quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

O SEGUNDO MAIOR MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO BRASIL DE PORTAS ABERTAS EM 2022

Por Rada Rezedá
 

Museu de Kard, localizado em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, numa área de aproximadamente meio milhão de metros quadrados, o segundo maior museu de arte contemporânea do Brasil se prepara para a inauguração oficial muito em breve, no início de 2022, apesar de já possuir algumas áreas abertas à visitação do público.

 

Vitória da Conquista é considerada a porta de entrada para a Chapada Diamantina, região que recebe turistas de todo Brasil e do mundo. Localizado na rodovia BA-262, o Museu de Kard possui duas galerias e 700 obras de esculturas a céu aberto. O projeto arquitetônico resolve questões de ordem funcional e de ordem estética, observando os contextos físico, cultural, socioeconômico e tecnológico: A obra Tributo a Mondrian, um cubo localizado logo na entrada, é o setor administrativo do museu, bem como a loja e o auditório; a obra Ascenção, uma pirâmide que remete a evolução humana, é também uma galeria de artes, e assim acontecem com outras obras. O projeto paisagístico do Museu de Kard valoriza as espécies endêmicas (madeira nova, favaca, canjão, dentre outras nativas da região), espécies exóticas e está trabalhando na revitalização de uma riacho e de uma lagoa existentes no local.

 

 
 
 

São 700 obras de escultura e duas galerias: Pirâmide, abrigará  permanentemente 750 obras do idealizador do museu, Allan de Kard, e a galeria Mix, que receberá peças de vários outros artistas,

 
 
 

A galeria Mix foi inaugurada em 4 de novembro último com a Expo Arte Conquista, que dispõe de 80 obras artísticas em homenagem aos 181 anos da Jóia do Sertão baiano, a cidade de Vitória da Conquista. Os artistas expositores são: Valéria Vidigal, Alex Emmanuel, Domício Campos, Lilian Morais, Romeu Ferreira e o próprio Allan de Kard. A Expo Arte Conquista esteve aberta, gratuitamente, ao público até 15 de dezembro de 2021.

 

 
 
 
 

Na entrada do Museu de Kard o visitante é recebido pela imagem majestosa da Arara Canidé. Também conhecida como Arara-Amarela, vive em bandos, é monogâmica e muito encontrada em todo o Brasil.

 

Arara Canindé

Flor do Cacau, do artista plástico Mário Cravo. Esta obra foi doada ao Museu de Kard, pelo próprio escultor, que também criou o Cristo Nordestino, localizado em Vitória da Conquista, com feições nordestinas, que relembra a situação econômica e social da população sertaneja, e possui 33 metros de altura. O monumento foi inaugurado em 1980.

 

Flor do Cacau

 
 
 
 

O Conselho trata do exercício de poder. São treze membros de um conselho, o presidente ao centro e todos numa posição de reverência, com uma das mãos no peito e outra escondida nas costas, cada uma delas esconde um objeto diferente. A obra começou em 2012 e foi finalizada em 2021.

 
 
 
 
 

Xadrez Nordestino, possui 900 metros quadrados, representa cangaço versus o Estado. “Do lado do cangaço estão Lampião e Maria Bonita, rei e rainha; Antônio Conselheiro é o bispo, o jumento é o cavalo, a torre de Bom Jesus da Lapa é a torre, e os cangaceiros são os peões”, explica o escultor Allan.

 
 
 
 

As guardiãs do Tempo faz referência a um calendário e possui 1 km e 600 metros, “Trata-se do tempo, que é a matéria-prima mais importante, é a mais perecível que a vida nos oferece. São 366 guardiãs do tempo, uma para cada dia”, afirma o artista.

 
 

A área do Museu de Kard era um antigo lixão da cidade de Vitória da Conquista e, por isso, todos os sapatos encontrados no local foram recolhidos e estão sendo transformados na obra Em que pé anda? fazendo uma referência a transformação do homem. Esta é obra que ainda não está totalmente concluída.

 
 

Mãos, interior da Pirâmide

 
 
 

Ceia, interior da Pirâmide

 
 
 

A obra Ascensão significa a saga evolutiva do átomo ao arcanjo. O ciclista que se põe a escalar a Pirâmide evolutiva rumo ao infinito representa o ser nesta busca, num verdadeiro Teotropismo positivo. Vista de frente, nota-se que a porta da pirâmide não se encontra no centro, para que o observador sinta o impulso de deslocá-la para o centro, sugerindo que a Ascensão seja a busca infinita pela perfeição

 

O Museu de Kard possui muitas outras obras de arte, como: Mon SoleiDesejos e DeverMater (figura masculina e feminina em estado de gravidez), Resistência, Tributo a MondrianMonumento ao Gráfico, Labore per Vitae, o Vento, Lápis na Mão, Sala de Estar, Diversidade Fenotípica, Monumento aos Heróis da Saúde, Jogo da Velha, Zigoto (ovo estrelado), Tukurê, Sonho de Menino (24 obras), Ode ao Amor, Transbordo, Sem Rumos e Pramix, Quo Vadere, (Aonde Fostes, conhecido como Labirinto, com 150 metros quadrados e 80 toneladas de cinzas no piso, com fotos de crianças desaparecidas).

São mais de 800 preciosidades entre esculturas e pinturas reunidas em um só lugar. Para conhecer muito bem tudo isso de perto, com certeza levariam alguns dias; a boa notícia é que o Museu de Kard pode ajudar o visitante a fazer uma pré-seleção dos pontos de interesse, e, assim, os amantes da arte podem organizar melhor a visita. Para ter uma ideia geral e ver as obras mais destacadas, é necessário dedicar pelo menos uma manhã completa para percorrer o museu. Mas é bom lembrar que apesar de já ter áreas com livre acesso, o público só poderá desfrutar de tudo, oficialmente, a partir de março de 2022.

“O Museu de Kard é um patrimônio cultural que engradece Vitória da Conquista e o Brasil. Todas as obras são de grande relevância, mas tem uma delas que é a Quo Vadere, também conhecida como Labirinto, que é enigmática e de importante cunho social, pois é uma espécie de grito de alerta sobre as crianças desaparecidas. No percurso do Labirinto serão expostas fotos, em cerâmica, das crianças que nunca voltaram para seus lares. Quem entrar no Labirinto terá sensações parecidas com as das crianças desaparecidas, isso é transformador” declara em tom decisivo o cineasta baiano, Beto Magno.


Allan de Kard

Artista plástico e agrônomo, Allan é o idealizador do Museu de Kard. Foi finalista do Troféu Prime e, em 2016, foi indicado como personalidade conquistense quando teve o privilégio de acender Pira Olímpica durante passagem da tocha pela cidade.

Exposições: Kaypê, Equilibrium, Solidare, Tukurê, Caminhos da Paz, dentre outras. Participou também, com suas esculturas e telas, da exposição Além Mar, em Coimbra, Portugal e do 3º Salão do MAM da Bahia, em 1995.

“Construo caminhos por onde trafego. Crio técnicas próprias. O pior para uma obra de arte é o silêncio, o descaso”,

Allan de Kard.


Valéria Vidigal

Conhecida como a “Artista do Café”, Valéria Vidigal é cafeicultora e artista plástica e já realizou mais de 100 exposições com a temática do café. Idealizadora do Encontro Nacional do Café, que em 2021 está em sua 15º edição, Valéria é vice-presidente do Museu de kard.

 

Valéria Vidigal

Fotos da matéria: Marcelo Saback )


Rada Rezedá é  Atriz, Jornalista e Cineasta.

fonte: http://www.lavogacompass.com

Berlim/Alemanha 

http://www.blogcarolinabrasil.com

Miami/USA



quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

FELIZ ANO VELHO

Dr. Ronaldo Soares e Dr. Afranio Garcez

Por Beto Magno

Foi com grande alegria e felicidade que tomei conhecimento, que o meu amigo e ex-professor Dr. Afranio Leite Garcez, foi homenageado pela OAB – Seção de Vitória da Conquista, pelos seus relevantes serviços prestados no efetivo exercício da advocacia, na área cultural,  e a sociedade conquistense. Tal título constituiu da entrega pelo presidente da OAB/Conquista na presença dos presidentes de outras seccionais, autoridades da OAB Federal, numa justa homenagem ao advogado, que também é um estudioso cuidadoso do direito e do sistema jurídico brasileiro, e que somente gosta de compartilhar suas ideias com poucos, e eu sou um deles. Também é jornalista, escritor, membro efetivo e procurador jurídico da Academia Conquistense de Letras, ocupando a cadeira que possui como patrono o escritor Guimarães Rosa. Já são mais de 4 décadas de advocacia, e não desiste de continuar a exercer a advocacia principalmente na defesa dos menos favorecidos.  O Dom Garcez como gosto de chamá-lo, é detentor de vários títulos e moções de aplausos concedido pela Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. É um daqueles pensadores que atravessa a vida deixando sementes, árvores e flores para que outros possam se beneficiar. Possui uma invejável biblioteca onde se encontra livros não somente de direito, mas de todos os ramos culturais e até mesmo religiosos, e o engraçado é que mesmo sendo católico, jamais o vi falando ou discriminando outras religiões, muito ao contrário, estuda todas elas, e defende com toda a força que possui, embora já com 65 anos de idade, que aparenta não ter, adoentado não foge a luta quando para ela convocado.  Liguei para ele para parabeniza-lo, e ele calmamente agradeceu-me, e acrescentou: “Beto sou um homem sem muito teres e haveres”, mas sinto-me feliz com o que tenho e continuo estudando. E nem penso numa aposentadoria, somente se Jesus Misericordioso, ou minha Nossa Senhora das Garças, através dos meus protetores espirituais que acostumamos a denomina-los de anjo da guarda, me chamem para outra morada que não sei designar o nome, mas irei feliz, pois ao contrário do mandacaru que não dá sombra e nem encosto, eu sei conceder tanto a sombra quanto o encosto, e complementa citando o versículo “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. Paulo de Tarso, Bíblia, 2 Timóteo 4:7-8. E assim prosseguirei. Na área cultural segue firme com suas posições ideológicas, parece-me que tem mesmo a ver com o seu patrono na Academia Conquistense de Letras, o Guimarães Rosa. É advogado de primeira grandeza e sagaz inteligência e perspicácia. Possui trânsito livre entre todos, e considera o Dr. Ruy Medeiros seu Mestre (ambos fizeram pós graduação juntos), assim como o Dr. Evandro Brito. Em nossas conversas quando estou em Vitória da Conquista conversamos uma tarde inteira sobre cinema, cultura, os amigos que se foram, como os saudosos Lázaro Faria, Dr. Valdir Barbosa, Nando da Costa Lima , Uita Mamola e os que ainda estão entre nós: Allan de Kard, Valéria Vidigal, Dr. Armenio Santos, Kleber Avelino, Pedro Alexandre Massinha, Chico Estrella, literatura e os rumos que o cinema nacional precisa tomar rapidamente. Reconhece até mesmo entre àqueles que ele julga que não deve manter amizade as virtudes dos mesmos. Prefere apenas cumprimentar e nada mais. Muitas vezes eu o questionei sobre esta sua atitude, não o criticando mas apenas por curiosidade, e ele respondeu-me: “Beto não desejo e nem quero ter inimigos, nem mesmo gratuitos, pois não tenho condições financeiras para compra-los, mas prefiro agir assim pois nada de interessante eles possuem para conversar.  Já fez mais de 50 júris gratuitos ou não, e ultimamente diz, agora que meus cabelos estão brancos, é que estou aprendendo a ser mais sábio e prudente.  E é neste ponto que acho que ele possui uma porção do Guimarães Rosa dentro dele. Enfim, tenho o maior orgulho de tê-lo como meu mentor, amigo e parceiro. Parabéns Dom Garcez, Vitória da Conquista precisa mais e mais de pessoas como você.






terça-feira, 21 de dezembro de 2021

"NARCISO E O LAGO"

            Elomar e Xangai


Hoje nós temos um motivo a mais para irmos à Praça Tancredo Neves. Já está convidativa, é verdade, luzes acesas, músicas natalinas, ternos de Reis, pessoas, amigos, famílias, o ambiente é terno, cultural. Ali, ao lado da catedral da nossa padroeira que nos protege e abençoa, está a Casa Regis Pacheco, onde acontece a programação em homenagem ao Centenário de Arte Moderna com exposição de trabalhos de diversos artistas conquistenses.

Então, o que está acontecendo já é motivo para você sair de casa, só que hoje será uma noite muito especial, quando o secretário de Cultura e Turismo, e mais que isso, o amigo e parceiro Xangai cantará em homenagem ao menestrel Elomar Figueira de Melo na data do seu aniversário.

Na noite de hoje, mais do que sempre, a praça é do povo.

Fonte: Blog do Massinha
 

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

LUZES DE NATAL - VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA - BRAZIL

foto: Secom PMVC

  Prefeita Sheila Lemos e o Secretário de Cultura  Eugenio Avelino (XANGAI)

Já virou tradição, todos os anos a prefeitura municipal de Vitória da Conquista comemora as festas de final de ano em clima de muita luz e fé. 
Já no início do mês de dezembro as luzes que embelezam, talvez, o principal cartão postal da cidade, a Praça Tancredo Neves, foram acesas pela prefeita Sheila Lemos e pelo secretário de Cultura e Turismo, Esporte e Lazer, o renomado artista Xangai, causando uma reação positiva do público que acompanhou o ato.

 
 
Com isso os conquistenses e visitantes já podem ir ao centro da cidade, fazer um compras, movimentar o comércio e se divertir com a família naquele espaço que é a cara da capital do sudoeste da Bahia.
Simultaneamente foram acesas as lâmpadas do Cristo de Mário Cravo, outro equipamento que atrai a visitação dos nativos e turistas que frequentam a terra de Elomar Figueira de Melo, de Glauber Rocha e de tantos artistas consagrados e outros que começam a despontar para o cenário nacional.
A Secom traz com detalhes o que aconteceu na nossa praça na última segunda-feira, 06/12:
Prefeita Sheila e Xangai ligam iluminação natalina da Praça Tancredo Neves e público aprova novidades
Ao fim da contagem regressiva comandada pela prefeita Sheila Lemos, cerca de um milhão de lâmpadas se acenderam na Praça Tancredo Neves na noite desta segunda-feira (6). A inauguração da tradicional iluminação natalina foi acompanhada por um público ansioso para conferir as novidades preparadas para este ano pela Prefeitura de Vitória da Conquista.
O presépio que apresenta o Menino Jesus, Maria e José com feições sertanejas é uma delas. “Todos com aparências nordestinas, sertanejos como nós somos. Então é uma inovação de não fazer aquele Natal como é vendido comercialmente, e sim um Natal de nós, sertanejos. É esse o espírito do Menino Jesus de renascer em nossos corações a cada dia”, comentou a prefeita Sheila Lemos, e convidou a população a visitar a praça até o dia de Reis, 6 de janeiro, para desfrutar as belezas do espaço.
A outra novidade é que, este ano, as luzes não transpassaram as árvores e arbustos da praça. A proposta é evitar interações agressivas com a fauna e a flora e preservar o meio ambiente. Por isso, foram instaladas estruturas metálicas para dar vida a túneis de luz, pergolado e grandes cortinas de led, que chegam a seis metros de altura. Acima da cascata, foi instalado um palco flutuante para recepcionar as apresentações de corais.
As mudanças foram propostas pelo secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, o músico, cantor e poeta Xangai. “Pensamos em fazer uma iluminação bonita e criativa, as árvores todas estão visíveis com essa iluminação. Havia sempre também um costume de instalar uma árvore de Natal dentro do lago, mas o lago mostra o reflexo dessa beleza toda, a bandeira de Conquista”, explicou o secretário.
O público aprovou as novidades. “Ficou muito show”, disse o assistente técnico Emerson de Castro, que veio assistir ao espetáculo com a esposa Júlia e a filha, Maria Melinda, de dois anos. “Trouxe minha filha logo na inauguração. Estávamos ansiosos, porque agora ela tá começando a entender e ficou muito impressionada. Tá de parabéns,de verdade”, completou.
A designer de interiores Maria Lima elogiou todas as mudanças. “Achei belíssimo, muito lindas essas luzes. Achei muito legal essa ideia de não colocar luzes nas árvores. A ideia, também, do presépio sertanejo, achei muito criativo, a nossa cara, de Vitória da Conquista. Achei tudo muito bonito, inovador. A ideia de colocar a bandeira da cidade em luzes tá muito criativo, muito bonito. Gostei muito”, elogiou Maria.
 
Fonte: Blog do Massinha

domingo, 5 de dezembro de 2021

TRIBUTO A SEMANA DE ARTE MODERNA DE 22


 Tributos à Semana de 22 e a Manuel Bandeira e Tarsila do Amaral                                  



  Os Sapos é um poema escrito por Manuel Bandeira, lido entre vaias e gritos da plateia na Semana de Arte Moderna de 1922, tendo se convertido em um clássico da poesia moderna brasileira. 


 A obra O Sapo, pintada por Tarsila do Amaral em 1228, na técnica óleo sobre tela, e na dimensão 60 x 50 cm, retrata um sapo solitário.    



Assim como Tarsila, o café faz parte da história de Valéria Vidigal. Então ela faz uma pintura introduzindo parte da obra O Sapo, e coloca a xícara de café, motivo que intitula a obra: O Sapo Cafeeiro.



 Manuel Bandeira (1886 - 1968), 


Tarsila do Amaral (1886 - 1973),


 Valéria Vidigal (1968 ...). 

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

TRIBUTO A LÁZARO FARIA

Lázaro Faria

Tributo ao saudoso amigo Lázaro Faria. *1956 +2021. Em 2017 aconteceu  o lançamento Oficial da VM Filmes no espaço de eventos culturais da Fazenda Vidigal de propriedade do casal Gianno Brito e Valéria Vidigal. Em Barra do Choça -BA. Nessa ocasião recebemos figuras ilustres do cinema nacional e convidados importantes da cidade de Vitória da Conquista - BA. Nesta foto, segue um registro do amigo  junto a obra da artista plástica Valéria Vidigal. Esta obra ilustra o Anuário Brasileiro do Café, a convite do editor Romar Berling da Editora Gazeta. Esse trabalho fantástico é uma leitura da foto que o fotógrafo Sílvio Ávila fez da cafeicultura do Planalto da Conquista, registro também para a editora Gazeta.


 

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

INSTITUTO MUSEU DE KARD


 Allan de Kard


MUSEU DE KARD 

Encravado na Jóia do Sertão baiano, mais precisamente no sopé de Serra do Periperi, fica o Museu de Kard, numa área de meio milhão de metros quadrados, será o maior museu do gênero de todo Nordeste. Tenho a honra de ser o “Operário Mor” desta obra, onde diversas galerias abrigarão obras dos mais reconhecidos artistas, tanto daqui como de fora.  Mas também se propõe a expor obras ao ar livre, que certamente fará composição com o belo projeto paisagístico, que aproveitará as aptidões botânicas locais, visto se tratar de um bioma da caatinga.

   Elementos constitutivos da minha história de vida, é que me levaram a conceber esse projeto. Lembro-me que desde a infância, tinha o hábito de construir Quintais imaginários, geralmente muito espaçosos, onde podia mergulhar numa aventura solitária. É como se fosse uma viagem interior, onde podia compulsar lembranças atávicas, e daí produzir, ainda que no campo da imaginação, grandes projetos artísticos.  Sabia desde então, que o maior bem da vida era a Paz, e que o segundo era a Liberdade.

O o Projeto do Museu, encontrei ambos. É como se todos os meus quintais imaginários coubessem ali.

   Assim, posso dizer com certeza que não busco reconhecimento. Ser reconhecido pode até ser uma consequência, mas nunca o objetivo do meu trabalho.  

     O que está sendo construído é uma verdadeira Egregora, onde as energias do esforço produtivo revestida do amor, é capaz de encantar a todos que por lá passar.

     De lá pode-se contemplar o mais belo por do Sol de nosso País, quando o Astro Rei mergulha por detrás da Serra da Tromba, anunciando  o ocaso de mais um dia.

    E um sentimento de esperança contagia a todos. A sonoridade da música, que parece ecoar de todos os cantos, invade a Alma do transeunte. Porque sendo a Alma de emanação Divina, está Vinculada, a verdade, o bem e o belo.

Allan de Kard Primavera de 2021

#allandekard #museudekard

#vmfilmes #cinema #vitoriadaconquista #bahia #brazil

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

FENASDETRAN


 Mário Conceição

Hoje o Presidente da FENASDETRAN, (Federação Nacional de Detran) Mario Conceição recebeu do Superintendente da TRANSALVADOR - Marcus Passos  *CERTIFICADO DE RECONHECIMENTO*, pelo trabalho continuo e o esforço empreendido em  *SALVAR VIDAS* no Trânsito da Capital Baiana. A FENASDETRAN é parceira da VM FILMES em vários projetos.


O Cinema


Beto Magno 


Por Beto Magno

Cinema é uma expressão artística. Chamarmos de 7ª arte. Mas a que tipo de cinema nos referimos quando falamos de arte? É evidente que o cinema em seus primórdios era muito mais arte do que atualmente.
Comparando as histórias dos filmes de antigamente com as de hoje podemos notar uma gritante diferença. Falava-se de bonitos valores humanos, fortes laços de amizade, regeneração, arrependimento e perdão, bravura e perseverança.
Hoje temos filmes que não só são isentos de arte como parecem zombar da inteligência de quem os vê. Salvo raras exceções, é claro.
Enlatados, pastelão, comédias com piadas ridículas e até ofensivas, estes filmes passam bem longe da arte. São feitos para gerar lucros e popularidade a seus diretores, que se sairiam bem melhor como publicitários de cerveja de humor duvidoso do que dirigindo filmes. Seu humor reciclado não tem expressão artística alguma.
Filmes bons geralmente não se utilizam de muita tecnologia, são mais roteiro e interpretação do que efeitos especiais e computação gráfica. Bons atores e atrizes e uma bela história. E então temos um filme promissor.
Já os produtos cinematográficos enlatados, geralmente dão preferência a atrizes "boas" e não a boas atrizes; se esta não consegue subir o ibope com suas curvas e litros de silicone, então não é a atriz ideal. Notam-se também muitas cenas de violência gratuita, criminosos virtuais, vilões bonitos e carismáticos etc. Tudo o que é necessário para desviar mentes sãs para o mau caminho.
Adolescentes, ao verem certos filmes, saem do cinema com o desejo de possuir poderes sobrenaturais, soturnos ou saltar de um prédio a outro sem o mínimo esforço, como se isso fosse algo absolutamente normal.
Quem já assistiu a filmes em preto e branco e até mesmo alguns filmes dos anos 70, 80 e meados da década de 90 pode notar que ali sim havia uma certa preocupação com o roteiro, a mensagem a ser passada. A partir da metade dos anos 90 é que as coisas começaram a mudar. Para pior.
O nome da rosa, a vida é bela, o fabuloso destino de amélie poulain, os excêntricos tenenbaums, sociedade dos poetas mortos, gênio indomável, casablanca são exemplos de belíssimos filmes com mensagens que realmente tocam o coração de quem os assiste.
Bons filmes deixam marcas, emocionam, tornam-se inesquecíveis, sem dúvida ver um bom filme é uma experiência transcendental. Altamente recomendável. É como uma terapia para a alma.
Há que se ter por isso, bom senso para saber discernir o que é bom do que é ruim ao entrar numa plataforma de streaming de vídeo. Por esse motivo é melhor evitar filmes muito ricos em tecnologia e efeitos especiais. Certamente, os mais simples sempre terão roteiros melhores e mais bem-acabados. Mensagens realmente belas, para sempre.

 

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

ENSAIO SOBRE O INVISÍVEL


 J.C. D'Almeida e Allan de Kard

Ensaio sobre o invisível.

Inaugurada neste 25 de novembro de 2021 a exposição, Ensaio sobre o invisível do fotógrafo JC D’Almeida, no Shopping Itatiaia em Vitória da Conquista BA.

Foi algo inusitado sob todos os aspectos, a começar pela performance proposta pela competente curadora Dayse Maria de Souza. Os convidados tiveram a honra de participar da montagem da exposição. Um verdadeiro ensaio onde o invisível da fraternidade saltava aos olhos, que tudo podia ver, inclusive o largo sorriso que escondido pelas máscaras se deixavam revelar em cada olhar. Experiência Paradoxal, pois o ensaio sobre o invisível   Trata de um paciente trabalho do fotógrafo nas ruas de Vitória da Conquista registrando de forma casual o cotidiano durante a pandemia do COVID 19. Registra as ruas completamente vazias e a seguida a retomada gradual a normalidade.  Inspirado em Saramago com seu ensaio sobre a cegueira,  devassa com lupa invisível a cegueira humana ante o grande desafio.  Só posso dizer que quem deixou de ir perdeu um dos mais fantástico espetáculo cultural. E ao fundo um outro ensaio acontecia. O de João Omar com seu violão.

   Mas ainda é tempo de se redimir, a exposição permanecerá durante todo o mês de dezembro. E por ser época natalina,dê um presente a si mesmo, vá visitar!!!  Allan de Kard Primavera de 2021

#allandekard # museudekard

terça-feira, 23 de novembro de 2021

VISITA ILUSTRE AO MUSEU DE KARD EM VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA - BRAZIL

Dr. Armenio Santos, Zelito Viana, Allan de Kard, Valéria Vidigal, Secretário de Cultura de Vitória da Conquista Xangai, Vera de Paula e amigos franceses visitam o Museu de Kard.

 "A função da arte é despertar visões internas de cada pessoa, então cada pessoa tem um olhar sobre uma obra de arte, sobretudo quando ela foge dos padrões da dita normalidade. Ela suscita isso e cada um vê com os olhos que têm, fala com os elementos internos que têm. Qualquer posicionamento sobre uma obra de arte é positivo, o pior para uma obra de arte é o silêncio, o descaso. A minha intenção é provocativa, de trazer reflexões e buscar essa análise do ponto de vista do observador. Considero uma proposta inovadora a busca por aliar os quatro grandes saberes humanos: o saber científico, o religioso, o filosófico e o artístico. Todos esses saberes, ao longo da história podemos observar que possui um certo exclusivismo, quando não quer dominar um outro saber. A minha proposta é fazer essa fusão dos saberes, por isso uso física nos meus trabalhos, o equilíbrio, tenho um corrente também religiosa e filosófica através das metáforas, lendas e mitos para a manifestação da arte.." 

 ALLAN DE KARD.

domingo, 21 de novembro de 2021

MONUMENTO EM MEMÓRIA DAS VITIMAS DO TRÂNSITO

 Mario Conceição

Presidente da FENASDETRAN Mário Conceição, juntamente com representantes das entidades e órgãos parceiros, inaugurou hoje dia 21 de novembro de 2021, na Cidade do Salvador -  Bahia a Pedra Fundamental onde será instalado o Monumento em Memória das Vítimas de Trânsito, 
O memorial, ao ser finalizado, terá não só a função mnemônica como também pedagógica. A ideia é que se torne espaço de visitação de estudantes, entidades da sociedade civil organizada, especialistas e intelectuais do setor e toda a população local. Uma homenagem justa e necessária a todos que perderam a vida no trânsito brasileiro e soteropolitano.

A Pedra se encontra aberta para visitação pública no Dique do Tororó próximo ao Estádio da Fonte Nova.

Fonte: Fenasdetran

terça-feira, 16 de novembro de 2021

COMEMORAÇÃO AOS 100 ANOS DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922


Título: Café Di Cavalcanti
Técnica: Acrílica sobre painel
Ano:2021
Dimensão: 174 x 120 cm
Artista plástica: 
V. Vidigal

 Di Divalcanti 

No ano de 1954, o artista plástico Emiliano Di Cavalcanti criou, com exclusividade para o Instituto Brasileiro do Café, IBC, cartaz que enaltecia o café do Brasil. 

Em fevereiro próximo, comemoramos o centenário da Semana de Arte Moderna. 

Minha contribuição foi criar esta releitura da obra de Di Cavalcanti – tributo ao grande artista e um dos principais idealizadores e organizadores da Semana de Arte Moderna de 1922. 

Minha homenagem, de forma bem brasileira: acrescentei, na parte inferior, detalhes da bandeira brasileira e do símbolo do IBC. 

Di Cavalcanti ( *1897 - +1976 )

Valéria Vidigal (1968...)

 

A releitura de arte é a criação de uma nova obra sem se desviar por completo do original, é um exercício de conhecimento e criatividade, recheado de alta intelectualidade.

E,muitas vezes, a releitura é melhor do que o original...
parabéns
Valéria Vidigal! grande inspiração, linda homenagem.

 

domingo, 7 de novembro de 2021

ONDINA AGORA ESTÁ ONDINA...

Beto Magno

 

 Desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), o projeto de requalificação trouxe mudanças significativas para quem trafega pela via Adhemar de Barros

 

A primeira etapa de obras da Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, foi entregue na terça-feira 26/10/2021 pela prefeitura de Salvador. Além de proporcionar melhorias urbanísticas, a iniciativa no local trouxe o conceito de Ruas Completas - similar ao implantado na Rua Miguel Calmon (Comércio) - promovendo mais segurança e conforto a pedestres e ciclistas, através da distribuição democrática do espaço viário. As intervenções foram entregues pelo prefeito Bruno Reis, em cerimônia que contou com a presença de lideranças comunitárias e gestores municipais.

Desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), o projeto de requalificação trouxe mudanças significativas para quem trafega pela via, que possui forte atividade comercial, além de conexão com a Avenida Anita Garibaldi e com a orla de Ondina. A primeira etapa das obras teve duração de oito meses e compreendeu um trecho de 1,2 km de extensão, entre o monumento Meninas do Brasil (conhecido com as Gordinhas de Ondina) e o campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O investimento foi de mais de R$12 milhões.

“A requalificação dessa avenida é um sonho antigo de todos os moradores do entorno. Essa via sofria muito com os alagamentos e precisou passar por uma grande intervenção de drenagem. Além disso, foram implantados novo paisagismo, pista de cooper, pavimento, iluminação em LED, meio-fio em granito”, destacou o prefeito, ressaltando que as últimas chuvas que caíram na cidade não provocaram transtornos na localidade.

Melhorias – Os passeios da Avenida Adhemar de Barros foram revitalizados, oferecendo mais segurança e acessibilidade para o deslocamento dos transeuntes, inclusive pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção. A via também ganhou 480 metros de ciclovia no canteiro central, incentivando à prática do ciclismo. Além disso, a arborização do local foi reforçada com o plantio de novas árvores, a iluminação pública foi modernizada com a instalação de 52 novos postes e luminárias em LED – dispositivos mais eficientes e econômicos.

Também foram disponibilizadas vagas de estacionamento ao longo de toda a extensão do canteiro, em ambos os lados, e instalados mobiliários, como lixeiras, bancos em madeira maciça, assim como equipamentos de ginástica para prática de alongamentos e atividades físicas.

Estátuas – A requalificação da Adhemar de Barros envolveu, ainda, um dos seus principais símbolos: o monumento Meninas do Brasil, conhecido como as Gordinhas  de Ondina. Todo o conjunto artístico foi completamente revitalizado, num trabalho conduzido pelo Studio Argolo – empresa com ampla expertise no restauro de monumentos históricos.

 A ação nas estátuas envolveu limpeza, emassamento, obturação de lacunas e remoção de pichações e cartazes provenientes de ações de vandalismo. As esculturas tiveram a pintura, em tom grafite, refeita. Os serviços duraram cerca de uma semana e foram realizados no próprio canteiro da via, onde as Gordinhas estão situadas. Criado em 2004 pela artista plástica Eliana Kertész (1945-2017), o monumento é composto por três esculturas fundidas em bronze sobre base de concreto, com medidas de três metros de altura cada.

As estátuas fazem homenagem às três raças matrizes do Brasil: a Negra, a Branca e a Índia (cujos nomes são Damiana, Mariana e Catarina, respectivamente). Cada uma delas está apontada para seu lugar de origem: Damiana contempla o mar em direção à África, Mariana vislumbra Portugal e Catarina para o continente da América.

 

Fonte: www.metro1.com.br

 

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

O PÉSSIMO DESEMPENHO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NA BAHIA

Severiano Alves

Em recente matéria publicada em Rede Social, aponta que a Bahia ocupa a 23ª

posição em ÍNDICE DE OPORTUNIDADES DA EDUCAÇÃO, o que motivou critica da 

Oposição Política ao Governo do Estado. Quero me associar ao Processo Crítico não 

do Ponto de Vista do oportunismo político, mas de uma realidade que não 

podemos ignorar, nem tampouco deixar de comentar e opinar. Logicamente que 

estamos tratando de Educação Básica, que compreende as etapas de: Educação 

Infantil (Creche e Pré-escola), Ensino Fundamental (1º Fase e 2º Fase) e Ensino 

Médio, e ao analisarmos a matéria, nos leva a entender que o alcance da crítica é a 

péssima qualidade do Ensino e da Formação, em qualquer das etapas.

Me valendo da experiência de Estudioso da Educação Básica e defensor 

intransigente de Valorização do Magistério e da Melhoria da Qualidade de Ensino, 

quero externar meu ponto de vista, de que a questão do Péssimo Resultado

Avaliação da Educação Básica, não está somente na falta de investimentos na 

Valorização do Magistério e na Estrutura da Escola, mas numa situação que que 

considero crucial e que infelizmente não tem sido levada em consideração, que é a 

FALTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA 

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei 9394 de 20/12/1996),

no seu artigo 62, determina que a União, o Distrito Federal, os Estados e os 

Municípios, em Regime de Colaboração farão a Formação Continuada dos 

Profissionais do Magistério, definidos pela Lei 12.056 de 2009. Levando em conta 

esta obrigatoriedade, o PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PNE instituído pela Lei 

13.005 de 25/06/2014, nas metas 15 e 16, repete a necessidade da FORMAÇÃO 

CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO, o que deveria ocorrer a 

partir do ano de 1014, mas que infelizmente pouquíssimos Estados e Municípios, 

atenderam tais exigências legais. 

Logo, não existe mágica nem forma milagrosa capazes de resolver o problema 

crônico da Falta de Qualidade da Educação Pública, o que reflete nos vergonhosos 

índices de Avaliação de Oportunidades, e de Desenvolvimento Humano, e a 

tendência e piorar se não for resolvida a Causa Central, repito, que é a Formação 

Continuada dos Professores de Educação Básica.

A Formação Continuada é chamada Pós-graduação do Professor em determinada 

matéria do Currículo Escolar, onde ele se tornará especialista e apto a ensinar 

aquela disciplina, no qual se especializou e logicamente que os efeitos pedagógicos 

desta especialidade serão de bons resultados na Qualidade e no Aprendizado. A 

Bahia tem o privilegio de ter um Instituto de Formação Continuada, que é o 

Instituto Anísio Teixeira – IAT, e que o Governo não explora ou utiliza na sua

finalidade, que é exatamente a Formação Continuada dos Profissionais do um

Magistério da Educação Básica. 

Quando o Professor ingressa na Carreira do Magistério, no mínimo ele traz no seu 

Currículo Profissional, uma Formação em Pedagogia ou em Licenciatura, e ao ser 

designado para ensinar determinada disciplina, ele vai ter dificuldade porque nem 

sempre ele é especialista ou pós-graduado naquela matéria que irá ensinar, e via 

de regra a sua atividade profissional passa a ser uma improvisação pedagógica e 

sem Conteúdo de Formação, o que vai refletir na ineficiência do ensino e na baixa 

qualidade do aprendizado. 

Para resolver o problema da falta de Qualidade da Educação Básica das Redes 

Públicas, tem que haver investimentos na Política de Formação Continuada dos 

Profissionais do Magistério e aliada a outras Políticas Essenciais da Educação 

Básica, como, Valorização do Magistério, Plano de Carreira dos Profissionais da 

Educação e em Equipamentos Científicos e Tecnológicos, e só assim poderemos ter 

certeza de que as avaliações, não somente na Bahia, como em todo o Brasil, vão 

melhorar, e com isto todos vamos ganhar.

Salvador, 24 de outubro de 2021.


Severiano Alves

Ex - Deputado Federal, 

Especialista em Direito Educacional,

 Advogado e Procurador Federal A

 

Fonte :Cidade Revista

domingo, 17 de outubro de 2021

FALANDO DE CINEMA INTELIGENTE


Por Silvia Marques*

Sim, falar sobre Cinema inteligente é falar sobre todas as coisas. Não me refiro à abordagens mais técnicas, que envolvem a análise de um roteiro consistente ou à beleza dos enquadramentos e movimentos de câmera. Me refiro à falar sobre o conteúdo fílmico e da sua linguagem quando ela diz respeito e está a serviço do conteúdo.

Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre política, tanto nas macro como nas micro estruturas da sociedade. Política vai muito além de falar sobre impeachment, corrupção passiva e os escândalos variados que animam os nossos governos e governantes. Falar sobre política inclui analisar os mecanismos de poder da sociedade, que perpassam todas as instituições existentes: as políticas, as econômicas, as religiosas, as educacionais e a familiar.

Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre cultura. E quando falo cultura não me refiro apenas a museus e óperas. Não me refiro à cultura como cultura erudita ou alto grau de instrução. Me refiro a cultura sob o viés da semiótica da cultura: cultura como um gigantesco conjunto de códigos comunicacionais que expressa todos os nossos modos de pensar, sentir, fazer e comunicar. Falo de cultura como nossos costumes, crenças e valores mais arraigados. Falo de cultura como as nossas dicotomias mais estridentes, nossa hipocrisia mais pútrida, nossos jogos mais perversos, nossos passatempos mais ingênuos, nossa absurda capacidade de sermos fascinantes e asquerosos em medidas praticamente iguais.


Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre Psicologia e Psicanálise. Félix Gattari já havia nomeado o cinema como o divã do pobre em um artigo sobre as estreitas e íntimas relações entre Cinema e Psicanálise. Mais do que mostrar variados distúrbios emocionais e diferentes padrões comportamentais, o Cinema não deixa de realizar uma espécie de terapia com espectadores abertos para esta experiência.


Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre História. Quantos filmes não permitem que não nos esqueçamos de personalidades e momentos trágicos , impactantes e decisivos para o entendimento do nosso tempo presente?


Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre ética e estética. É por em debate os valores morais da nossa sociedade. É questionar o próprio conceito de beleza em sua multiplicidade.
Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre o amor e seus mecanismos de estranhamento , redenção e condenação. Falar sobre Cinema inteligente é dissecar a raça humana com suas contradições, impulsos, paixões e misérias. Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre a sexualidade em suas múltiplas faces.


Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre as Artes de um modo geral. Cinema é uma arte síntese, que reverenciou e reverencia muitos artistas.


Falar sobre Cinema é falar sobre as Ciências e suas idas e vindas. Avanços e retrocessos. É falar sobre as mudanças na forma de pensamento.

Sim, falar sobre Cinema inteligente é falar sobre todas as coisas. Que pena que para a maioria das pessoas ver um filme é um mero passatempo e estudar e conversar sobre cinema seja apenas um sintoma de uma personalidade lunática. Os exemplos dados no artigo são meramente ilustrativos. A quantidade de filmes importantes é inúmera.