sábado, 16 de outubro de 2021

LISTA DOS 100 MELHORES FILMES BRASILEIROS SEGUNDO A ABRACCINE

 



A lista dos 100 melhores filmes brasileiros reúne o resultado de uma inquirição realizada pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) com a participação dos principais críticos de cinema do Brasil. A lista foi publicada em um livro em edição de luxo chamado "Os 100 Melhores Filmes Brasileiros". Seu lançamento ocorreu em setembro de 2016 no Festival de Gramado. O livro também tem ensaios sobre as obras eleitas.

O ranking foi elaborado a partir da criação de listas individuais dos 25 melhores filmes brasileiros, das quais foram extraídos os cem mais votados. Cerca de cem membros da Abraccine — entre os quais estão Pablo Villaça, Celso Sabadin, Amir Labaki, Francisco Russo, João Batista de Brito, Rubens Ewald Filho e Jean-Claude Bernardet — participaram do processo. 379 produções foram citadas na fase de listas individuais.

A definição do rol de melhores filmes brasileiros pela ABRACCINE era há muito tempo esperada.[ A entidade tem entre seus associados alguns dos principais críticos do Brasil e é considerada uma das principais entidades nacionais dedicadas ao audiovisual. A recepção da lista, no entanto, foi mista. Grandes veículos de imprensa, instituições de apoio ao cinema e especialistas dissertaram sobre a ousadia da empreitada, a ampla cobertura das diferentes fases do cinema brasileiro, a numerosa presença de obras renomadas, mas também sobre a previsível falha em não dar espaço a todas as grandes e históricas produções. O jornal O Fluminense destacou o caráter democrático do ranking e a especial ênfase dada ao cinema novo e àqueles que a publicação considera três dos maiores cineastas brasileiros: Glauber Rocha, com cinco produções entre as cem eleitas, Nelson Pereira dos Santos com quatro e Eduardo Coutinho com três. O periódico também alertou para a polêmica que a lista de grande abrangência poderia causar em questões como posição de ranqueamento e ausência de nomes esperados.

Franthiesco Ballerini, coordenador geral de cursos livres da Academia Internacional de Cinema, ponderou que a feitura de uma lista de referência, sem posições, teria sido mais apropriada, no entanto, elogiou a escolha das primeiras colocações. Ballerini também opinou que o filme Central do Brasil deveria ter sido melhor ranqueado, argumentando que a produção equilibra bem sucesso de público e crítica e excelente técnica de roteiro e fotografia, conjunto de feitos que, segundo ele, poucas obras brasileiras conseguiram ao longo da história. Guilherme Genestreti, colunista especializado da Folha de S.Paulo, analisa na lista uma boa cobertura do período que ele chama de "retomada", era que compreende a recuperação do cinema brasileiro após a produção inexpressiva na era Collor; Já O Globo destaca que, do top 10 eleito, apenas Cidade de Deus foi produzido após o período de retomada.

A Fundação Mário Peixoto, entidade cultural localizada na cidade de Mangaratiba, comemorou o primeiro lugar conquistado pelo longa-metragem de seu patrono, Mário Peixoto, destacando que o filme já havia sido consagrado pela Cinemateca Brasileira, em 1988, como o melhor filme nacional.


Lista

RankTítuloAnoDireçãoGênero
1Limite1931Mário PeixotoDrama
2Deus e o Diabo na Terra do Sol1964Glauber RochaDrama
3Vidas Secas1963Nelson Pereira dos SantosDrama
4Cabra Marcado para Morrer1984Eduardo CoutinhoDocumentário
5Terra em Transe1967Glauber RochaDrama
6O Bandido da Luz Vermelha1968Rogério SganzerlaPolicial
7São Paulo, Sociedade Anônima1965Luís Sérgio PersonDrama
8Cidade de Deus2002Fernando Meirelles e Kátia LundDrama, Ação
9O Pagador de Promessas1962Anselmo DuarteDrama
10Macunaíma1969Joaquim Pedro de AndradeComédia
11Central do Brasil1998Walter SallesDrama
12Pixote, a Lei do Mais Fraco1980Hector BabencoDrama
13Ilha das Flores1989Jorge FurtadoDocumentário
14Eles Não Usam Black-tie1981Leon HirszmanDrama
15O Som ao Redor2012Kleber Mendonça FilhoDrama, Suspense
16Lavoura Arcaica2001Luiz Fernando CarvalhoDrama
17Jogo de Cena2007Eduardo CoutinhoDocumentário
18Bye Bye Brasil1979Carlos DieguesComédia
19O Assalto ao Trem Pagador1962Roberto FariasPolicial, Ação
20S. Bernardo1972Leon HirszmanDrama
21Iracema - Uma Transa Amazônica1975Jorge Bodanzky e Orlando SennaDrama
22Noite Vazia1964Walter Hugo KhouriDrama
23Os Fuzis1964Ruy GuerraDrama
24Ganga Bruta1933Humberto MauroDrama
25Bang Bang1971Andrea TonacciExperimental
26A Hora e Vez de Augusto Matraga1965Roberto SantosDrama
27Rio, 40 Graus1955Nelson Pereira dos SantosDrama
28Edifício Master2002Eduardo CoutinhoDocumentário
29Memórias do Cárcere1984Nelson Pereira dos SantosDrama
30Tropa de Elite2007José PadilhaPolicial, Drama
31O Padre e a Moça1965Joaquim Pedro de AndradeDrama
32Serras da Desordem2006Andrea TonacciDocumentário
33Santiago2007João Moreira SallesDocumentário
34O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro1969Glauber RochaAventura, Western
35Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora É Outro2010José PadilhaDrama, Policial, Ação
36O Invasor2002Beto BrantDrama, Suspense
37Todas as Mulheres do Mundo1967Domingos de OliveiraComédia
38Matou a Família e Foi ao Cinema1969Júlio BressaneDrama
39Dona Flor e Seus Dois Maridos1976Bruno BarretoComédia
40Os Cafajestes1962Ruy GuerraDrama
41O Homem do Sputnik1959Carlos MangaComédia
42A Hora da Estrela1985Suzana AmaralDrama
43Sem Essa, Aranha1970Rogério SganzerlaDrama
44Superoutro1989Edgard NavarroComédia
45Filme Demência1986Carlos ReichenbachDrama
46À Meia-Noite Levarei Sua Alma1964José Mojica MarinsTerror
47Terra Estrangeira1996Walter Salles e Daniela ThomasSuspense
48A Mulher de Todos1969Rogério SganzerlaComédia
49Rio, Zona Norte1957Nelson Pereira dos SantosDrama
50Alma Corsária1993Carlos ReichenbachDrama
51A Margem1967Ozualdo CandeiasDrama, Romance
52Toda Nudez Será Castigada1973Arnaldo JaborDrama
53Madame Satã2002Karim AïnouzDrama
54A Falecida1965Leon HirszmanDrama
55O Despertar da Besta1969José Mojica MarinsDrama, Terror, Suspense
56Tudo Bem1978Arnaldo JaborDrama
57A Idade da Terra1980Glauber RochaDrama
58Abril Despedaçado2001Walter SallesDrama
59O Grande Momento1958Roberto SantosDrama
60O Lobo Atrás da Porta2015Fernando CoimbraDrama, Suspense
61O Beijo da Mulher Aranha1985Hector BabencoDrama
62O Homem Que Virou Suco1980João Batista de AndradeDrama, Comédia
63O Auto da Compadecida2000Guel ArraesComédia dramática
64O Cangaceiro1953Lima BarretoAção, Drama
65A Lira do Delírio1978Walter Lima Jr.Drama
66O Caso dos Irmãos Naves1967Luís Sérgio PersonDrama
67Ônibus 1742002José PadilhaDocumentário, Policial
68O Anjo Nasceu1969Júlio BressaneDrama
69Meu Nome é... Tonho1969Ozualdo CandeiasDrama
70O Céu de Suely2006Karim AïnouzDrama
71Que Horas Ela Volta?2015Anna MuylaertDrama, Comédia
72Bicho de Sete Cabeças2001Laís BodanzkyDrama
73Tatuagem2013Hilton LacerdaDrama
74Estômago2007Marcos JorgeDrama
75Cinema, Aspirinas e Urubus2005Marcelo GomesAção
76Baile Perfumado1997Paulo Caldas e Lírio FerreiraDrama
77Pra Frente, Brasil1982Roberto FariasDrama, Ficção Histórica
78Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia1976Hector BabencoDrama
79O Viajante1999Paulo César SaraceniDrama
80Anjos do Arrabalde1987Carlos ReichenbachDrama
81Mar de Rosas1977Ana CarolinaDrama, Humor negro, Tragicomédia
82O País de São Saruê1971Vladimir CarvalhoDocumentário
83A Marvada Carne1985André KlotzelComédia
84Sargento Getúlio1983Hermanno PennaDrama
85Inocência1983Walter Lima Jr.Drama
86Amarelo Manga2002Cláudio AssisDrama
87Os Saltimbancos Trapalhões1981J. B. TankoComédia
88Di1977Glauber RochaDocumentário
89Os Inconfidentes1972Joaquim Pedro de AndradeDrama histórico
90Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver1967José Mojica MarinsTerror
91Cabaret Mineiro1980Carlos Alberto Prates CorreiaDrama Musical
92Chuvas de Verão1977Carlos DieguesDrama
93Dois Córregos1999Carlos ReichenbachDrama
94Aruanda1960Linduarte NoronhaDocumentário, Ficção
95Carandiru2003Hector BabencoDrama
96Bla Bla Blá1968Andrea TonacciDrama
97*O Palhaço2011Selton MelloComédia, Drama
98O Signo do Caos2003Rogério SganzerlaDrama
99O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias2006Cao HamburgerDrama
100Meteorango Kid: Herói Intergalático1969André Luiz OliveiraDrama
FONTE:   Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE)

terça-feira, 5 de outubro de 2021

QUEM FOI LÁZARO FARIA

Xeno Veloso, Lázaro Faria e Beto Magno


 Lázaro Faria nasceu no Sul de Minas Gerais na cidade de Lambari em 08 de dezembro de 1956. Começou sua carreira em Belo Horizonte como assistente de produção de rádio, cinema e televisão na PTC. Aos 19 anos viaja para a Bahia e faz um filme em Arembepe.

lazaro perfilTrabalhou na Sany Filmes como operador de câmera de cinema, nas agências de publicidade: Divisão Publicidade, Randan Comunicação, Norton Publicidade, como produtor e diretor de filmes publicitários e documentários.

Em 1980 fundou um dos primeiros canais de TV comunitários do Brasil em Camaçari, onde produziu e exibiu vários programas de televisão voltados para pequenas comunidades; dirigiu seu primeiro filme de média-metragem “A Comunidade no Poder”. Produz para o observatório astronômico “Antares”, de Feira de Santana, um documentário sobre o Cometa Harley.

Em 1985, é contratado pela matriz da CBBA Propeg, onde desempenha a função de produtor executivo e diretor de cenas de mais de 1000 comercias em cinema para clientes como Correios, Telebrás, Governo da Bahia, Governo de Pernambuco, Governo Federal, Ministério das Comunicações, Lojas Insinuante, Banco Econômico, etc.

Neste período, dirige diversos programas de televisão, para Campanhas de Marketing Político, para os candidatos a Governador: ACM, Miguel Arraes, Paulo Souto, Cesar Borges e para o candidato a Prefeito Antônio Embassay. Todas campanhas saem vitoriosas.

A partir daí, dirige e produz séries de programas para TV, como “Pernabuco 90”, Programa diário de 90 segundos, durante 11meses. E “Quem Quer Faz”, Programa de 3 minutos, veiculado na TV Globo durante o Fantástico , durante um ano. Dirige filmetes de 15 segundos para cada um dos municípios da Bahia, para a Telebahia. Ganhou os prêmios Colunistas e Profissional do ano da Rede Globo por várias vezes.

Em 1990 funda sua empresa a X Filmes da Bahia, onde produz comerciais para todo o Brasil, institucionais e programas de marketing político para televisão . Produziu,dirigiu e fotografou em 16 mm o documentário “Orixás da Bahia”; viajou para a Índia para produções; dirigiu e fotografou o documentário em vídeo “Satytananda”; documenta várias festas populares e fez um documentário para cinema sobre a festa de Yemanjá; viajou numa expedição às fronteiras da Amazônia Ocidental fazendo o filme “Amazônias”; em 2000 começou a produção e direção do seu primeiro Longa Metragem “A Cidade das Mulheres”, recebendo prêmio do BNDS e patrocínio da Petrobras; e em 2005, faz o lançamento no Teatro Castro Alves para 1500 convidados e ganha o prêmio “Tatu de Ouro” como melhor longa metragem na XXXII Jornada de Cinema da Bahia.

No mesmo ano, produz, dirige e fotografa “Mandinga em Manhattam”, documentário sobre como a capoeira se espalhou pelo mundo, gravado no Brasil e nos Estados Unidos. A partir daí foi convidado com seus filmes para diversos Festivais no Brasil e exterior e em Universidades como Filadélfia, Michigan e Notre Dame. Antes, em (2003) dirigi e produz o curta metragem "O Corneteiro Lopes", Criou o sistema “Geovideo”, ferramenta digital de inspeção e grava imagens geo referenciadas aéreas do “ Gasoduto Bolívia Brasil” e “Gazene”, voando mais de 10 mil km de helicóptero; esta tecnologia é usada para inspecionar gasodutos, estradas, ferrovias, rios, etc. Possibilitando precisão, segurança e comodidade para os clientes. 

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

MORRE O DIRETOR LÁZARO FARIA


Lázaro Faria

Morreu sexta-feira dia (1), o cineasta mineiro radicado em Salvador Lázaro Faria. Presidente da Casa de Cinema da Bahia, ele foi também diretor de fotografia do clássico "Superoutro" (1989), de Edgar Navarro, e das imagens aéreas do "Baile Perfumado" (1996), de Lírio Ferreira e Paulo Caldas. 

Como diretor, Lázaro deixa a trilogia de curtas "Satytanada, Amazônias e Ya Omi Karodo", com trilha sonora de Philip Glass, "Mandinga em Manhattan" (2004), "O Corneteiro Lopes" (2003) e o longa "A Cidade das Mulheres" (2005) — vencedor do Tatu de Ouro de Melhor Documentário e do Prêmio BNB como Melhor Longa da Jornada Internacional de Cinema da Bahia.

Ganhou vários prêmios Profissionais do Ano da Rede Bahia como publicitário.

O cineasta e publicitário faria 65 anos em  08 de dezembro e deixa os filhos Mônica Faria, Maoma Faria e Gabriel Paulilo também fotógrafos.

sábado, 25 de setembro de 2021

BETO MAGNO

Beto Magno
Diretor, Produtor, Jornalista e Articulador Cultural, trabalha no Cap Escola de Tv e Cinema da Bahia é o principal executivo da VM FILMES, que cria, planeja e executa projetos para eventos culturais e comerciais, televisão e cinema, com soluções criativas e inovadoras para nossos clientes e parceiros. Produzimos filmes publicitários, documentários, filmes de longa metragem, séries para TV, internet e celular, exposições de arte e eventos multimídias Fazemos também coprodução. Tudo em Salvador e Vitória da Conquista - BA. (71) 99211 4554

 e-mail: vmfilmes269@gmail.com
 

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

PIONEIRO DO CINEMA NOVO, MORRE O DIRETOR E ROTEIRISTA REX SCHINDLER, AOS 99 ANOS


Foi participante ativo, ao lado de Glauber Rocha, do Movimento do Cinema Novo ao lado de Roberto Pires, Braga Neto e Oscar Santana.


Rex Schindler

Morreu aos 99 anos, na madrugada desta segunda-feira, 20, o produtor, diretor, roteirista e argumentista, Rex Schindler. O cineasta, considerado uma das figuras mais importantes para o cinema brasileiro e um dos pioneiros no Cinema Novo, sofreu uma falência múltipla dos órgãos. Ele foi enterrado por volta das 15h no cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas, em Salvador.

A carreira do cineasta está inscrita no rol de grandes nomes famosos no estado pela ascensão na sétima arte. Assim como Glauber Rocha, Roberto Pires, Braga Neto e Oscar Santana, o baiano também foi um ativista no Movimento do Cinema Novo.

Entre as suas produções mais conhecidas estão os longas "A Grande Feira" e "Tocaia no Asfalto" (1962), um verdadeiro filme western ambientado na Bahia, clássico do Cinema Novo. Já no documentário "Bahia, Por Exemplo" (1969), sua direção é uma celebração da cultura dos anos 60, com o depoimento de grandes representantes da música, da arte e da literatura, como Gal Costa, Jorge Amado e Carybé.

Além disso, ele foi responsável pela produção do primeiro longa-metragem dirigido por Glauber Rocha, “Barravento” (1962) e colaborou em “Redenção” (1958), o primeiro longa-metragem produzido na Bahia.

Filho de pai alemão - Sigismund Schindler -, e de mãe baiana - Erudina Alves dos Santos - Rex nasceu na cidade baiana de Parafuso, em 1922. Ele chegou a se formar em medicina, mas sua paixão mesmo foi o cinema. O produtor deixa cinco filhos, quatro netos, 18 bisnetos e dois tetranetos. Ao longo da vida, também publicou uma série de livros.

Repercussão

Fãs e órgãos dentro e fora da Bahia lamentaram a morte de Rex. Em nota, a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) destacou a importância dele para o cinema brasileiro.

“A Bahia perde um dos pioneiros do cinema baiano em produção de longa metragem, um produtor de cinema, diretor. Está de luto o cinema brasileiro em si, Rex vem desde o primeiro filme de Luiz Paulino, com [a direção de] Glauber Rocha, Barravento”, recordou, em nota, Roque Araújo, ex-parceiro de Rex e Glauber e diretor do Instituto Roque Araújo de Audiovisual.

A Secretaria da Cultura do Estado da Bahia (Secult) afirmou que Rex “teve papel fundamental para a sétima arte na Bahia''. Nas redes sociais, internautas e profissionais do cinema também repercutiram a morte no cineasta.


Fonte: A Tarde


sexta-feira, 30 de julho de 2021

XANGAI : " COMO SECRETÁRIO MINHA MISSÃO É HARMONIZAR E LEVAR A CULTURA DE VITÓRIA DA CONQUISTA PARA O MUNDO"

Xangai aceitou o convite da prefeita Sheila Lemos para a Secretaria de Cultura do Município. Na foto, também, o secretário Lucas Dias
 

 

 Nomeado secretário de Cultura, ontem (26), pela prefeita Sheila Lemos, o cantor, ou cantador, como ele prefere, compositor e poeta Xangai assume afirmando que sua meta é harmonizar o setor, evitar a política e valorizar as manifestações culturais de Vitória da Conquista, levando-a o mais longe possível: o planeta. Eugênio Avelino Lopes Souza assume seu primeiro cargo público aos 73 anos e entra prometendo buscar recursos para estimular a produção da verdadeira cultura conquistense, ao tempo em que quer ofertar para a cidade o melhor da cultura nacional. Para isso, a prefeita Sheila Lemos lhe deu toda autonomia, diz.

Sobre a nomeação, Xangai diz que é uma honraria e que sua primeira missão é evitar que a política e os conflitos atrapalhem o seu trabalho. “Recebo como uma honra, uma missão, um desafio. Uma das primeiras atitudes, uma atitude que será constante, será tentar harmonizar e não deixar passar ranço de política, de politicagem”. O cantor e compositor disse que falou isso à prefeita antes de aceitar o convite para ser secretário. “Eu expus isso à prefeita que eu não sou filiado a partido político nenhum, nunca fui. Eu tenho minhas opções e quando vou votar eu voto em que eu acho que devo votar, mas tem pessoas que têm suas preferências, seus lados políticos, e eu, como sempre, na minha trajetória, transitei independentemente de que partido as pessoas sejam”.

Xangai assegura que não é de nenhum extremo, mas convive com todo mundo. “Às vezes eu estou junto de pessoas de extrema-direita, que falam o que querem, e eu, enquanto um democrata, na postura de cavalheiro que busco ser, que faço tudo para ser, eu respeito, porque essa é a postura de um democrata: respeitar a fala, a opinião, o parecer de cada um, é o meu dever. Em outras ocasiões, eu estou junto de pessoas de extrema-esquerda, consideradas assim, e que falam, também, o que quiserem e eu continuo respeitando”, explicou o cantador.

Para o novo secretário de Cultura de Vitória da Conquista, essa relação é a mesma com o público, quando ele faz sua apresentação. “Rapaz, quando eu chego para me apresentar em uma praça – ou no teatro, onde as pessoas pagam ingresso -, exercendo a minha função de cantador, de músico, uns dizem até que de poeta, ali tem gente que pensa cada um de uma forma, mas eu estou cantando para o povo, para meu povo, respeitando a todos no seu pensar”, conta.

Xangai diz que a forma dele de fazer política é a política da poesia. “Eu sou um esteta, que, como você sabe, os estetas são apreciadores do belo. Então, é por essa beleza que eu quero levar uma poesia que sirva para clarear as ideias, como eu gosto de dizer, para auxiliar a evolução do meu semelhante. Uma música boa, que seja de Dorival Caimmy ou de Gilberto Gil ou de Elomar, de Cartola, de Renato Teixeira serve para ajudar nessa evolução. E quando digo ‘auxiliar a evolução do meu semelhante’ falo também da minha própria. Tem tanta coisa bonita que, no meu caminhar, eu venho aprendendo”.

É com esse sentimento que Eugênio Avelino quer promover o que ele chama de encontro entre as classes da artes, da cultura. “E quando eu falo cultura, é tudo o que abrange a vida do ser humano, a gastronomia, por exemplo. Não é só músico, compositor, ator, escritor, é muita gente que a cultura representa. Eu quero exercer essa função com muita humildade. Espero ter sabedoria para harmonizar entre todos, quem pensa de um jeito ou de outro”, diz o artista e assegura que vai buscar recursos para que seu desejo se realize e a classe, tão prejudicada pela pandemia, tenha melhor condição de sobrevivência.

“Na medida do possível eu vou buscar algum tipo de recurso para auxiliar essa classe artística – de todo lado! Para a costureira, o cantador, a cantadeira, porque essa pandemia tolheu, impediu alguns até de terem uma sobrevivência básica. Vamos ver que recurso a gente pode alavancar para atender minimamente possível a nossa classe, o ser humano. Existe possibilidade, os dinheiros existem, é preciso que a gente abra as portas e exista uma distribuição de condições de vida e de realizações”, afirma o cantador, para quem, a esperança é a vacina. “Espero que, com a vacinação, daqui a pouco as portas da casas se abram para as pessoas trabalharem e possam exercer suas funções de músicos, de poetas, de artista, enfim, de tudo o que envolve a cultura e as nossas tradições populares”.

Xangai diz que Vitória da Conquista é um referencial na cultura baiana, brasileira e mundial e lembra que a cidade tem, “simplesmente, o cineasta mais famoso do Brasil, que é um parente meu, primo da mãe, Glauber Rocha, e Elomar, que é, simplesmente, o maior compositor deste planeta, a obra mais valiosa deste planeta quem faz é Elomar. E não são apenas Glauber e Elomar, aqui tem escritores extraordinários, atores, compositores, músicos e é preciso que haja uma união de todos”.

O secretário de Cultura diz, ainda, que Vitória Conquista tem uma pujança cultural na zona rural para ser aproveitada. “São nossas tradições populares e  isso pode ser mostrado e valorizado. Eu vou me empenhar para buscar recursos, junto com a prefeita, que me deu essa autonomia e a força que ela tem. Estou em busca de reconhecer as nossas tradições populares e fazer com que isso seja mostrado, nem só para nós, para nós e para fora, aonde for. Chegar lá e dizer: Eu sou de Conquista e vim te conquistar!”.

 

Fonte:  https://www.pmvc.ba.gov.br

 

 

 

É FOGO!!!


 A VM FILMES lamenta profundamente a tragédia há muito anunciada em relação a Cinemateca Brasileira que é uma referência para os arquivos latino-americano, um centro de pesquisa e transmissão de conhecimento, tanto por sua produção cultural como por sua missão de preservação e difusão do cinema brasileiro e latino-americano.

quinta-feira, 29 de julho de 2021

ENTREVISTA AO PROGRAMA QUINTAS DE MAIO MELODIA FM

 Beto Magno e Vadinho Barreto

Por Beto Magno 

 

LEGITIMO REPRESENTANTE DA CULTURA, UM "HERÓI DA RESISTÊNCIA"!

 

Conheci Vadinho Barreto durante um show dele, numa noite de 1985, no "Cascas Bar". Ao fim do show seguimos pra Uma "esticada" na noite, paramos no "Massa Rara"... Estávamos eu, uma namorada minha, Nenê ( Carlos Zepelim ), Vadinho Barreto, seu empresário e alguns novos amigos que acabamos de conhecer no ultimo bar. Todos juntos, na farra, numa camionete que eu tinha! Foi a primeira de várias que estavam por vir! Lá no "Massa Rara", inevitavelmente. Vadinho teve que da uma canja...Ah, a festa estava só começando! Foi uma noite inesquecível! Depois não parou mais...lá estávamos nós, Eu e Vadinho... por varias vezes entre canjas e goles nas maravilhosas  noites frias de Vitória Conquista, no "Dose Dupla", no "Taquara Drink Som", "A Chácara", "Portugal", "Boate Cafezal", "Boate Carrascão", "Ali Bar", "Cio da Terra", "Mistura Fina"," Bar Cai 1" "Bar Cultura", "Acalanto", "Mocófaia", "Raízes, Luar do Sertão", "Bareta", "Esquina de Massú", "Luar", "Largo da Carioca", "Barão Bar", "Scala", "Bar do Sabino", " Castelo do vinho",  "Privê dos Curtidores", "Bar Doce Bar", "Panela de Barro", "Arnaldo's", "Ponte de safena", Ali Bar II", "Primavera". Antes não haviam lojas de conveniências então os points dos notívagos, boêmios e poetas eram: ( Bareta, Bar 24 horas e um tal Brasa de Ouro). E muitos outros que de tanto tempo já me falha a memória . Em cada lugar desses pude ver meu amigo cantar, sorrir, poetizar e, assim, a minha admiração por este artista obstinado pelo ofício de cantar foi crescendo. Hoje, assisto ao resultado de tanto talento e determinação concretizado no seu projeto QUINTAS DE MAIO que de forma pungente apresenta e revela os grandes nomes da MPB Nacional e Regional. Sempre no A.A.B.B e no aconchegante "Cultura Bacana".

Parabéns, Vadinho Barreto, pelo esforço, dedicação e empenho pessoal para manter e sustentar um projeto artístico-cultural dessa magnitude por longos 16 anos só com muito empenho e apoio de grandes parceiros.  E você sempre com alegria, garra e vontade conseguiu cair nas graças da sociedade Conquistense, profissionais liberais, empresários e o próprio poder público. Sem contar os inúmeros artistas geniais que nossa cidade oferece.

Eis aqui um fã de seu trabalho e de sua arte.

Beto Magno.


( VM FILMES ).

https://www.vmfilmes.com.br/

 

domingo, 11 de julho de 2021

MUSEU DE KARD - VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA - BRAZIL


 DEPOIMENTO DE RONALDO MALUNGO, CIDADÃO DE EUNAPOLIS, ESCRITOR E VIAJANTE, CONHECEDOR DOS QUATRO CANTOS DESSE BRASIL 

Nasceu o Maior Museu de Arte Contemporânea do Norte e Nordeste Brasileiro! Sempre que adentro no planalto da Conquista, lembro de “dois tresloucados”: Elomar e Glauber... faço o contorno em direção a oeste, para Anagé, e à direita, tem umas obras de Artes Contemporâneas que fazem meu imaginário delirar!  No último mês de junho, fiz esse roteiro novamente, agora com a família, paramos na portaria do Museu e começamos a clicar... um carro estaciona e um rapaz desce e pergunta: Querem entrar? Com certeza! Tudo que a gente queria! Acabamos de conhecer o “terceiro tresloucado”! Ele mesmo: Allan de Kard – o autor daquilo tudo. Artista plástico; nasceu em Itapetinga, mas, se considera Conquistense; até 10 anos não sabia ler – dislexia; fazia seus próprios brinquedos; técnico em Agropecuária na EMARC; Agronomia na UESB e Empresário.
Desde a infância se relaciona com a arte através de suas pinturas e esculturas, que se manifesta em quatro grandes saberes humanos: o saber científico, o religioso, o filosófico e o artístico.
Andando e proseando... “Malungo, só faço isso com pessoas especiais, minha sensibilidade percebe e vou fazer com vocês!” Por quase três horas, Allan nos mostrou e detalhou cada obra: Conquista e o Tempo, Amigos, Guardiãs do Tempo, Tempos ao Vento, Xadrez Nordestino, Tukurê, Labirinto, O Conselho... todas. Além de sermos Emarqueanos, descobrimos vários amigos em comum.
Em Vitória da Conquista, alguns dizem que ele é maluco, outros o têm como um mago, um visionário da Arte Contemporânea. Ele se dedica até 12 horas/dia às suas criações e diz: “tudo isso é da Humanidade, nada é meu!”
Allan é um sopro Divino, que teve o privilégio de ter a imaginação e as condições para executá-las e dar vida às obras de arte. Quem passa em frente ao Museu de Kard, fica encantado com tanta criatividade e testemunha um verdadeiro templo à Cultura! Em texto a gente não consegue resumir a Obra Kard, é preciso visitar, é preciso conhecer.
Por Allan: “Neste trabalho, mais que dinheiro, o que mais tem importância é o tempo dedicado a ele, pois o tempo nunca mais volta”
Num futuro próximo, Vitória da Conquista entrará na agenda como: Roteiro Turístico Cultural!

Avante, sempre! Junho 2021  

Resposta:  Depoimentos como este , são na verdade o Combustível motivacional, para que eu continue enfrentando toda
Ordem. de dificuldades inerentes ao caminho. 
   Dentre elas o reducionismo de muitos, que abismados com o que veem, e não tendo outro argumento, atribui unicamente o feito a questão de privilégio econômico.
    Você me pegou com a mão na massa, são assim os meus dias, numa faina inesgotável, uma sede de realizações que me impulsiona pra frente e para o alto.
    Seu depoimento é de alta significância, primeiro porque é espontâneo, e segundo porque se trata de um não Conquistense, que com um olhar despido de qualquer preconceito, abre o  Coração e deixa fluir palavras encorajadoras para esse humilde artista, que aqui do seu cantinho, agradece aos céus, encontrar pelo caminho pessoas como você.
   Me sinto envergonhado em não ser tudo isso que seus olhos sensíveis viram, mas, me sinto estimulado a um dia sê-lo,
   Forte abraço a você e sua linda família.

Allan de Kard. 

terça-feira, 29 de junho de 2021

Um Grande Samurai

Eremita Rosa A Grande Dama de Maracangalha

INSTITUTO SELF

Alô Boys.

DEPOIMENTO DE ANSELMO SOBRE VM FILMES

MEMÓRIAS DE UM PERDULÁRIO

SHOW DE TALENTOS NORDESTE

sexta-feira, 18 de junho de 2021

MUSEU DE KARD - VITÓRIA DA CONAQUISTA - BAHIA - BRAZIL.


Por Allan de Kard
 

O CONSELHO

Há pouco o homem havia deixado o hábito nómade para ser tornar sedentário, aparecem as primeiras aldeias que mais tarde se tornam vilas depois Cidades.
Seres gregários que somos andamos em bandos, Hábito ancestral perpetuado ao largo dos tempos. Logo se destacam líderes, que se intitulam condutores das massas. Tirânicos a princípio, governavam pela força e submissão. Mas com o passar do tempo as relações de mando evoluem e agora , não mais um só homem, mas uma elite de sábios ou pseudo-sábios são os que ditam os rumos das coletividades.
A obra o Conselho, trás a lume essa questão do exercício do Poder. A obra se constitui de um Conselho de notáveis composto de treze membros, tendo seu presidente ao meio, numa posição de destaque e os outros 12 formam um Círculo em sua volta. Todos encontram numa posição de reverência, com uma das mãos sobre o peito e a outra por detrás do corpo, e cada uma delas esconde um objeto diferente a saber:
Um Pão, uma rosa, um livro, um pergaminho aberto e outro fechado, uma cruz, uma caneta, uma espada, um chicote, um martelo da Justiça e os demais apresentam-se de mãos vazias. O certo é que cada um responde com o que tem.
A referida obra foi iniciada em 2012 é só agora em 2021 está sendo concluída. A razão disto é que o artista sempre faz 5 ou mais obras ao mesmo tempo. E ao longo dos anos o Conselho foi sendo adiado em detrimento da execução de outras obras.
Assim como O Labirinto 1600m2 é o Xadrez Nordestino 900m2 O Conselho ocupa muito espaço 750m2, portanto as referidas obras só poderiam ser instaladas num espaço das dimensões do Museu de Kard .

quinta-feira, 17 de junho de 2021

PTB - BAHIA


 João Emílio, Luciano Brandão, Gean Prates, Severiano Alves e Beto Magno. PTB - Bahia.

MEU AMIGO VALDIR GOMES BARBOSA (in memoriam)

Valdir Barbosa e Beto Magno


 Meu amigo Delegado Valdir Barbosa, um gentleman, um cavalheiro, um bebedor de quintessência um comedor de ambrosias! Tivemos a honra de tê-lo como ator convidado no nosso filme "MARACANGALHA... EU VOU!" no papel do delegado (nem precisou faze laboratório)... nos deixa boas lembranças das prosas e dos passeios que fizemos juntos.

domingo, 6 de junho de 2021

VITÓRIA DA CONQUISTA E A GERAÇÃO QUE VIVEU TUDO...

 
Uita Mamola - Caricatura de Kleber Trajano

Wilton Amorim ( Uita Mamola ) nasceu no dia 28 de fevereiro de 1950, no município de Vitória da Conquista, na Bahia. Filho de Helvécio Amorim e Eponina Santos de Amorim  e neto de José Manoel de Souza e  Benvinda Amorim de Souza (  avós paternos  )   e de  Manoel Alves dos Santos  e Eufrozina Amorim dos Santos ( avos maternos ).  Foi criado com os pais e com o irmão, Ubiratan Amorim, aqui em Vitória da Conquista, onde fizeram o curso primário.  Logo depois, os irmãos  foram transferidos para Salvador onde cursaram até o ginásio e  depois, retornaram a Vitória da Conquista,  após o falecimento do pai.  Já adultos continuaram os estudos e assumiram a administração das fazendas da família, focando nas atividades agropecuárias. Os dois irmãos,  Ubiratan Amorim, conhecido como “Bira bigode” e Wilton Amorim, mais conhecido como “ Uita Mamola”,   criaram gado e cavalos, chegando a criar uma raça de cavalo PO chamado “birawita” e assim, começando a participar de grandes exposições agropecuárias, inclusive no Texas nos EUA. Posteriormente mudaram da pecuária para agricultura na qual foram grandes cultivadores de café.  Wilton Amorim, que tinha 3 filhos um homem e duas mulheres, após sua separação, foi morar em Porto Seguro / BA.

De volta a Vitória da Conquista, sua terra natal, mergulhou nos estudos. Em seu escritório - home office - fez grandes descobertas e reflexões: ouvia músicas de excelente qualidade (amava  as rádios russas e americanas), fazia cursos por correspondência, escrevia crônicas e artigos para jornais, etc. Cinéfilo pesquisador e filósofo, Mamola contribuiu  imensamente para cultura  de Vitória da Conquista.  Foi membro  junto com seu irmão, do "Magnatas" um time de futebol e um grupo onde reuniam inúmeros amigos que alegravam e davam vida  a cidade. Um figura folclórica desta terra! 

Wilton era um homem que, na juventude, viajou muito pelo Brasil e pelo mundo. Teve a vida desregrada com seus horários, sim! Mas, a partir de uma certa idade começou a ser disciplinado e religioso,  ficou mais  recluso, resumindo a sua vida social à pouquíssimos amigos e frequentando apenas poucos  estabelecimentos, como a  Chame Chame, mercearia Gloria e o bar do Paulinho - onde ia com mais frequência. Mas, como era uma figura notívaga, atendia os amigos nas madrugadas e cotidianamente conversava com professores universitários, médicos, jornalistas, boêmios, filósofos, filólogos e qualquer um que o procurasse em sua casa. Tínhamos  longos papos ao telefone durante toda a madrugada, como era proveitoso!

Além de inúmeros fatos e episódios inusitados e engraçados, eu mesmo pude presenciar inúmeras facetas deste grande representante da cultura, da sociedade e da produtividade cultural conquistense, chamado Wilton Amorim, o nosso Uita “Mamola”.  

 Eu cheguei a homenageá-lo em 2002 fazendo um singelo filme curta metragem para ele o “MEMÓRIAS DE UM PERDULÁRIO ”.  Uita era uma pessoa extraordinária e única sob todos os aspectos. Vai ser impossível encontrar outro “Mamola”, até no nome ele foi diferente...Uita Mamola...muito mais do que Wilton Amorim... quem é Wilton Amorim perto de “Uita Mamola”?  Ele foi dois e para sempre será. Sabe-se lá onde estão agora.         

 Beto Magno. 

 VM FILMES.