a equipe não viajou longe. 

       Evidente que o filme brasileiro preferido do crítico Antônio Moniz Vianna – segundo lugar para Noite Vazia (1964), de Walter Hugo Khouri – tem a atmosfera do norte-americano. Percebe-se a solidão do homem íntegro, à espreita da natureza, à espreita da divisão de valores cristãos – protestantes e anglo-saxônicos – entre homens e mulheres. Percebe-se, enfim, uma cosmogonia, o absoluto que altera a vida de quem passar pelo território ao qual não foi convidado. Depois de fazer as revoluções nos seres humanos, a força maior deixa claro que tudo continuará igual. O cadáver de Teodoro some de um frame para outro. A grama cresce. O tempo deve ter passado. Galdino provavelmente não resistiu ao balaço de Teodoro. Tudo igual, nada de novo sob o sol. 

       As músicas dolentes e o luar claro-escuro dominam O Cangaceiro. No entanto, melhor entender a violência que Lima Barreto coloca no roteiro e é típica do seu estilo agressivo, sádico. O cangaceiro Mané Molé (Adoniran Barbosa – sim, você leu certo, e foi no set que Adoniran conheceu os Demônios da Garoa) é humilhado por uma garota sequestrada pelo bando (Neusa Veras). Ela grita que os homens são uns galinhas, uns covardes. “Quanto mais arma, mais medo.” 

        Em contraplanos aqui e ali surgem papagaios, mulheres lavando roupa e fazendo cestas de palha, homens tomando café. No início do filme, a reza de uma cabocla diante do altar lembra Deus e o Diabo na Terra do Sol, de dez anos depois, cuja religiosidade é incomparavelmente maior e histérica, distinta do racionalismo de O Cangaceiro. Lima Barreto sugere estupro – tabu ao se tratar do cangaço exaltado de heroísmo. No lampejo, no instante mínimo, uma criança chora por ter perdido a caixa de botões – o mundo inteiro do pequeno poderia estar ali. 

         O olhar minucioso ainda aparece no diálogo entre Teodoro e o indígena que passa de canoa. Sertão não é apenas arma e correria, tem dados antropológicos que Lima burilou. Afinal, era euclidiano com fervor. A princípio, a cena mostra ao espectador o desejo de as personagens falarem de igual para igual – não falam português e sim o idioma do canoeiro. Mas, se pensarmos além, no fundo não sabemos se os padres de Teodoro eram jesuítas, conversores de almas por atacado. Em caso positivo, a suposta igualdade seria mero jogo entre o fiel e o pagão. 

        Teodoro, o fiel, quer salvar o mundo, culpado dos crimes do passado. Quer salvar a professora Olívia (Marisa Prado), outra mulher sequestrada pelo bando. Maria Clódia (Vanja Orico), também da quadrilha, está agora defenestrada do coração do moço, encantado pela beleza de Olívia e pela promessa de urbanidade, no meio de estupradores e ladrões. 

         Vá lá que Galdino liberta passarinho de gaiola e tem um código especial de conduta, mas é o senhor feudal: cobra impostos – rouba o que tiver pela frente –, controla a fé – pega o cavalo de um padre –, aplica a lei – marca rostos a ferro – e distribui a justiça – liberta presos da cadeia, obriga o comparsa a ajudar uma senhora. Ninguém entra no feudo. Nem os engenheiros do governo, que tentam construir uma estrada. “Não se meta no sertão que aqui mando eu.” Estão isolados e engolidos por todos os lados.

       Lima Barreto teve a ideia de O Cangaceiro e batalhou por ela, levando-a à Vera Cruz – onde trabalhava desde Painel (1950), primeiro curta-metragem da companhia. O decano Alberto Cavalcanti disse não. Franco Zampari, um dos donos da empresa, disse não. Até que o vice-presidente, Caio Pinto Guimarães, aceitou. 

        Victor então foi resolver os diálogos com Rachel de Queiroz, autora da peça Lampião. Debateu as músicas com o cantor Zé do Norte, que se dizia autor de “Mulé Rendêra” – e isto muito embora o jornalista-compositor Nestor de Holanda defendesse de pés juntos que “Mulé Rendêra” seria uma cantiga, tão velha quanto o chão de barro, com letras que mudavam conforme a região do nordeste. O cronista de A Noite ainda revelou bastidores do filme. Zé quis processar a Vera Cruz por ter tocado sanfona e cantado na casa de Raquel, a pedido de Victor, mas as músicas serem creditadas ao maestro Gabriel Migliori. Em outra anedota divertida, Nestor de Holanda convidou um primo ex-cangaceiro ao cinema. Um ex-cangaceiro de luxo: Francisco, membro das volantes do Ceará e desertor do bando do próprio Lampião, que lhe deu um balaço na perna durante combate. Francisco detestou o filme e riu. Segundo ele, era perfumaria. No cangaço, os cangaceiros se vestiam de macacos (soldados das volantes) e os macacos de cangaceiros. Assim confundiam-se entre si.

          O imaginário de Francisco até poderia ser aquele, mas o de Lima – um criador diante do falso espelho da obra – não precisava ser. De fato, não foi. Logo no início, coloca um cartão para situar a história. “Época: imprecisa: Quando ainda havia cangaceiros.” Sinal vago, solto. Idealizou um lugar que não era o seu, nem os seus costumes – os lambaris de Casa Branca não davam no rio São Francisco. 

           O vínculo entre Padre Cícero e Virgulino dificilmente teria sido deixado de lado se morasse por lá. A obsessão anticlerical de Lima Barreto apareceu ao longo de toda sua trajetória. As cruzes e as estátuas de Aleijadinho assolam um homem em Santuário. A Primeira Missa (1961) soa agradável em termos de catequese mas retrata uma infância sórdida. Em outro roteiro que não chegou a filmar, deixou a rubrica: “A criança, sugando o seio, enquanto a voz do padre continua a leitura enfadonha.” 

           Apesar do distanciamento físico, Lima captou o conhecido narcisismo de Lampião. Nem precisou da muleta dos filmes de Benjamin Botto, confiscados pelo getulismo e recriados em Baile Perfumado (1996) – com as devidas licenças poéticas – por Lírio Ferreira e Paulo Caldas. As imagens originais (quase suicidas) de Benjamin teriam ajudado os figurinos de Carybé, artista plástico argentino, radicado na Bahia. 

        O Cangaceiro manipulou com graça o caso de amor entre Virgulino e as câmeras fotográficas. Provavelmente para recordar o episódio em que o cabra tomou aspirina da Bayer, um fotógrafo alemão foi colocado em cena para tirar retrato do bando. Subitamente, a câmera torna-se subjetiva, efeito raro para 1953.  Ainda mais sob o ponto de vista formal, já que O Cangaceiro é quase sempre didático, desde as fanfarras do maestro Gabriel Migliori na abertura, que lembram Fantasia (1940), de Walt Disney, e desaguam em pasmosa “Mulé Rendêra”. Os atores – especialmente Marisa Padro, Alberto Ruschel e Milton Ribeiro – soam quadrados, previsíveis.

           O melting pot da Vera Cruz transformou O Cangaceiro no filme brasileiro mais visto até então, dentro e fora do país. Recebeu o prêmio de melhor filme de aventura no Festival de Cannes – a Palma de Ouro viria com O Pagador de Promessas (1962), de Anselmo Duarte. A pantera do reconhecimento externo impactou de tal modo O Cangaceiro que soa incrível a falência da Vera Cruz em 1954, apesar do dinheiro que circulou. Circulou pelos canos errados, da Columbia, distribuidora no mercado internacional, ao invés da empresa de Zampari. O buraco era enorme, os custos da realização não se cobriram completamente e se somou a concorrência diária de outros estúdios. 

          O que não se explica, porém, é o abandono de Lima Barreto, nas asas pretas do urubu que lhe bateu nas costas. Conhecido pelo “temperamento difícil”, sumiu. Virou lenda, talvez um Boitatá. Aparecia de modo esporádico na imprensa, para cuspir fogo sobre sua genialidade. O Correio da Manhã – célula-mãe de Moniz Vianna – publicou depoimento em 23/6/1964, no melhor estilo “o meu sertão é maior que o seu”:

O “Nordeste cinematográfico” está com os dias contados. Quando, depois de Quelé do Pajeú e O  Sertanejo eu completar a trilogia, o tema estará exaurido nos seus aspectos mais marcantes – a não ser que se invente um fotogênico Nordeste de estúdio, tal como os maus cineastas americanos fizeram com o western e o cowboy que atualmente não passa de um peralvilho perfumado. Nos dois filmes citados prometo-lhes esgotar o assunto. Depois as rodovias de concreto, a eletrificação, a escola, a agricultura e a consequente industrialização do Nordeste enterrarão para sempre os vaqueiros, fanáticos, caatingas e bandidos de chapéus estrelados...

          Como se vê, não era bom de adivinhações. O futuro não correspondeu. Victor ainda aproveitou para, sutilmente, induzir a ideia de que as locações de O Cangaceiro teriam sido originais, ao invés dos descampados paulistas. 

        Escrevia febrilmente e deixou roteiros que terminaram com colegas. Walter Lima Jr. usou parte dos argumentos em Inocência (1983) e Ele, o Boto (1987) – ambos após o falecimento do autor, em 1982. Antes disso, Alberto Ruschel – o Teodoro de Cangaceiro – rodou Pontal da Solidão (1978). Em 1969, Quelé do Pajeú parou nas mãos de Anselmo Duarte, confirmando o desespero pelo sertão – no prometido O Aprendiz de Cangaceiro, um garoto se fascinaria por Virgulino, durante o que Lima chamava de “era lampeônica”. 

          A trilogia prometida no Correio da Manhã não vingou. O Sertanejo ficou pelo caminho. Além dele, os lados ocultos de um estudioso, amante do psicodiagnóstico miocinético e outras mumunhas mais. Coisas que escapam a quem o procura. 

          Os segredos de Victor Lima Barreto perderam-se no infarto fulminante em Campinas. O diretor acaba confundido com o semi-xará escritor, Affonso Henriques, o que gera comichão, desconforto para quem já se aproximou dos dois. A saída é abrir o escudo dos “Lima Barreto”, que cabe a dupla inteira. Assim estarão excluídos, unidos, viajando no inframundo.

Abril, 2023