domingo, 16 de maio de 2021

MEMÓRIAS DE UM PERDULÁRIO ( O FILME )


Beto, gostei dessa homenagem a Uita, uma pessoa extraordinária e única sob todos os aspectos.
Vai ser impossível encontrar outro Mamola... até no nome ele foi diferente... Uita Mamola... muito mais do que Wilton Amorim... quem é Wilton Amorim perto de Uita Mamola?
Ele um foi dois para sempre.
Sabe-se lá onde estão agora.

Gostei. 
Luiz Edgar Ferraz de Oliveira.

sábado, 15 de maio de 2021

PARABÉNS AO PROJETO QUINTAS DE MAIO E AO AMIGO VADINHO BARRETO!


 BETO MAGNO

HOMENAGEM PÓSTUMA Á WILTON AMORIM ( UITA MAMOLA )


 Homenagem póstuma à Wilton Amorim

MAMOLA

MEMÓRIAS DE UM PERDULÁRIO
Envolta num fascínio indescritível emerge mágica múltipla e desafiadora a vida, transmutada em infinita progressão mas como descobrir os seus segredos sem provar do mel e do amargo do fel, sem habitar castelos e escombros, sem percorrer palácios e abismos, sem conhecer intensa e profundamente o antagonismo facial dessa misteriosa moeda? este portanto é um filme feito de risos e lágrimas, de cenas e imagens reais projetadas do arquivo das " Memórias de um Perdulário ".

Direção e Roteiro: Beto Magno
Produção: VM FILMES
Ano: 2002
Caricatura: Kleber Trajano
Trilha sonora: Alex Baducha
Narração: Ricardinho Benedictis
Musica: Balada do Louco com
Ney Matogrosso
Figurino: Graça Rabelo
Trechos de poemas: Fernando Pessoa
Realização: Star Vídeos Produções

segunda-feira, 10 de maio de 2021

AFINIDADES DIPLOMATICAS... QUEM GANHA É NOSSA VITÓRIA DA CONQUISTA

Vereador Chico Estrela e a Prefeita Sheila Lemos

Chico Estrela vinha sendo o calo no sapato da prefeita Sheila Andrade desde que ela assumiu o governo interinamente. Com a posse definitiva Chico não deu tréguas, vinha jogando duro no parlamento municipal preocupando o governo que quer deslanchar nesse início de gestão.

A prefeita Sheila mostrou que não é amadora, ao contrário, articulou com o goleiro e o levou para o seu time, cujo desfecho foi encerrado durante o dia de hoje.

Parece fake, mas não é, é a mais pura verdade. Chico Estrela quase perde todos os cabelos da cabeça, mas “ele se sente em casa”, como afirma o seu chefe de gabinete, Lula de São Sebastião, a quem eu perguntei por último, depois de me manter informado com outras fontes.

Maiores detalhes em outra matéria que soltarei amanhã.

Fonte: Blog do Agito Geral

Pedro Alexandre Massinha


 

quarta-feira, 5 de maio de 2021

WILTON AMORIM (MAMOLA)

Uita Mamola
 

“Quem são os homens mais do que a aparência de teatro? A vaidade e a fortuna governam a farsa desta vida. Ninguém escolhe o seu papel, cada um recebe o que lhe dão. Aquele que sai sem fausto, nem cortejo, e que logo no rosto indica que é sujeito à dor, à aflição, à miséria, esse é o que representa o papel de homem. A morte, que está de sentinela, em uma das mãos segura o relógio do tempo. Na outra, a foice fatal. E, com esta, em um só golpe, certeiro e inevitável, dá fim à tragédia, fecha a cortina e desaparece”
Matias Aires.

domingo, 25 de abril de 2021

MEU PAI (O FILME)




 SINOPSE
Em Meu Pai, um homem idoso recusa toda a ajuda de sua filha à medida que envelhece. Ela está se mudando para Paris e precisa garantir os cuidados dele enquanto estiver fora, buscando encontrar alguém para cuidar do pai. Ao tentar entender suas mudanças, ele começa a duvidar de seus entes queridos, de sua própria mente e até mesmo da estrutura da realidade.

Meu Pai não é apenas um dos melhores filmes do Oscar 2021, mas também um dos melhores da carreira de Anthony Hopkins – e isso é um feito enorme. O drama familiar dirigido por Florian Zeller coloca o espectador no meio da confusa mente de um senhor de idade, fazendo do filme uma experiência tocante e, ainda assim, magnífica.

A trama inicialmente conta como Anne (Olivia Colman) tem se desdobrado para que o pai, Anthony (Anthony Hopkins), fique confortável antes que ela mude para o exterior. Ele tem alguns problemas de saúde e constantemente rejeita as cuidadoras designadas para cuidar dele.

O foco, no entanto, rapidamente muda para o desafio de entender o que está acontecendo ali. Meu Pai é a adaptação de uma peça de teatro (também dirigida por Zeller) e se passa todo dentro de um apartamento – às vezes o de Anthony, às vezes o de Anne. No entanto, pequenos detalhes são alterados, pessoas desconhecidas entram e saem com a maior naturalidade, objetos são trocados de lugar. Tudo para que fique clara a confusão mental pela qual o senhor está passando.

O êxito desta tentativa é fruto do profundo conhecimento que Zeller tem da história. Além de guiar perfeitamente os olhos dos espectadores, ele dá espaço para que dois dos melhores atores da atualidade brilhem. O desempenho de Hopkins sequer é surpreendente, uma vez que sabemos o potencial que ele tem para entregar papéis arrasadores.

No entanto, em Meu Pai, ele atinge um nível de perfeição que, no fundo, ninguém espera de um ator já com 83 anos. Já sabemos que ele é incrível, nem precisava de tudo isso para a gente gostar, sabe? Ele impressiona tanto que temos que lembrar que Olivia Colman também está magnífica ao seu lado.


domingo, 4 de abril de 2021

DR. CLOVIS ASSIS (1945/2021)

Beto Magno e DR. Armenio Santos

Por Armenio Santos*


Dr. Clovis Assis, na década de 70, jovem médico e professor, chega em nossa Cidade e logo se destaca.
Entusiasta em praticar o bem, politicamente descoberto e estimulado por Raul Ferraz, foi Secretário de Saúde de nossa Cidade (78/82), ao qual tive a honra de suceder na função no Governo J. Pedral (83/87).
Vocacionado para o bem, juntamente com Dr. Wellington Borba fundaram a CUPE – CLÍNICA DE URGÊNCIAS PEDIÁTRICAS, estabelecimento que lhe deu notoriedade maior, quando ajudou a salvar muitas vidas, haja vista a total facilidade que eles criavam no atendimento infantil, sem BOLODORO ou QUALQUER DISCRIMINAÇÃO.
Quando eu e minha esposa, com recursos próprios, mantínhamos 28 crianças carentes na CRECHE SANSHARA na Rua Joao Miguel Lourenço no Alto Maron, utilizávamos muito dos préstimos da CUPE e da AMIC (Dr. Fabio Ferraz) e, em todos momentos éramos atendidos e estimulados a retornar quantas vezes necessário fosse.
Posteriormente, por questiúnculas politiqueiras, a CUPE sofreu o tremendo baque de exigências sanitárias intransigentes e “exacerbadas”, levando ao fechamento desta estrutura de atendimento pediátrico de nossa Cidade e, sem o apoio e o reconhecimento das suas utilidades e as altas exigências “sanitárias”, foi definitivamente “lacrada” acabando com parte da nossa história e com os benefícios para a população carente.
Recentemente Clovis Assis e toda a Cidade depositaram esperanças na reabertura da CUPE, o que foi drasticamente frustrado.
Foi DEPUTADO FEDERAL E VICE PREFEITO, terminando por ficar refém da sua própria dignidade e intransigência para a “prática do bem sem olhar a quem” no exercício com vocação, das funções e ações públicas que exerceu.
Vá em paz amigo, a certeza dos grandes benefícios praticados em favor da nossa população, o deixa com muito crédito junto a Deus para continuar sua missão de vida.
Este é um reconhecimento e homenagem do seu colega, amigo e cidadão,

* Dr .Armenio Santos é Medico Oftalmologista, 
Ex Secretário de Saúde de Vitória da Conquista - BA
 e Politico por vocação.


THE NEXT DAY ( O DIA SEGUNITE )

A voz do povo é a voz de Deus!
 

SHOW DE TALENTOS NORDESTE

sexta-feira, 2 de abril de 2021

IV MOSTRA DE CINEMA CONTEMPORÂNEO DO NORDESTE


 De 01 a 10 de abril acontece em formato online a quarta edição da Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste. Com mais de 40 filmes em sua programação, o cinema produzido no Nordeste volta a ganhar destaque com o evento. Tendo filmes de todos os estados que compõe a região, a MostraCCN dessa vez ocorre em caráter não competitivo.
Curtas e longas-metragens que compõe essa edição estão divididos em dez programas, sendo que cada programa carrega um recorte com filmes que dialogam entre si desde por temáticas ou por conceitos estéticos em suas propostas.
A IV Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, GOVERNO FEDERAL.
Confira a programação no site -https://mostraccn.art.br/site2/

segunda-feira, 29 de março de 2021

É, WESLEY, NADA A DECLARAR, SÓ LAMENTAR

Dr. Valdir Gomes Barbosa


Por Valdir Barbosa


 É,  WESLEY, NADA A DECLARAR, SÓ LAMENTAR

Na década de noventa tive o privilégio de ministrar a aula inaugural, do primeiro curso de Gerenciamento de Crise oferecido pela Academia da Polícia Militar do Estado da Bahia, nossa briosa e centenária instituição. O balizamento da matéria definido naquele fórum e oriundo do conceito formulado pelo F. B. I., assim dita:

“Fenômeno sócio-político-administrativo que possui natureza crucial e necessita de uma intervenção especial dos órgãos que compõem o Sistema de Defesa Social, coordenados pela Polícia, objetivando abordá-lo, entendê-lo e solucioná-lo de forma a preservar vidas humanas. Uma crise é um problema de grande gravidade e urgência que os órgãos que compõem o Sistema de Defesa Social devem identificar, entender e juntos buscarem soluções aceitáveis objetivando sempre preservar vidas humanas e aplicar a Lei”.

Durante mais de uma década, atuei em casos considerados como tais, na condição de assessor especial de dois Secretários da Segurança Pública do Estado da Bahia, me tornando estudioso do assunto, oportunidade na qual pude adquirir conhecimento específico, no país, diante de mestres do quilate de Roberto Chagas Monteiro e Ângelo Salignac, bem como fora de nossas fronteiras.

O F. B. I., responsável por apresentar soluções doutrinárias no tocante ao assunto, lastro das teorias aplicadas em várias partes do mundo, inclusive, no Brasil, assim o define: “CRISE É UM EVENTO OU SITUÇÃO CRUCIAL, QUE EXIGE UMA RESPOSTA ESPECIAL DA POLÍCIA, A FIM DE ASSEGURAR UMA SOLUÇÃO ACEITÁVEL”, aduzindo ainda que o “GERENCIAMENTO DE CRISE É O PROCESSO DE IDENTIFICAR, OBTER E APLICAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS À ANTECIPAÇÃO, PREVENÇÃO E RESOLUÇÃO DE UMA CRISE”.

Também, segundo o mesmo instituto, os objetivos preponderantes do gerenciamento de crises, justo nesta ordem seriam: “PRESERVAR VIDAS, REFÉNS, PÚBLICO, POLICIAIS, CRIMINOSOS, além de PRESERVAR O PATRIMONIO, RESTAURAR A ORDEM E APLICAR A LEI”.

Destarte, imprescindível considerar que a aplicação da lei, primado essencial na seara onde militam os integrantes da administração justiça, neste caso, se rende ao inafastável objetivo do gerenciamento de crise, qual seja, a preservação da vida a qualquer custo.

Aliás, os mestres, responsáveis por transmitir conhecimento a todos quantos à frente haverão de se dedicar, ao dificílimo labor de gerenciar crises são enfáticos e repetitivos na assertiva de que, neste particular, é imperativa a necessidade de: “NEGOCIAR, NEGOCIAR, NEGOCIAR E, QUANDO NÃO HOUVER MAIS CONDIÇÕES DE NEGOCIAR, CONTINUAR NEGOCIANDO".

No que respeita a ações imediatas, assim se instale a crise, dita doutrina não poupa recomendações, no tocante a contenção e isolamento do ponto crítico, taxando-os de medidas imprescindíveis, para que o trabalho dos responsáveis pelo gerenciamento seja concluído com êxito.

Dentre as dezenas de casos nos quais atuei, seja em crimes de extorsão mediante sequestro, assaltos com reféns, motins em presídios, um dos que assumiu maior repercussão na mídia nacional, extrapolando até mesmo nossas fronteiras foi o de Leonardo Pareja que manteve refém, jovem da sociedade baiana, por alguns dias, no Hotel Samburá em Feira de Santana.

Constatou-se ali, a inexistência de isolamento - metade da população de Feira, durante o evento esteve postada em frente ao palco das operações, quase chegando à porta da hospedaria onde se desenrolava o drama, impedindo, dentre outras coisas, o posicionamento de snipers, para possível uso de ação tática -, bem como a inobservância da contenção do ponto crítico facultando ao promotor da crise ter todo o hotel sob seu domínio, onde passeava livremente suas ameaças e bravatas.

Ditos senões, me obrigaram sugerir a troca de refém – que efetivamente ocorreu -, razão pela qual fui criticado pela comunidade de profissionais do país inteiro, vez que a doutrina não considera tal medida apropriada, sobretudo, em face da síndrome de estocolmo - relação de simbiose entre refém e algoz - que pode ser utilizada, no momento e da forma precisa, durante as negociações.

Bem, tudo para perguntar:

Wesley, por que seus colegas não lhe contiveram no ponto onde começou a trama, próximo ao Forte onde se localiza o Farol da Barra e ainda sob a luz do dia, lhe tendo represado ali aproveitaram o ambiente propício para aproximação e uso de recursos não letais visando contê-lo?

Wesley, por que ao invés, disto, não houve propósito de cercear sua investida para mais perto da praça, onde os riscos aumentaram frente a todos os presentes - você, seus colegas que buscavam solucionar a situação e o povo em geral?

Wesley, porque não se percebeu que estes equívocos fatalmente aumentariam seu estresse e você poderia adotar alguma medida que de certa forma autorizasse usar força letal em seu desfavor?

Wesley, por que, já que a situação estava a ficar sem controle, o comandante da cena de ação não autorizou que sniper fizesse um disparo capaz de imobilizá-lo, o que impediria a gravidade do desfecho?

Wesley, não é momento de politizar seu infortúnio, apenas e tão somente discutir questões técnicas que fizeram de você, um policial, vítima, sem opção de nova chance.  

É, caro Wesley, nada a declarar, só lamentar e lembrar Einstein:

“TODA DECISÃO ACERTADA É PROVENIENTE DE EXPERIENCIA. E TODA EXPERIENCIA É PROVENIENTE DE UMA DECISÃO NÃO ACERTADA”.

Salvador, 29 de março de 2021.

Valdir Barbosa