sábado, 27 de maio de 2023

CINEASTA BETO MAGNO TOMA POSSE NA ACADEMIA DE ARTE E CULTURA DA BAHIA

Beto Magno e  Dr. Armenio Santos

 Por Armenio Santos

Mais um Conquistense brilhando para a Bahia e o Brasil.

BETO MAGNO assume hoje em Salvador, a cadeira na ACADEMIA DE ARTE E CULTURA DA BAHIA, em concorrido evento no HOTEL PORTO BELO em ONDINA.

Beto Magno 

Allan de Kard,  Dra. Roberta Barbosa,  Beto Magno e Dr. Armenio Santos. 

Em solenidade altamente concorrida e presidida por BENJAMIN BATISTA (também com história em nossa Cidade), BETO MAGNO assume a Cadeira 55 tendo como patrono o cineasta Roberto Pires e, com certeza, seu reluzente brilho de grande cineasta que é,   eleva o nome Artistico e Cultural de nossa Vitória da Conquista.

Prestigiando o ato Dr. ARMENIO SANTOS (também Acadêmico que apresentou o nome de BETO MAGNO à Academia, com aprovação unanime), também estiveram prestigiando o nosso artista... ALAN DE KARD, KLEBER AVELINO, Dra. ROBERTA BARBOSA. O CANTOR VAL MACAMBIRA E O DIRETOR DE FOTOGRAFIA CESAR PIRES, FILHO DO PATRONO DA CADEIRA 55 O GENIAL CINEASTA ROBERTO PIRES.

Rita de Cassia Santa Rosa,  Beto Magno  e César Pires

Allan de Kard,  Dr. Armenio Santos,  Beto Magno e  Val Macambira. 


terça-feira, 23 de maio de 2023

UM ALERTA AOS NEUROCIRNTISTAS

foto: divulgação 

 UM ALERTA AOS NEUROCIENTISTAS 

Neurocientistas falam-nos sobre um tal de “viés negativo”. Por causa do suposto “viés negativo”, o homem, tendo evoluido nos últimos 150.000 ou 200.000 anos _período em que era vital aprender com as experiências difíceis para ampliar a possibilidade de sobrevivência_ passou a registrar na memória mais rapidamente as experiências negativas e tal registro é muito mais forte do que o das experiências positivas. Dessa “herança” _dizem neurocientistas_ advém nossa tendência a fixarmo-nos mais facilmente às críticas do que aos elogios, a entristecermo-nos e cair em depressão, permanecendo longo tempo nela. As experiências positivas, por sua vez, não se fixam rapidamente nem permanecem por tanto tempo na memória, com tanta força. Mas, tais observações de neurocientistas estão mesmo corretas? Não inteiramente… Na realidade, não temos, neurológicamente falando, a propensão ao negativo. Os pesquisadores que dizem tal coisa subjetivam demasiadamente os aspectos neurofisiológicos de inibição (ou bloqueio) e estimulação, ou de estímulo/resposta, como se costuma chamar em psicologia. Tais neurociêntistas confundem esses estados fisiológicos com os de “alegria” e “tristeza”, de “prazer” e “dor”, por exenplo. Observem que, se o homem primitivo fosse “negativo”, não estaríamos aqui, conversando sobre o referido tema e nenhum outro. Era necessário, naquele período _ao contrário do que dizem tais neurocientistas_ uma postura profundamente positiva, para que fosse possível a sobrevivência. “Positivo” não deve ser confundido com “empolgado”, “animado”, “otimista” etc. No homem primitivo havia uma postura de “cautela”, de “cuidado”, muito mais exercida pelos instintos do que pela razão, inclusive.

Somos mais propensos a se manter na dor do que no prazer, na tristeza ou mesmo na depressão do que na alegria, mas tal coisa não tem a ver com “estados primitivos de autopreservação”, e sim, com a baixa do tônus (do Latim TONUS, que derivou do Grego antigo “tónos”, cuja tradução é “modo de fazer”, do Grego τόν, “tón”, isto é, “músculo”, de τείνειν, “teínein”, que se traduz, “esticar”, “estender”) em praticamente todo o organismo, a queda nos hormônios que possibilitam o prazer, o bem-estar. Obviamente que, uma pessoa com déficit nos hormônios relacionados ao bem-estar, terá muita dificuldade para voltar ao bom humor, à alegria. É apenas por isso que é difícil sair de um estado de depressão, bem como é fácil cair, da intensa alegria, a tal estado _e neste ponto, sim, encontramos relação com o “período primitivo” e mesmo com toda a funcionalidade biológica: o organismo tende a gerar mais rapidamente a percepção da dor, do que do prazer, pois a percepção da dor atende melhor a autopreservação. Além disso, o cérebro se desenvolve muito mais sob desafios, adversidades, pois naturalmente busca resolução de problemas. Eis o porque de experiências agradáveis, que não apresentam dificuldades, não serem intensamente apreendidas pela consciência e pelo que chamo de “consciência orgânica”, e de não se instalarem firmemente em nossa memória, ou mais própriamente, se fixam apenas quando perdemos, abruptamente, tais experiências, pois a “perda do bem” gera a dor, a tristeza… Toda memória é triste, dolorosa, ou “agradávelmente dolorosa”, visto que “é impossível ter memória de uma boa experiência”. Toda boa experiência só é, assim, boa, enquanto experimentada; ao virar memória adquire, “pela perda da experiência boa”, certa medida de “dor”, e se faz, assim, um “mix de prazer e dor”, em todas as nossas lembranças. É natural que assim seja e sem isso não havería evolução, nenhum tipo de aprendizado para além do puramente instintivo. Porém, que não se cunfunda tal coisa com “herança de uma tal ancestralidade primitiva”. Em neurociências há, ainda, infelizmente, muita subjetivação dos resultados observados do comportamento de cobaias em laboratórios, e da análise anatomfisiológica. A deficiência não é da Neurociêcia, mas da postura de pesquisadores diante do observado. Falta uma melhor utilização da recente disciplina Neurofilosofia, para o exercício da εποχή (epoché), isto é, “suspensão do juízo”, que possibilita uma posterior análise do fenômeno observado. Entre constatar a propensão humana à apreenssão mais rapida da dor do que do prazer, da tristeza do que da alegria, e sua fixação na memória, e a dedução de que tal resulta de uma tal “herança de períodos primitivos” vai uma distância gigantesca, que em toda prática científica devería ser respeitada. A diferênça entre fazer suposição e chegar à conclusão lógica é enorme! Já estudo Neurociência há decadas, de maneira autodidata, e agora, cursando Pós em Neurociência Clínica, essa deficiência por parte da maioria dos pesquisadores em neurociências _que observo há tempos_ tem se tornado mais clara para mim.

Recomendo, a todo autodidata, o máximo de cuidado ao cursar qualquer tipo de Graduação e Pós, para que não seja contaminado com as formalidades, com o “senso comum acadêmico”, vindo, com isso, a perder grande medida de sua cognição, de seu raciocínio crítico.

Autor:
J. Cesar Tólmi – Psicanalista, filósofo, pós-graduando em Neurociência Clínica, artista plástico autodidata, jornalista, escritor e idealizador da Neuropsiquiatria Analítica, com integração dos campos clínico, forense, jurídico e social.

Fonte: 
Email:cesartolmi.contato@gmail.com

domingo, 21 de maio de 2023

SOLENIDADE DE POSSE

 Solenidade de Posse na Academia de Cultura da Bahia, será nesta sexta (26/05). Confira!



Por Luiza Morais

Acontecerá na próxima sexta-feira, dia 26 de maio, a partir das 17h, a Solenidade de Posse na Academia de Cultura da Bahia, sob o comando do Presidente Benjamin Batista, no Salão Taperapuã, do Hotel Portobello, em Ondina.

O encontro tem programação extensa, com as posses dos neo-acadêmicos, show musical, lançamento de livros, exposição de artes plásticas e muito mais.
Com regência do Maestro Alcides Lisboa, apresentação musical de Mariana Ornellas e exposição de Zezé Negrão, o evento promete ser uma grande celebração da arte e da cultura baiana.




Fonte: https://cafecomshah.com.br

sábado, 20 de maio de 2023

O DESCONHECIDO PAIS DO SER.


O DESCONHECIDO PAIS DO SER.

Por Allan de Kard 

O Homem carrega consigo cangas milenares, produzindo complexos reflexos no seu comportamento do agora, muito difíceis de serem detectados e explicados sem um mergulho profundo no desconhecido país do Ser. Claro que não são tão somente os reflexos patológicos que se fazem presentes, estão neste rol, o saber inato, as virtudes, comportamentos sociais extremamente saudáveis sedimentados na mente ao longo de séculos, tirando o sono dos teóricos materialistas que se recusam a rasgar o véu que embota a visão dos que acreditam na unicidade das existências. No que se refere as patologias comportamentais, temos como gatilho propulsor de todos os males a culpa, que funciona diariamente como o grande sabotador da felicidade do indivíduo, na maior parte das vezes de forma inconsciente. A terapêutica racional que é proposta pelas ciências psicológicas, começa apartir do Autoconhecimento, que nada mais é que um inventário que fazemos de nós mesmos, através de técnicas as mais variadas, desde a maeutica socrática aos métodos mais modernos. Temos visto muita gente confundir o fim com o meio. O autoconhecimento é portanto um meio e não o fim. Diante disto compreendemos que autoconhecer-se é como desarrumar uma gaveta cheia de quinquilharias, alí existem tanto coisas úteis, como também um sem número de outras coisas que devem ser descartadas, colocando de volta a gaveta mental somente as úteis. A isso dá-se o nome de reforma moral, que não é tarefa simples, mas trabalho pra toda uma Vida. Em assim sendo desejo sucesso a todos que nos dispusermos a fazermos essa fantástica viagem ao desconhecido país do ser.


Allan de Kard, outono de 2023

quinta-feira, 18 de maio de 2023

SALCINE


 *SalCine destinará mais de R$30 mi para desenvolvimento do audiovisual em Salvador*

Com o objetivo de desenvolver o setor audiovisual na capital baiana, fomentando a produção de longas, curtas e média-metragens, além do apoio ao desenvolvimento de games, o SalCine, plano lançado nesta quinta-feira (18) pela Prefeitura, visa fomentar toda a infraestrutura necessária para a realização de grandes produções na cidade. A iniciativa foi apresentada esta manhã, na Sala de Arte Cinema da Ufba, no Vale do Canela, pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, e demais gestores municipais.

O plano prevê a utilização de R$46 milhões para a cultura, sendo R$23 milhões oriundos da Lei Paulo Gustavo, e mais R$23 milhões de recursos municipais. Desse total, 70% - ou seja, R$32 milhões – será direcionado para o setor audiovisual. O fomento vai acontecer desde a formação de mão de obra qualificada, locação de equipamentos, captação e oferta de histórias originais, até incentivos fiscais capazes de atrair produções estrangeiras para beber na fonte de histórias da Bahia, bem como garantir meios para que rodem aqui os filmes. 

No discurso, o prefeito declarou que o SalCine é uma forma de abrir novos caminhos para a economia soteropolitana, trabalhando ao lado do turismo e abrindo novas matrizes econômicas para a cidade, a partir de contrapartidas e parcerias. "Acredito que o melhor programa social deve envolver a geração de emprego e renda. O turismo é nosso carro-chefe, mas apenas ele não mudará nossa matriz econômica. Por isso estamos estimulando setores diversos, a exemplo do audiovisual. Sendo assim, elaboramos este programa inédito em Salvador e tomamos a decisão de dobrar o valor destinado pela Lei Paulo Gustavo”. 

*Funcionamento* – Para atrair produções e fomentar a criação de festivais, está prevista a criação da Salvador Film Commission, que será também responsável por estabelecer em Salvador estruturas de grande porte para filmagens indoor, aliando ao grande potencial da cidade para locações externas, além de direcionar recursos para financiamento de projetos. Os editais do SalCine serão geridos pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), enquanto toda a parte de capacitação de mão de obra será capitaneada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec).

Para o titular da Secult, o audiovisual já faz parte da história de Salvador, com grandes artistas, grandes produtores e obras de relevância já produzidas na cidade. "Esse é um plano que envolve toda a Prefeitura, integrando diversas secretarias. Vamos utilizar essa história e, a partir da Lei Paulo Gustavo, vamos utilizar isso para ampliar ainda mais as produções aqui. Salvador hoje concentra a maior parte da produção audiovisual da Bahia. Então, temos que priorizar essa concentração de produção artística aqui”, explicou Tourinho. 

De acordo com o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, há tempos Salvador precisava ter essa atenção especial quanto ao audiovisual. “Hoje isso se concretiza para tornar essa cidade neste grande polo para produção de filmes. Essa é a possibilidade que temos, a partir dos editais, de descobrir quais as necessidades do setor que, por ser dinâmico, vai proporcionar a volta dessa cultura cinematográfica de volta a locais diversos da cidade”. 

A secretária da Semdec, Mila Paes, defendeu que o investimento direcionado para a oferta de infraestrutura necessária para abrigar grandes produções é o caminho mais rápido para atrair a atenção dos grandes investidores do audiovisual.  “Temos esse desafio há algum tempo e estamos conversando com grandes produtores, buscando grandes espaços para produções indoor, no sentido de alcançar o patamar necessário para investir em grandes estúdios. Estamos estudando e, em breve, teremos um parque de estúdios de grande dimensão, para podermos ofertar a esses projetos os espaços necessários, a partir de investimentos públicos e privados”, concluiu.


_Reportagem: Thiago Souza e Eduardo Santos/Secom_

quarta-feira, 17 de maio de 2023

TRÊS HISTÓRIAS DA BAHIA


Por José Araripe Jr.



 "Três Histórias da Bahia" é atração do Cineclube Glauber Rocha 

 

Lançado em 2001, o filme de retomada da produção audiovisual baiana, neste século, está de volta em exibição especial, no formato original: película 35mm. É no domingo (21/05), às 10h30, no Cine Metha - Glauber Rocha, com ingressos a cinco reais!

 

Considerado também o precursor da então denominada "novíssima onda" do cinema local, "Três Histórias da Bahia" reúne viagens aos subterrâneos do imaginário local, intitulados "Agora é Cinza", "Diário de um Convento" e "O Pai do Rock"  Dirigidos, respectivamente, por Sérgio Machado,  Edyala Iglesias e José Araripe Jr., a estrutura episódica do longa transita de um pitoresco barzinho do bairro de Periperi até uma anárquica garagem povoada de roqueiros insurgentes contra a duradoura hegemonia do axé music, passando pelo claustro algo anticlerical, que remonta as agruras de uma noviça por volta do século XVII.

 

No elenco grandes nomes da dramaturgia nacional como Othon Bastos, Sergio Mamberti, Lucélia Santos e Ingra Liberato, além de jovens promissores que se consolidariam como presenças marcantes do cinema brasileiro nos anos seguintes, caso de Daniel Boaventura e Osvaldo Mil, este último, por sinal, vai estar presente à sessão do Cineclube Glauber Rocha, ao lado do cineasta José Araripe Jr. e da realizadora Edyala Iglesias. Os três vão apresentar o filme e depois participar do debate que fecha o evento. 

 

A despeito de ser uma produção já da virada do milênio, "Três Histórias da Bahia" até hoje não foi digitalizado, portanto não está acessível em DVD, blu-ray, nem consta do acervo de nenhuma plataforma de streaming. Portanto, infelizmente, corre o risco de se tornar invisível para as novas gerações, uma vez que Salvador só dispõe de uma sala de exibição ativa e equipada com projetor de filmes em película 35mm.

 

Como observa o cineasta Cláudio Marques, um dos curadores do Cineclube e gestor do Cine Metha-Glauber Rocha, além do gesto de difusão, a projeção do filme reforça a necessidade de ações de preservação da memória audiovisual na Bahia. "Exibir o filme em 35mm é celebrar a presença física, orgânica do cinema. Sem falar que ainda nos permite matar a saudade do barulhinho do projetor e das eventuais contingências que envolviam a experiência do espectador do período pré-digital. Para os mais jovens, acredito, será uma descoberta e a rara oportunidade de contato com uma qualidade de imagem, com texturas que só a película é capaz de alcançar", constata Marques, ressaltando que outras exibições no suporte clássico (analógico) estão previstas na programação do Cineclube para as próximas semanas. 

 


Importante lembrar que essa atividade acontece no mesmo local onde o mítico Clube de Cinema da Bahia, comandado por Walter da Silveira, teve lugar nos anos 50 e 60. Um espaço de exibição e debate, formador de toda uma geração, das mais variadas profissões mas, sobretudo, de artistas como Caetano Veloso e o próprio Glauber Rocha.

 

O Cineclube Glauber Rocha conta com apoio da Truque Produtora de Cinema, TV e Vídeo,  Embaixada da França, Institut Français, Instituto Cervantes, Embaixada da Espanha e da AECID y Cooperação Espanhola. É mais uma iniciativa de formação de plateia do Cine Metha - Glauber Rocha, que oferece vários projetos com preços populares exibindo filmes recentes e agora também busca apresentar clássicos às novas gerações.


Fonte: APC Associados 

FESTIVAL DE CINEMA BAIANO (RE) DESCOBERTO

 


No penúltimo sábado (20/05) do Festival Cinema Baiano (Re)Descoberto, às 16h, a CAIXA Cultural Salvador exibe dois curtas e um longa metragem: 


- Onde tem índio tem floresta, de Fausto Jr. (2019) 

- Concerto nº 1 para orquestra e celular, de Fausto Jr. (2004) 

- Rosa Tirana, de Rogério Sagui (2021)


Consulte a programação completa e as sinopses dos filmes em caixacultural.gov.br (o link está na bio). Após cada sessão, é realizado um debate com os realizadores. A classificação é livre e os ingressos são gratuitos, distribuídos por ordem de chegada, uma hora antes da sessão. 


#PraTodosVerem

Imagem colorida traz as capas de três metragens.



Fonte: https://www.instagram.com/coletivosasb/

terça-feira, 16 de maio de 2023

JOSÉ MARIA CAIRES DUPLICA SUDOESTE

 José Maria Caires 


DUPLICA SUDOESTE.


Falamos na semana passada, que o MOVIMENTO fortaleceu, esta semana ficamos mais fortes ainda.

Os apoios dos Deputados com votos no Sudoeste tem crescido muito, a chegada de OTTO ALENCAR fortalece muito.

Nossa DUPLICAÇÃO depende primordialmente do apoio político e de uma decisão do GOVERNO FEDERAL, o ponto primordial para o início de tudo.

Teremos mais DOIS entraves que precisam ser equacionados, um deles é debelar a fome voraz e insaciável da VIABAHIA, ela precisa tirar pontos questionados da possível negociação.

Não vou elencá-los, mas os tenho, todos.

Atualmente o JOSÉ BARTOLOMEU tem ficado maior parte do tempo em Brasília, o cerco tem apertado e o tempo tem fechado pra concessionária.

O segundo entrave não é fácil, o TCU, mas haveremos de convencê-lo.


A BR-116 é longa, porém, menor que nossa força.


Queremos sua ajuda, ela é crucial pra nossa vitória.


JOSÉ MARIA CAIRES

DUPLICA SUDOESTE

segunda-feira, 15 de maio de 2023

MÃE

Silene Teles Cardoso Lessa
 

*Por  Allan de Kard 

MÃE

Três Letras que encerra infinitos significados. Compreendido pelos automatismos evolutivos de todos os seres que logram tê-la, a princípio pelas questões de ordem biológicas, e a seguir por vínculos indestrutíveis na ordem dos sentimentos. A maternidade é porta obrigatória para todos que aqui estamos. Os impositivos da Lei Divina, conduz a mãe a gestos quase que automáticos de cuidados e manutenção da vida, só mais tarde com a liberdade de escolha tem a mãe em suas mãos as decisões a cerca do ser que lhe é confiado. As sábias letras das Escrituras, recomenda, Honrar Pai e Mãe. Está aí o roteiro bendito a ser seguido. Esse é o meu brado de agradecimento a todas as mãezinhas do mundo que abraçaram o seu dever, mas também meu gesto de incentivo aquelas que negligenciaram a divina tarefa de ser mãe. Haverá sempre um novo dia para nos redimirmos dos equívocos pretéritos.

E nesse amanhã que há de vir, ouvir a doce palavra do rebento querido, Mamãe, mãezinha, mãe, mainha, com a doçura incomparável do ser amado.

   Minha gratidão a minha mãezinha Silene, que é igualmente mãe de inúmeros outros seres que lhe são eternos devedores.

Ampara Jesus, todas as mães do mundo.


*Allan de Kard é poeta, escritor,  artista plástico,  escultor e empresário 

INSTITUTO MUSEU DE KARD

Galeria Mix ( Museu de Kard  )


*Por Beto Magno 


HOLODOCULT

Ouvimos falar que um profeta é sempre desacreditado em sua terra, que santo de casa não faz milagres. É a sabedoria popular, identificando o comportamento humano em toda parte. Me apropriei de um neologismo, criado por Allan para a discussão que quero levantar. HOLODOCULT, que significa um Holocausto da Cultura, quer seja em caráter coletivo mas também individual.

O Artista Allan de Kard tem demonstrado ao longo dos anos a sua genialidade, perseverança, proatividade já reconhecido nacional e internacionalmente.

Como não bastasse esse fenômeno natural acima exposto, sua independência, seu status social, sua contundência, despertou em muitas mentes apequenadas,   recalcadas, ciúme atroz.  Daí iniciou-se, um verdadeiro massacre, na tentativa de desqualificar sua condição de artista. É bom lembrar que o referido é muito comum em todos os sítios, inclusive aqui com Glauber Rocha e Cajaíba. Com este mister os mais variados meios são utilizados.

Me sinto no Dever de registrar o fato histórico, onde membros do Conselho Municipal de Cultura, encetou uma desastrosa campanha para a retirada das obras do artista Allan de Kard da Avenida Olívia Flores, com o argumento de que o mesmo estava ocupando espaço de outros  Artistas, e inclusive elenca esse feito como a grande realização da gestão.

É necessário lembrar que a gestão subsequente, presidida pelo competente Jornalista Jeremias Macario, contando ainda no seu corpo diretivo a Artista Valéria Vidigal, a Drª Rosa Aurich, Marley Vital o Dr Armênio Santos, dentre outros, compreendendo a enorme injustiça promovida contra o Artista, tomou a iniciativa de indicar o Instituto Museu de Kard, para receber a Medalha de Mérito Cultural Glauber Rocha,  comenda criada em 2006, pelo então vereador Adão Albuquerque (PCdoB) e levada a efeito em 2015, quando Allan de Kard foi o primeiro Artista a receber a referida medalha.

   É necessário e urgente, mudarmos esse pradigma, dando o devido valor os talentos locais, no momento histórico em que ele se desenrola, para que não cheguemos atrasados em hipócritas reconhecimentos post mortem.

Portanto o trabalho feito pelo professor Durval Menezes sobre nosso Allan é de importância incomensurável de maneira a resgatar e registrar de forma verdadeira e isenta. Vitória da Conquista agradece.


*Beto Magno Cineasta, Jornalista e Articulador Cultural 

Vitoria da Conquista, 06/05/23

sábado, 13 de maio de 2023

SEMINÁRIO NACIONAL DA LEI PAULO GUSTAVO



 *SecultBa participa do Seminário Nacional da Lei Paulo Gustavo realizado pelo MinC e pela UFBA, em Salvador*


_Durante o evento, o cadastro da Bahia será inserido na plataforma Transferegov_


O Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) realizam, nesta sexta-feira (12) e sábado (13), o Seminário Nacional da Lei Paulo Gustavo (LPG), em Salvador, com o objetivo de capacitar gestores públicos de cultura e a sociedade civil no funcionamento e nos instrumentos necessários à aplicação da norma. O secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, participará da mesa de abertura. A mesa será presencial, amanhã (12), às 8h30, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, e terá transmissão ao vivo pelo YouTube do Ministério da Cultura.


Com o tema "Lei Paulo Gustavo: sua relevância histórica na retomada democrática do Brasil", a mesa de abertura será formada pela ministra da Cultura, Margareth Menezes; pela Secretária Nacional dos Comitês de Cultura, Roberta Martins; o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro; o Secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho; o Secretário Nacional de Economia Criativa e Fomento Cultural, Henilton Menezes; o Reitor da UFBA, Paulo Miguez; representando o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Fabrício Noronha; e representando o Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados (FNP - Frente Nacional de Prefeitos), Ana Castro.


Durante o evento, o será demonstrado como acessar a plataforma Transferegov e fazer o cadastro do plano de ação. O Plano da Bahia será inserido como exemplo para os demais gestores presentes. Desta forma, a Bahia será o primeiro estado a se cadastrar na plataforma e, consequentemente, o primeiro a receber os repasses do Govern Federal através da Lei Paulo Gustavo.


No primeiro dia de programação, serão realizadas cinco mesas que tratarão do histórico da execução da LPG; detalhes jurídicos e administrativos da Lei e do Decreto de Regulamentação; fortalecimento dos sistemas, políticas culturais locais e participação social; ações afirmativas e acessibilidade; e o funcionamento da Plataforma TransfereGov, usada pelos gestores para cadastrar os Planos de Ação e acessar o aporte financeiro previsto pela Lei. Mais informações no site do MinC.


_Assessoria de Comunicação - Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA_

Telefone: (71) 3103-3442 / 3452 Email: ascom@cultura.ba.gov.br  www.cultura.ba.gov.br | www.facebook.com/secultba  www.flickr.com/photos/secultba | www.twitter.com/SecultBA

sexta-feira, 12 de maio de 2023

DUPLICAÇÃO DA BR-116 NA BAHIA

          José Maria Caires 

Agradecemos a VOCÊ, que faz parte do DUPLICA SUDOESTE conosco, é um MOVIMENTO apartidario, mas que precisamos muito da ajuda dos políticos que tiveram votos na Bahia, mas em especial os da Região Sudoeste.
Estamos procurando todos e há uma adesão muito grande em favor da DUPLICAÇÃO da Rio Bahia.
Está semana foi marcada por agendas importantes, envolvendo Vereadores, Prefeitos(as) e Deputados; que levaram a demanda para o Governo Federal. É através desses representantes de Vitória da Conquista e Região que o assunto é pauta dos Ministro Rui Costa e Renan Filho.
O Grupo de Trabalho que vai discutir o acordo consensual do contrato será na próxima quarta-feira às 09:30 na sede da ANTT, Fomos convidados a participar dessa primeira reunião.
Queremos que você continue nos ajudando. A DUPLICAÇÃO é boa pra Conquista, para Bahia e para o BRASIL.

JOSÉ MARIA CAÍRES

quinta-feira, 11 de maio de 2023

SEMINÁRIO NACIONAL DA LEI PAULO GUSTAVO


Beto Magno  (VM FILMES)


 Segue *programação do Seminário Nacional da Lei Paulo Gustavo* , que será realizado em Salvador, no Salão Nobre da reitoria da UFBA (Rua Dr. Augusto Viana, s/n - Canela) nos dias 12 e 13 de maio. 

 Reunirá artistas, movimentos sociais, gestores culturais, produtores, conselheiros de cultura e demais agentes culturais. 

 A entrada é livre, sujeito a lotação. 

📺 Será transmitido no YouTube da TV UFBA e do Minc. 

Participe! ⚡ 

#LeiPauloGustavo #CulturaVoltou #Minc #ComitePauloGustavo



 

SEMINÁRIO NACIONAL DA LEI PAULO GUSTAVO

Pedro Vasconcellos, Roberta Martins e João Pontes (Ministério da Cultura)

Segue *programação do Seminário Nacional da Lei Paulo Gustavo* , que será realizado em Salvador, no Salão Nobre da reitoria da UFBA (Rua Dr. Augusto Viana, s/n - Canela) nos dias 12 e 13 de maio. 

 Reunirá artistas, movimentos sociais, gestores culturais, produtores, conselheiros de cultura e demais agentes culturais. 

 A entrada é livre, sujeito a lotação. 

📺 Será transmitido no YouTube da TV UFBA e do Minc. 

Participe! 

#LeiPauloGustavo #CulturaVoltou #Minc #ComitePauloGustavo

terça-feira, 9 de maio de 2023

PRIMEIROS AGENTES DE SAÚDE DO BRASIL

 Dr. Armenio Souza Santos 


Por Beto Magno 


Em 1984, em Vitória da Conquista (Ba), muito antes de João Leão ser Prefeito de Lauro de Freitas, aliás um excelente prefeito, em 1984 em Vitória da Conquista foi criado o AGENTE DE SAUDE (URBANO E RURAL) pelo então Secretário Municipal de Saude e Bem Estar Social DR. ARMÊNIO SANTOS, na gestão de PEDRAL.

Em 1986 foi apresentado em Havana (Cuba) num Seminário Internacional de Saúde Social.

As fotos em anexo, da Cartilha de Prevenção da cegueira, também primeira editada no Brasil e o Certificado de AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, são 2 documentos, dentre outros, que preserva uma história com H.

Ressaltando que em 1987, só não foi implantado na Bahia, porque Dr. ARMENIO, apesar de Coordenador de Eventos da campanha de WP, foi preterido em ser o Secretário de Saúde do Estado, exatamente pela bandeira principal que era a implantação dos Agentes de Saúde Urbano e Rural no nosso Estado.

Quando Paulo Rosa era Prefeito, ainda na década de 80, Dr. Armenio já residindo em Vilas do Atlântico, fazia palestra capacitando Agentes Comunitários em Itinga, instalando serviço de som nos postes, hoje a Rádio de Itinga, sempre acompanhado por LAU e prestigiado por SEU MANINHO, D. SONIA e FILHOS.







HISTÓRIA COM H.

segunda-feira, 8 de maio de 2023

ROBERTO PIRES

 Roberto Pires 

*Por Beto Magno 

Roberto Pires, nasceu  em Salvador  no dia 29 de setembro de 1934, foi o “cineasta e inventor” da cinematografia baiana. Mesmo com Alexandre Robatto Filho tido como pioneiro, é Roberto quem vai conseguir conquistar esse titulo, com sua persistência, teimosia e tenacidade realizando assim o sonho de se fazer um longa metragem na Bahia. Como destaca Góis, “falar de Roberto Pires é falar de um cinema baiano que conseguiu encantar plateias. Um verdadeiro mestre em seu oficio de entreter e sonhar”. 

Frequentador dos cinemas Santo Antonio, Pax, Jandaia e Aliança, localizados todos no centro de Salvador, Roberto Pires tinha acesso aos filmes da época, e foi aí que se formou enquanto cineasta. Nunca frequentou nenhum tipo de escola, tudo o que sabia aprendeu por osmosse e empiricamente assistindo muitos filmes, em sua grande maioria, thrillers policiais, gênero que teve influência evidente em suas obras. Trabalhava com seu pai numa ótica e era com o dinheiro ganho ali que investia em equipamentos, como uma câmera 16mm comprada na adolescência, na qual gravou seus primeiros curtas: 

O sonho (1955) e O calcanhar de Aquiles (1955), ambos pautados no tipo de linguagem que era utilizada na época (fusões, flashbacks...).

Com a capacidade de criar artesanalmente os equipamentos que usaria em seus filmes, Roberto Pires, inventou, no laboratório da ótica de seu pai, a lente anamórfica Igluscope (semelhante a Cinemascope, que não havia no Brasil), e fez o primeiro longa-metragem baiano, Redenção (1958), filme que lançou a ator Geraldo Del Rey. O sucesso desse filme impulsionou um período importante do cinema brasileiro, o Ciclo Baiano de Cinema (1959-1963).

O sucesso desse filme impulsionou um período impor O Ciclo, através de diretores como Glauber Rocha, deu fermento ao movimento do Cinema Novo.

Pires começou a trabalhar com cinema com um grupo de jovens do qual faziam parte Glauber, Luís Paulino dos Santos, Geraldo Del Rey, Helena Ignez, Antonio Pitanga, Othon Bastos, entre outros. Em 40 anos de carreira dirigiu oito filmes dos quais sete longas.

Junto com Élio Moreno Lima, Oscar Santana e Braga Neto, fundou a Iglu Filmes e começou a realizar o projeto do filme Estalagem 25, que depois passou a ser chamado Redenção. A produtora fazia dois cine-jornais: o Bahia na tela e o Brasil – norte para angariar fundos para seus inúmeros projetos cinematográficos. 

A Iglu produzia filmes, e foi responsável pelos principais do período: Redenção (1959), A grande feira (1961), Tocaia no asfalto (1962) e Barravento (1962), dialogando algumas vezes com produtoras do Rio de Janeiro, onde eram enviados para serem montados e finalizados.

Após gravar seus primeiros filmes na Bahia, o cineasta vai para o Rio de Janeiro e produz mais algumas películas como, O crime no Sacopã (1963), Máscara da traição (1969) produzido por Zelito Viana da MAPA FILMES. E em busca do sus$exo (1970). Passa por um período em que não dirige filmes, trabalhando então como montador e produtor em alguns projetos, e só dez anos depois volta à direção em: Abrigo nuclear  um filme futurista encantador (1981), Alternativa energética (1982), Brasília última utopia (1989), Césio 137 – o pesadelo de Goiânia (1990), Biodigestor (1991) e Energia solar (1991).

Roberto Pires faleceu em 2001, em consequência de um câncer na garganta, supostamente por conta de uma contaminação pelo Césio 137 durante as gravações.


*Meu patrono na Academia de Cultura da Bahia. 

domingo, 7 de maio de 2023

BR-116 DUPLICADA É BOM PRA BAHIA

José Maria Caires 


Por José Maria Caires 


O MOVIMENTO DUPLICA SUDOESTE é fruto de muitas discussões, de muitas reuniões e de muitas opiniões, com a participação de tantas entidades e pessoas inteligentes, é natural que algumas sugestões podem até destoar do que a esmagadora maioria definiu: MELHOR UM ACORDO QUE UMA DEMANDA INTERMINÁVEL.

Inclusive não descartamos o rompimento do contrato com a  VIABAHIA, desde que o Exército Brasileiro assuma a concessão, fazendo o essencial e obrigatório, até que  conclua o processo licitatório e, uma nova concessionária assuma a BR-116.

A lista de demandas da VIABAHIA exorbita o trivial, mas nos parece que a quantidade de exigências para o reequilíbrio é intencional, para ter margem de negociação, imaginamos assim.

Não podemos admitir que a VIABAHIA não conhecia a natureza do solo massapé da BR-324, que exige maiores investimentos para terceira faixa, outro ponto é que , o Governo Federal tenha que ressarci-la indenizando-a, dos prejuízos causados na greve dos caminhoneiros, que a concessionária deixou de arrecadar, exemplos apenas para ilustrar que há extrapolação de demandas incabíveis.

Do outro lado, não existe justificativa ANTT segurar os projetos dos VIADUTOS do ANEL VIÁRIO de Vitória da Conquista, sem sequer analisar por mais de quatro anos, (apenas um exemplo, como alega a VIABAHIA).

Ambos lados precisam “baixar as armas” ceder no que for possível, mas não é admissível 12 anos de exploração de um bem público, cobrando pedágios, sem contrapartida da VIABAHIA. São milhares de acidentes todos anos, centenas de mortes e ainda atrasando o desenvolvimento da Bahia, apostando na morosidade da justiça brasileira e sem solução à vista.


Por essas razões é que MOVIMENTO DUPLICA SUDOESTE, aprova a portaria 317 de 28/03/2023  do Ministério dos Transportes que busca uma solução consensual.

É bom ressaltar que uma condição “sine qua non” é o imediato início das obras de duplicação e que comece pelo trecho mais sacrificado da BR-116, que é o Município da Capital do Sudoeste da VIABAHIA.


JOSÉ MARIA CAIRES

DUPLICA SUDOESTE

DURVAL SACERDOTE DE MENEZES


 Durval Menezes 


Por Allan de Kard 


DURVAL SACERDOTE DE MENEZES


Quando menino, perambulava aos domingos pela manhã na praça Abdias Menezes, feirinha do Bairro Brasil, a cata de alguns trocados, através da venda das minhas parcas porém valiosas forças de trabalho. Vendia fósforo e picolés, pegava carregos, engraxava sapatos no capricho e tudo mais que a inspiração mo permitisse. A mesma inspiração que move o nosso amado Durval Lemos de Menezes. Certo dia quando fitava a placa com o nome da praça, onde se via Praça Abdias Menezes, e não Abedias como havia eu datilografado em cerca de setecentas carteiras de estudante, a mando do meu saudoso Pai. Fato que me rendeu uma sova homérica. Fui sacudido por um pipoco de trovões que me fez viajar no tempo e no espaço.

Mau sabia eu que iria construir fortes laço s de amizade com o neto daquele importante senhor. Durval vem do germânico, Thorvald que vem do Antigo Nórdico, que significa  Sacerdote de Thor ( deus do trovão). Estava ali uma destas filigranas proféticas que recheiam as nossas vidas, desde que tenhamos a acuidade visual para percebermos tais sinais.  Logo mais, haveria de ouvir pela vez primeira o nome de Durval, na época Diretor do Centro Integrado de Educação Navarro de Brito.  Para mim era um gigante, pois as crianças e jovens vêem os adultos como gigante. Mais tarde o sentido literal foi substituído pelo sentido metafórico, quando me fiz homem, e voltei a encontrá-lo, desta feita já na condição de amigo, na ocasião da feitura do Livro a República dos Miguelenses, quando fui convidado por ele a fazer a capa do livro.  Passei a narrar a história de meu avô, João Cardoso, tropeiro analfabeto, portador de uma sabedoria invejável, também natural do fabuloso vale do Jequiriça. Tal narrativa, valeu a inclusão de sua história no livro. Então o Senhor trovão, verdadeiro sacerdote das Letras passou a ocupar lugar especial no meu coração. Gigante em todos os sentidos, defensor da Justiça. Poucos como ele vêem os horizontes de forma tão larga. Profundo conhecedor da história de seu povo. Durval é um destes homens que grafam na Rocha sua história de forma indelével. Quisera eu ter a capacidade de colocar no papel tudo aquilo que lhe é devido em forma de agradecimento pelo tanto que representa para nossa Pólis.

Sua voz, como os trovões ecoará na eternidade.

Se seu amigo para sempre

Allan de Kard, outono de 2023


Foto: blog do Anderson 


quinta-feira, 4 de maio de 2023

UMA EXCELENTE NOTÍCIA…

José Maria Caires 



 DUPLICAÇÃO DA BR-116 NA BAHIA.


UMA EXCELENTE NOTÍCIA…

No dia 03/05/23 foi publicada no DOU a portaria 317 do Ministério dos Transportes, que criou o Grupo de Trabalho para apresentação de proposta de solução consensual para a Rodovia BR-116 administrada pela VIABAHIA.

A comissão será presidida pelo Secretário Executivo do Ministerio dos Transportes;

Farão parte do Grupo. o Secretário Nacional de Transportes Rodoviarios;

Juridico do Ministério dos Transportes e o

Presidente da ANTT

Poderão participar também representante da concessionária e associações.

O MOVIMENTO DUPLICA SUDOESTE já protocolou requerimento para também participar.

O Grupo de Trabalho terá duração de 30 dias.

O DUPLICA SUDOESTE defende o acordo com a  VIABAHIA, desde que a mesma inicie imediatamente as obras e que no documento fique estabelecido a caducidade automaticamente, irrevogável e irretratável, sem direito recurso, caso descumpra o que for repactuado.


JOSÉ MARIA CAÍRES

quarta-feira, 3 de maio de 2023

DUPLICAÇÃO DA RIO BAHIA

José Maria Caires


 DUPLICAÇÃO DA RIO BAHIA

A tentativa do Ministério dos Tranportes de um acordo entre ANTT e VIABAHIA com aquiescência do Tribunal de Contas da União é a melhor solução possível.

É preciso que as partes repensem, mas sobretudo, que a concessionária reduza suas pretenções absurdas, até por que o TCU será o nosso guardião.

Defendemos um acordo sim, desde que contemple o inicio imediatamente a duplicação, as passarelas e dos viadutos. 

Ainda que haja o reajuste do pedágio, mas que não seja exorbitante. Sabemos da insatisfação dos baianos com a VIABAHIA, mas o rompimento do contrato litigiosamente, continuará judicializado, impedindo que nova  concessionária assuma a rodovia.

É bom lembrar que uma Licitacao é um processo demorado, se não for interessante pode correr o risco de não ter licitante e havendo participação de interessados, pode inclusive ter um pedágio mais elevado que do fruto de um acordo.


DUPLICAÇÃO JÁ!!!

JOSÉ MARIA CAÍRES

DUPLICA SUDOESTE

terça-feira, 2 de maio de 2023

NIZAN GUANAES

Nizan  Guanaes

 Depois de vender seu grupo de agências por quase R$ 1 bilhão e encarar um sabático no sofá, Nizan Guanaes renasce com seu novo negócio, a N Ideias, desenhando estratégias para algumas das maiores empresas do país, apontando investimentos, inspirando o lifestyle da elite e influenciando os influenciadores 

Espelhos, livros e obras e arte contemporânea valiosas decoram a sala de 36 metros quadrados na cobertura do Edifício Pátio Victor Malzoni, na Avenida Faria Lima, mais conhecido como o Prédio do Google. Sentado em uma mesa longa, diante do skyline mais sofisticado da cidade, Nizan Guanaes pega uma folha em branco e desenha o gráfico de sua carreira de mais de quatro décadas. O gráfico parece um eletrocardiograma, com uma sucessão de altos e baixos. Visionário entusiasmado, estrategista nato, articulador de ideias, apelidado pelos amigos de fênix, Nizan Guanaes pensa grande e fala muito. Fala e faz. Para permanecer no topo da indústria da comunicação, já morreu e renasceu pelo menos meia dúzia de vezes.  

Sua última e bem-sucedida sacada foi a criação da empresa N Ideias, na qual atua sozinho, acoplando equipes quando necessário e direcionando o trabalho de outras agências contratadas. Dessa forma leve, sem os custos nem os ônus das grandes operações, Nizan atende empresas capazes de alterar o PIB nacional, como Itaú, Marfrig, Ânima, Suzano, Magalu e JHSF. Não como uma agência de publicidade e sim como o senhor das estratégias, direcionando objetivos e ajudando a trançar caminhos para atingi-los. A ideia da consultoria começou a ganhar forma em 2015, depois da venda Grupo ABC para a americana Omnicom por cerca de R$ 1 bilhão. 


Fonte: Forbes 

sexta-feira, 14 de abril de 2023

CONFRARIA DA CASA VERDE.



CONFRARIA DA CASA VERDE

Por Allan de Kard 

A casa Verde é a minha morada, construída de Luzes, foi encravada no centro do mundo, num cantinho especial desta urbe, onde só vai quem tem negócio.  Fica nos Estados Unidos do Kalango Nu.
E esta foi uma noite infinitamente especial, pois recebemos amigos do Coração para um café promovido a quem de direito. Era num fim de tarde, mas a tarde virou noite e a noite virou magia.  O bate papo correu solto, sem pressa e sem amarras. A energia era boa, com encanto em cada canto. Tanto que o canto surgiu da garganta do Maravilhoso Xangai, que entoou o canto dos passarinhos, e de canto em canto, brotou uma fazenda de lindas melodias. A vontade de todos era de que o tempo parasse ali mesmo para eternizar o momento. E Anselmo Vasconcelos, se encaixou como uma luva nessa confraria de Amigos.
Atenção para a chamada.
Anselmo Vasconcelos
Xangai
Rosa e Julio Aurich
Kleber Avelino e Bia
Beto Magno 
Valéria Vidigal
Irmã Lemos
Armênio Santos
Luana Sena
Tina Rocha
Roberto e seu assistente 
Allan de Kard e Sol
Keka
Claudia
Graça