quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Mãe, tá difícil - Lorena Improta


Talento e disciplina sempre foi o forte de Lorena Improta

Chico Anysio - Cartão de Visitas - Pantaleão


Chico Anísio e Francisco Afrânio Peixoto

Por Mauricio Afrânio Peixoto

Segundo meu irmão mais velho Chico Peixoto, me contou que neste dia Chico Anysio participou de um evento aqui em Salvador e repentinamente teve um mal estar e então meu pai, sendo profissional da área da saúde, foi atendê-lo. Mas meu irmão Chico me falou também que estava lá nesse momento da foto e que a conversa, nesta hora, era sobre o cachimbo que meu pai tinha hábito de usá-lo. Então disse que começou o hábito quando viajou para a Europa e atendendo a um pedido/encomenda de um amigo (usuário de cachimbos) que comprasse alguns cachimbos para ele. Bem, meu pai comprou vários, algo em torno de uns doze, e ao mostrar a um companheiro de viagem adepto ao hábito do cachimbo, este ficou maravilhado com a alta qualidade das compras (cachimbos) e então incentivou a meu pai a experimentar um deles com um fumo muito especial que tinha e pronto, meu pai gostou da experiência e começou o hábito. Ao retornar meu pai ligou para o amigo e falou que tinha trazido os cachimbos, mas que ele tinha interesse neles também e então o amigo logo propôs em dividir, metade para cada, meu pai olhava para o lado onde estava minha mãe e perguntava: "não foi Amy (minha mãe), pois é a pura verdade". Enquanto isso Chico Anysio ouvia atentamente a história. Nesta época meu pai já era aposentado precocemente por benefício de ter sido integrado ao batalhão brasileiro da segunda guerra mundial, dedicando-se somente as propriedades rurais de cacau e pecuária.
Meu irmão acredita que nesse momento Chico Anísio teria visto ali ou inspirado ali um personagem e dali surgiria o famoso personagem Pantaleão.
Contei toda esta história e mostrei esta foto para Zelito Viana (irmão de Chico Anysio) e ele respondeu assegurando que certamente ele se inspirou no personagem em meu pai, pois ele era muito observador e daí criou muitos personagens.
"PANTALEÃO, o nome completo era Pantaleão Pereira Peixoto, é um nordestino, aposentado que está sempre a contar histórias falsas. Vive em sua cadeira de balanço, na companhia de sua esposa Tertuliana (Suely May) e de Pedro Bó (Joe Lester), um adulto com postura de criança adotado por ele. Sempre pergunta para sua mulher se ele está mentindo que, por sua vez, não tinha coragem de contradizê-lo e sempre garantia ser verdade. Possui um óculos com uma lente escura e outra incolor. Seu visual é inspirado em Dom Pedro II, enquanto a voz é similar a do cantor Luiz Gonzaga. Suas histórias sempre ocorrem no ano de 1927."

domingo, 17 de janeiro de 2021

ANIVERSÁRIO DE VITÓRIA

Beto Magno, Vitória Magno e João Luís

 Você, minha filha, sempre foi motivo de orgulho, um exemplo de criança e jovem, e agora é uma mulher forte, corajosa, linda e muito maravilhosa. Mas mesmo admirando todas as suas facetas como pessoa, para mim você é e sempre será acima de tudo a minha filha amada. Seja sempre muito feliz! Eu te amo!
FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

ANIVERSARIANTE DO DIA

Beto Magno, Vitória Magno e Lucas Andrade

Você, minha filha, sempre foi motivo de orgulho, um exemplo de criança e jovem, e agora é uma mulher forte, corajosa, linda e muito maravilhosa. Mas mesmo admirando todas as suas facetas como pessoa, para mim você é e sempre será acima de tudo a minha filha amada. Seja sempre muito feliz! Eu te amo!
FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

 

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

O CINEMA NA PANDEMIA


 BETO MAGNO
Por Roberto Sadovski

Fui ao cinema. Depois de não entrar numa sala de projeção desde março, isolado por conta da pandemia do coronavírus, eu me vi em uma sessão tripla que começou como trabalho e foi esticada para mais dois filmes. Depois de tantos meses, queria sentir qual era o clima em meu lugar preferido em todo o planeta. Foi uma experiência... estranha.

Em primeiro lugar, trabalho. Sessões de cinema para a imprensa geralmente são realizadas no período da manhã, e eram parte da rotina há décadas. Em 2020 isso acabou. Depois de meses com o mercado ensaiando um retorno, o primeiro grande filme a ser lançado por "Tenet", de Christopher Nolan - que eu analisei aqui. Para evitar aglomeração de jornalistas, o estúdio marcou diversas sessões. Eu fui na última, em um shopping de São Paulo, dividindo a sala com outros cinco colegas.

 Quando o filme terminou, dei uma volta pelo shopping. Nem de longe o movimento está normal. Algumas lojas permaneciam fechadas, as que insistiam não atraiam muitos clientes. A impressão é que as pessoas perambulavam pelos corredores do shopping pela simples vontade de colocar os pés na rua. Arrisquei entrar em uma livraria, dessas megastores que resistem aos trancos e barrancos. Senti como se estivesse no jogo "The Last of Us". Ao gravar mensagens em áudio no celular, ouvia o eco de minha voz.

Foi aí que tive a brilhante ideia de conferir o que estava em cartaz. Se já estava lá, melhor então ver na prática os protocolos de segurança adotados pelos cinemas desde a retomada. Na prática, não havia muito o que fazer. Álcool gel em todos os lugares, funcionários dispostos... E ninguém para atender. Escolhi dois filmes e, máscara no rosto, fui à luta. Pipoca e refrigerante? Nem arrisquei: não é nenhum sacrifício passar duas horas sem mastigar, prestando atenção somente aos filmes. A primeira sessão foi de "Os Novos Mutantes", filme derradeiro da série da Marvel quando estava nos braços da Fox. A essa altura eu sequer imaginava que a aventura era real, depois de um bom par de de anos brigando com tretas de bastidores. Quando o estúdio foi comprado pela Disney, o filme de Josh Boone ("A Culpa É das Estrelas") obviamente deixou de ser prioridade por não se encaixar no Universo Cinematográfico Marvel. A pandemia foi a oportunidade para desovar o cadáver silenciosamente.

A bem da verdade, "Os Novos Mutantes" não é nem de longe uma experiência terrível. Pelo contrário: é mais decente que absurdos do universo dos X-Men como "Apocalýpse" e "Fênix Negra". Mas é um filme de fato modesto, barato, de baixo orçamento e escopo reduzido. O elenco resume-se a seis atores trancafiados num hospital/prisão, lidando com os poderes de seus personagens em um roteiro bobão mas inofensivo. Não acho que as duas (!) outras pessoas na sala comigo se incomodaram.

A sessão seguinte foi exclusiva. Embora houvesse uma poltrona já comprada quando fui providenciar meu ingresso, no fim estava sozinho na sessão de "A Verdadeira História de Ned Kelly". A solidão combinou com o clima desolado do filme de Justin Kurzel ("Assassin´s Creed"). O lendário bandido australiano, que entrou para a história ao fim do século 19, ganhou uma biografia crua, suja, estranha e perturbadora em sua beleza melancólica.

O personagem já foi defendido meia dúzia de vezes no cinema, com Mick Jagger e Heath Ledger assumindo seu papel em filmes lançados em 1970 e 2003, respectivamente. Mas era um registro de filme de ação, caminho oposto ao escolhido por Kurzel. Aqui, é George MacKay ("1917") que abraça o papel de Kelly, filho de um imigrante irlandês que termina fincando raízes no outback australiano.

O texto, baseado no livro premiado de Peter Carey, muda o foco do bandido heroico para a autobiografia de Ned Kelly, narrando as decisões que o levaram a criar uma gangue de criminosos em um relato deixado para sua filha. O tom é por vezes lúdico, com o realismo substituído por delírios do protagonista e seu choque com as forças policiais da colônia. É um "filme de arte" provocativo e surpreendente, violento e sufocante.

Saí do cinema satisfeito em reencontrar minha paixão. Mas foi um sentimento agridoce, porque o mundo não está nem de longe preparado para voltar a girar. A Europa está voltando ao lockdown, as mortes por Covid nos Estados Unidos voltaram a disparar e a política genocida brasileira não inspira nenhuma confiança em arriscar uma data para o "novo normal".

É hora de voltar ao cinema? Isso, meu caro, é decisão totalmente sua. Sem grandes lançamentos pelo menos até dezembro (e eu não aposto na estreia de "Mulher-Maravilha 1984"), e com o caminhão de pérolas prestes a desembarcar via streaming ("Mank", "O Céu da Meia-Noite", "Mulan", "Soul"), acredito que seu futuro imediato esteja mesmo no sofá de casa.

Fonte: UOL

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

SONHO DE BONECA (O FILME)


 Rada Rezedá, Beto Magno, Alisson Santos, Flavio Galvão e Xeno Velloso.

O filme Sonho de Boneca conta a história de Soninha, uma menina que viveu na cidade de Cachoeira, interior da Bahia.
Soninha tinha o sonho de conhecer o mundo, mas na década de 60, viajar era muito difícil! Então, ela teve a ideia de colecionar bonecas em trajes típicos de diversos países!
Para realizar seu sonho, Soninha escreveu cartas para reis e presidentes de todas as nações! Mas, será que reis e presidentes deram importância à carta de uma criança?
Sonho de Boneca é um filme que nos mostra que sonhos não podem ser engavetados!

domingo, 13 de dezembro de 2020

UMA CONQUISTA NOSSA


 
 Foto: Secom – PMVC

Cesar Andrade, Beto Magno, Tina Rocha, Herzem Gusmão, Paloma Rocha, Hermes Mendes e Mauro Mendes

 

  UMA CONQUISTA NOSSA

 

 Após ver e comentar duas postagens no Facebook, sobre a entrega de uma moção de aplauso – mais do que merecedora -, ao meu ex- professor, o advogado e intelectual Dr. Afrânio Leite Garcez, à quem costumo chamar carinhosamente de Dom Garcez, comecei a me lembrar dos inúmeros artigos por ele escrito sobre Vitória da Conquista, nossa terra natal. 

Relembrei que certa feita eu e minha saudosa mãe íamos atravessando a Praça Tancredo Neves, e eu desanimado, e após cumprimentar Dom Garcez, paramos um pouco e ele me disse uma frase que de profecia se transformou em realidade, e a frase foi dita com pureza, sinceridade e com todo cuidado para não me ferir a frase foi a seguinte: “Beto vá para Salvador, entre numa faculdade, Conquista é pequena para sua grandeza”. 

Depois de muito pensar e meses após fui de mala e cuia para Salvador, e ainda sou devedor deste bom conselho que somente pessoas com o coração nobre e repleto de generosidade pode dar.

 Fiz o vestibular fui aprovado num curso superior e me tornei posteriormente roteirista, diretor, e cineasta. Jamais deixei de pedir conselhos ao meu caro amigo Dom Garcez, e eu me lembro que certa feita ele elogiava tanto o crescimento de Conquista, falava tanto de diversas carências, e de
planos que ele possui e todos exequíveis, que o respondi: “Dom Garcez você é um marqueteiro nato, vende facilmente a imagem de Vitória da Conquista”. 

Nunca perdemos o vínculo de amizade, sempre falamos por telefone ou via WhatsApp, porque ultimamente estou finalizando um filme em Cachoeira, e também pelo falecimento dos meus genitores. Nunca fiquei sem ter notícias verdadeiras sobre Vitória da Conquista. No início do mandato do prefeito reeleito Herzém Gusmão, eu comentei com Dom Garcez que estava indo para Conquista e que ele estava convidado para integrar a comitiva da família do Glauber Rocha, comandada por Paloma Rocha e primos, numa possível aquisição do imóvel onde nasceu o pai do cinema novo. 

Ele declinou o convite, pois tinha outros compromissos e eu entendi. Este fato como bem demonstra a fotografia que ilustra este artigo ocorreu no dia 05 de janeiro de 2017, e lá após as primeiras tratativas, o prefeito chamou um secretário dele e disse “resolvam isso com urgência, e é para ontem”. Saímos crente que tudo estava resolvido, mas não o foi. 

No dia de ontem, domingo 13 de dezembro de 2020, eu telefonei para Dom Garcez, e numa conversa de mais de 1 hora e meia, ele me colocou a par das diversas melhorias que já foram implementadas em Conquista como o asfaltamento de bairros inteiros, antes esquecidos, e o mais importante falou-me que foi aprovada a aquisição de um terreno na Avenida Olívia Flores, para as futuras instalações da Casa Glauber Rocha. O meu coração disparou e eu tive uma espécie de taquicardia de tanta alegria, pois se abre um novo cenário para a produção do áudio visual em nossa cidade, com geração de emprego e renda, e a divulgação do nome do Glauber Rocha pelo país e o mundo. Também me falou de quanto à cidade está ficando linda e ainda mais civilizada, com a construção do terminal de transporte urbano na Lauro de Freitas, a revitalização das praças e a esperança que ele nutre de ver por toda a cidade uma iluminação moderna, com lâmpadas de LED, e muito bem arborizada, e inclusive a importância da iniciativa dos senhores vereadores que aprovaram o projeto de permuta. 

Tudo isso, de maneira calma, sem citar ideologia política ou partidária, apenas pensando no bem comum dos cidadãos de Vitória da Conquista. E eu fiquei feliz, pois tenho em Conquista uma empresa altamente capaz de produzir vídeos, curtas e longas metragens, peças publicitárias etc, que é a VM FILMES.

 Eu senti que o Dr. Afrânio Garcez, ou Dom Garcez, estava radiante e feliz, pois é um homem que realmente é culto, humano, cristão, e até onde sei não possui desafetos, leva uma vida quase monástica, escrevendo, lendo, advogando, expondo seus pensamentos e pontos de vista de maneira branda, suave, mas repletas de razão. 

Eu sou feliz por ter tido um professor desta envergadura, e por ter um amigo, que, aliás, irá prestar seu depoimento num documentário que estou fazendo sobre a história e personagens de Vitória da Conquista.
 

Beto Magno. Jornalista e Cineasta  DRT: 5353-BA

sábado, 12 de dezembro de 2020

POETA URBANO

 

Estrada da vida 


Na estrada da vida andando sozinho,

Eu fiquei pensando pelo caminho: É uma trilha estreita, cheia de espinhos,

Mas eu tenho aprendido que os espinhos desta vida podem até te ferir,

Mas nunca serão para te destruir,

Pois precisamos amadurecer e também evoluir.

E quero te lembrar na humildade e na simplicidade, 

Que a dificuldade oferece a você a oportunidade de você viver melhor a sua realidade

E te mostrar quem são seus amigos de verdade,

Então pare de reclamar e comece a viver,

Antes de pedir, lembre de agradecer,

Agradeça pela dádiva da vida que Deus hoje presenteou você,

Mas lembre-se sempre que: Aquilo que o homem plantar, é que o homem vai colher. 


- Autor Itales Gilvani

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

SONHO DE BONECA ( O FILME )

 




O filme "Sonho de Boneca" conta a história da menina Sônia que, aos 13 anos, conseguiu  realizar o sonho de ter mais de 70 bonecas de diversas nacionalidades. Soninha tinha o sonho de conhecer o mundo, mas na década de 60, viajar era muito difícil! Então, ela teve a ideia de colecionar bonecas em trajes típicos de diversos países!
Sônia escreveu cartas para vários chefes de Estado pedindo uma boneca que representasse aquele país. A primeira boneca que ela ganhou foi a da China Formosa. Ela conseguiu!
Sonho de Boneca é um filme que nos mostra que sonhos não podem ser engavetados!
Essa história aconteceu em Cachoeira / Bahia, em 1960.
O filme "Sonho de Boneca" será rodado em Cachoeira, nos dias 20, 21 e 22 de novembro e 23, 24. 27/11,em Salvador. O curto será exibido em Festivais de Cinema no Brasil e na Europa. A direção é de Rada Rezedá, cineasta, reúne 25 filmes na carreira. Em 2019, Rada rodou 4 filmes curtas: Maracangalha, Eu Vou! - Direçaõ de Marcos Wainberg; Teste Baiano - Direção Celso Taddei; Crime do Creme - Direção Rada Rezedá; Amar Diferente - Direção Ivann Willig. A fotografia de Sonho de Boneca é de Xeno Veloso e a produção de Rada e Tábita Rezedá e Manoela Lobo. O roteiro também é assinado por Rada e Manoela.


Elenco:
SEU MANOEL - Flávio Galvão, participação especial.
SONINHA – Vitória Lobo
DONA PIEDADE – Louise Sande
IRMÃ MODESTA – Tábita Rezedá
ROBERTINHO 10 ANOS – Dudu Saback
CARLINHOS 7 ANOS – Nikolas Pereira
PAULINHO 4 ANOS – Daniel Saback
FOTOGRAFO SR. DONDOM – Beto Magno
MARLI 6 ANOS – Clara Lobo
LÚCIA – Belle Avena
ANA – Aíne Rocha
FOFOQUEIRA 1 BENEDITA– Cissa Sande
FOFOQUEIRA 2 FRANCISCA – Clara Campos
CARTEIRO – Cristian Saback
 

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

SOBRE ALLAN DE KARD ll

Allan de Kard, Vera de Paula e Beto Magno em visita ao MUSEU DE KARD

   As maravilhas da moderna tecnologia, nos aproxima de tudo e de todos. Graças a ela consigo me manter conectado ao meu torrão Natal, Vitória da Conquista , terra que amo com todas as minhas forças.

     Tenho mantido meus amigos aqui de Salvador , informados dos últimos episódios ocorridos aí , no tocante as obras do artista Allan de Kard e o injustificável ataque que tem recebido em especial pelo Conselho Municipal de Cultura, que foge completamente do seu papel , assumindo uma postura quase que inquisitorial . Quando falo Conselho Municipal de Cultura , devo dizer que existe lá honrosas exceções, que se constitui em minoria.  As obras da Olívia Flores , parece ter tomado todo o tempo da atual gestão.  Gostaria de saber o que de verdadeiramente propositivo saiu da atual gestão, em relação a Cultura de nossa cidade?  Parece que a perseguição encetada ao artista , tem motivação ideológica, embora o artista não pertença a nenhum partido , aliás já vi uma declaração sua muito interessante a esse respeito.
“ Na Política, o meu partido é o inteiro, daí pode-se dizer que sou ambidestro, pois só acredito na aristocracia intelecto-moral”
    A última deliberação desse conselho, foi a recomendação ao executivo da retirada das obras do artista da Avenida Olívia Flores, recomendação essa que certamente não será acatada por esse ou qualquer outro Governo.
   Existem algumas considerações que gostaria de fazer a cerca dessa recomendação:
   A primeira é que ao contrário do anunciado essa não foi uma decisão unânime.
    Segundo:  o conselho alega que é necessário normalizar o uso do espaço Público para a instalação de obras de arte. Porém nasce em mim uma dúvida.  Essa recomendação vale só para o artista Allan de Kard, ou para as demais obras instaladas
de outros artistas na Cidade?
Como o Monumento aos Pracinhas de Cajaiba, ou a escultura do Artista Romeu Ferreira em homenagem aos desaparecidos do período do Regime militar, ou o Monumento ao índio do artista Edimilson Santana, ou mesmo o Cristo de Mário Cravo.  Em que condições essas obras foram instaladas? Tenho certeza que essa pergunta nunca foi formulada dentro do Conselho municipal de Cultura.
    Vale ressaltar que as obras de Allan de Kard não foram feitas com recursos públicos.
     Ainda ontem tive a oportunidade de ler uma matéria, feita em conjunto pelos sites Avoador e Gambiarra, onde fica clara a tentativa de desmerecer o trabalho do artista.
    A autora da matéria faz um esforço enorme para parecer imparcial. salta aos olhos os artifícios utilizados na construção de uma narrativa negativa , desfavorável ao Allan, que vai desde o super trato nos argumentos do conselho e o completo desleixo as colocações do artista, chegando ao cúmulo de negligenciar na pontuação, construir frases soltas , fugindo completamente do contexto. Técnica essa já conhecida de muitos.
    Há ainda um flagrante desequilíbrio, quando a matéria é apresentada com opiniões de pessoas supostamente abalizaras, sem contudo apresentar o contraditório, já que sabemos existir um grande número de críticos
de arte que tem uma posição completamente diferente.
    Parece-me que a referida matéria , atende a uma encomenda com fins específicos.
      Tenho um sentimento que já me é antigo.  O Conselho municipal de Cultura não representa os anseios da classe artística, e tenho certeza que a sociedade conquistense não deixará isso acontecer.

    Beto Magno, Cineasta e jornalista

domingo, 4 de outubro de 2020

SOBRE ALLAN DE KARD

Sergio Ramos, Lázaro Faria, Xeno Veloso, Valéria Vidigal, Beto Magno, Vera de Paula, Zelito Viana e Allan de Kard


 Inauguro no dia de hoje essa coluna, para falar a respeito da Obra do Artista Plástico Allan de Kard, que é, na minha opinião, o Mário Cravo dos Sertões.  Vejo na obra desse artista uma nova escola que surge que talvez o tempo irá chamar de “O Neocontemporâneo”.

    O que existe de novo no seu trabalho?   Allan propõe, a fusão dos sabres Humanos de tal forma que é difícil saber que se trata de um filósofo que se faz artista ou um artista que também é filósofo.

    A mensagem que traz, na maior parte das vezes acompanhada de argumentos fascinantes, sempre vinculados com as Leis naturais e em defesa da vida e dos seres humanos.

    Transgressor, como deve ser todo artista que pretende contribuir com a mudança para melhor do mundo, produz obras polêmicas. E a última delas é o monumento aos heróis da Saúde, instalada numa das principais avenidas de Vitória da Conquista.

   Me valho aqui de um inteligente comentário feito pela artista Tina Gusmão, acerca dessa obra, fazendo conexão com uma outra obra do artista o Monumento ao Gari:   Suas palavras:  “ Allan fez do Macro Invisível, para chamar atenção para a importante figura do Gari, e agora ele faz do micro escandalosamente macro para homenagear seres humanos gigantes, que são os profissionais da Saúde “. Digo portanto que esse é sem dúvida, e o tempo comprovará isso, um dos maiores nomes das artes Plásticas do Brasil.


  Beto Magno - Cineasta e Jornalista DRT-5353-BA