quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A MONTAGEM IDEOLOGICA

A chamada montagem ideológica ou intelectual é uma operação com um objetivo mais ou menos descritivo que consiste em aproximar planos a fim de comunicar um ponto de vista, um sentimento ou um conteúdo ideológico ao espectador. Eisenstein escreveu na justificativa de sua montagem de atrações: "uma vez reunidos, dois fragmentos de filme de qualquer tipo combinam-se inevitavelmente em um novo conceito, em uma nova qualidade, que nasce, justamente, de sua justaposição (...) A montagem é a arte de exprimir ou dar significado através da relação de dois planos justapostos, de tal forma que esta justaposição dê origem à idéia ou exprima algo que não exista em nenhum dos dois planos separadamente. O conjunto é superior à soma das partes".

Amparado nestes ditos de Eisenstein, há de se ver que, no cinema, como em quase todos os ramos das ciências, quando se reúne elementos (no sentido amplo) para obter um resultado, este é freqüentemente diferente daquele que se esperava: é o fenômeno dito de emergência. Aprende-se, por exemplo, em biologia, que pai e mãe misturam seu patrimônio hereditário para criar uma terceira personagem não pela soma desses dois patrimônios, mas, ao contrário, pela combinação deles em um novo patrimônio inédito. Em química, sabe-se ser possível misturar dois elementos em quaisquer proporções, mas não é possível combiná-los verdadeiramente em um corpo novo se não tem proporções perfeitamente definidas (Lavoisier). Da mesma forma, na montagem de um filme, os planos só podem ser reunidos numa relação harmoniosa.

A montagem ideológica consiste em dar da realidade uma visão reconstruída intelectualmente. É preciso não somente olhar, mas examinar, não somente ver, mas conceber, não somente tomar conhecimento, mas compreender. A montagem é, então, um novo método, descoberto e cultivado pela sétima arte, para precisar e evidenciar todas as ligações, exteriores ou interiores, que existem na realidade dos acontecimentos diversos.

A montagem pode, assim, criar ou evidenciar relações puramente intelectuais, conceituais, de valor simbólico: relações de tempo, de lugar, de causa, e de conseqüência. Pode fazer um paralelo entre operários fuzilados e animais degolados, como, por exemplo, em A Greve (1924), de Eisenstein. As ligações , sutis, podem não atingir o espectador. Eis, aqui, um exemplo da aproximação simbólica por paralelismo entre uma manifestação operária em São Petersburgo e uma delegação de trabalhadores que vai pedir ao seu patrão a assinatura de uma pauta de reivindicações (exemplo extraído do filme Montanhas de ouro, do soviético Serge Youtkévitch).

- os operários diante do patrão
- os manifestantes diante do oficial de polícia
- o patrão com a caneta na mão
- o oficial ergue a mão para dar ordem de atirar
- uma gota de tinta cai na folha de reivindicações
- o oficial abaixa a mão; salva de tiros; um manifestante tomba.

A experiência de Kulechov demonstra o papel criador da montagem: um primeiro plano de Ivan Mosjukine, voluntariamente inexpressivo, era relacionado a um prato de sopa fumegante, um revólver, um caixão de criança e uma cena erótica. Quando se projetava a seqüência diante de espectadores desprevenidos, o rosto de Mosjukine passava a exprimir a fome, o medo, a tristeza ou o desejo. Outras montagens célebres podem ser assimiladas ao efeito Kulechov: a montagem dos três leões de pedra - o primeiro adormecido, o segundo acordado, o terceiro erguido - que, justapostos, formam apenas um, rugindo e revoltado (em O Encouraçado Potemkin, 1925, de Eisenstein); ou ainda a da estátua do czar Alexandre III que, demolida, reconstitui-se, simbolizando assim a reviravolta da situação política (em Outubro).

O que Kulechov entendia por montagem se assemelha à concepção do pioneiro David Wark Griffith, argumentando que a base da arte do filme está na edição (ou montagem) e que um filme se constrói a partir de tiras individuais de celulóide. Pudovkin, outro teórico da escola soviética dos anos 20, pesquisou sobre o significado da combinação de duas tomadas diferentes dentro de um mesmo contexto narrativo. Por exemplo, em Tol'able David (1921), de Henry King, um vagabundo entra numa casa, vê um gato e, incontinente, atira nele uma pedra. Pudovkin lê esta cena da seguinte forma: vagabundo + gato = sádico. Para Eisenstein, Pudovkin não está lendo - ou compreendendo o significado - de maneira correta, porque, segundo o autor de A Greve a equação não é A + B, mas A x B, ou, melhor, não se trata de A + B = C, porém, a rigor, A x B = Y. Eisenstein considerava que as tomadas devem sempre conflitar, nunca, todavia, unir-se, justapor-se. Assim, para o criador da montagem de atrações, o realizador cinematográfico não deve combinar tomadas ou alterná-las, mas fazer com que as tomadas se choquem: A x B = Y, que é igual a raposa + homem de negócios = astúcia. Em Tol'able David, quando Henry King corta do vagabundo ao gato, tanto o primeiro como o segundo figuram proeminentemente na mesma cena. Em A Greve ( Strike ), quando Eisenstein justapõe o rosto de um homem e a imagem de uma raposa (que não é parte integrante da cena da mesma forma que o gato o é em Tol'able David, porque, para King, o gato é um personagem),esta é uma metáfora.

Em Estamos construindo (Zuyderzee, 1930), de Jori Ivens, várias tomadas mostram a destruição de cereais (trigo incendiado ou jogado no mar) durante o débacle de 1929 da Bolsa de Valores de Nova York, a depressão que marcou o século XX. Enquanto apresenta os planos de destruição de cereais, o realizador alterna -os com o plano singelo de uma criança faminta. Neste caso, o cineasta, fotografando uma realidade, recorta uma determinada significação. Os planos fotografados por Jori Ivens podem ser retirados da realidade circundante, mas é a montagem quem lhes dá um sentido, uma significação. Os cineastas soviéticos, como Serguei Eisenstein e Pudovkin, procuravam maximizar o efeito do choque que a imagem é capaz de produzir a serviço de uma causa.

Considerada a expressão máxima da arte do filme, a montagem, entretanto, vem a ser questionada na sua supremacia como elemento determinante da linguagem cinematográfica com a introdução - em fins dos anos 30 - das objetivas com foco curto que permitiu melhorar as filmagens contínuas - a câmera circulando dentro do plano - com uma potenciação de todos os elementos da cena e com um tal rendimento da profundidade de campo (vide Cidadão Kane (1941), de Orson Welles, Os melhores anos de nossas vidas, 46, de William Wyler) que possibilitou tomadas contínuas a dispensar os excessivos fracionamentos da decupagem clássica. A tecnologia influi bastante na evolução da linguagem fílmica, dando, com o seu avanço, novas configurações que modificam o estatuto da narração - o próprio primeiro plano - o close up - tão exaltado por Bela Balazs como "um mergulho na alma humana" - com o advento das lentes mais aperfeiçoadas já se encontra, esteticamente, com sua expressão mais abrangente e menos restrita. Tem-se, como exemplo, as faces enrugadas e pavorosas de David Bowie em Fome de Viver/The Hunger, 1983, de Tony Scott, com Catherine Deneuve e Susan Sarandon.

ATOR BAIANO EM SERIADO AUSTRIACO

Julio Cesar Mello ator baiano e ex-aluno da Cap Escola de Tv e Cinema da Bahia em seriado austriaco

JULIO CESAR MELLO, ALUNO DA CAP ESCOLA DE TV E CINEMA DA BAHIA ESTRÉIA EM SERIADO AUSTRIACO




Júlio Cesar Mello ator e ex-aluno da Cap Escola de Tv e Cinema da Bahia trabalhando num seriado austriaco.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

CURSO DE DUBLAGEM EM SALVADOR É NA CAP-ESCOLA DE TV E CINEMA



CURSO DE DUBLAGEM EM SALVADOR BAHIA NA CAP ESCOLA DE TV E CINEMA





CAP ESCOLA DE TV E CINEMA - 15 ANOS!




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Professor: Flavio Back ( dublador do desenho animado BEN 10 e MENINAS SUPER PODEROSAS)

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segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Propaganda da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas - 2011

Propaganda da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas - 2011
Direção de Elenco: Rada Rezeda, CAP - Escola de TV e CINEMA
Assistente de Elenco: Matheus Santana
Elenco: Noel Pestana Pestana, Juliana Arize, Tony Rastelly, Thyago Mandu, Quesy Pimenta, Lícia Maria e Laise Ribeiro.

sábado, 30 de julho de 2011

'O HOMEM QUE NÃO DORMIA" DE EDGAR NAVARRO

Por André Setaro



Sexta-feira 29/07/11, às 20 horas e 30 minutos, avant-première de O homem que não dormia, segundo longa do baiano Edgard Navarro, lançamento mundial no Teatro Castro Alves (Salvador). Na foto, Fernando Neves como o implacável Coronel Abílio, o dono do lugar.


Egresso do boom superoitista, que se deu em meados do decurso da década de 70, quando das jornadas icbanas, Navarro somente após 30 anos de labuta na praxis cinematográfica, fazendo curtas (Alice no país das mil novilhas, O rei do cagaço, Exposed, Porta de fogo...), é que teve a oportunidade de incursionar no longametragismo em Eu me lembro (2004), recursos vindos de um edital governamental (Prêmio Carlos Vasconcelos Domingues). Atenuadas as suas idiossincrasias e a sua iconoclastia, Eu me lembro, o seu amarcord, é, também, o retrato de toda uma geração. O cinema de Navarro, sobre ser um cinema de transgressão, tem humor e graça. O homem que não dormia, portanto, é uma obra determinante na compreensão do universo fílmico navarriano.


O filme foi realizado em Igatu, na Chapada Diamantina, e tem no elenco Bertrand Duarte, Evelin Buchegger, Fabio Vidal, Mariana Freire, Ramon Vanne e Fernando Neves, entre outros atores baianos. O drama tem início quando, numa noite, cinco pessoas de uma cidadezinha do interior são acometidas por um mesmo pesadelo envolvendo um homem sinistro e um tesouro enterrado. Com a chegada de um misterioso peregrino, o vilarejo é arrebatado da rotina medíocre e os personagens são lançados em uma série de acontecimentos insólitos. O Homem que Não Dormia fala do jugo perverso das hipocrisias, medos e doenças, que impedem as pessoas de assumirem as rédeas de seus destinos, reescrevendo suas vidas à luz da verdade. O Homem que Não Dormia marca o reencontro do ator Bertrand Duarte com o diretor Edgard Navarro, também como protagonista, depois da bem sucedida experiência no filme Superoutro (melhor Ator, melhor filme e melhor diretor no Festival de Gramado 1989).

quarta-feira, 27 de julho de 2011

CABEÇAS ESDRÚXULAS

André Setaro e Edgar Navarro

Por André Setaro

Dissipadas as divergências do pretérito, e encarando o futuro com amizade e confiança, André Setaro dá uma cabeçada amiga em Edgard Navarro, para cumprimentá-lo devidamente pela conclusão de seu segundo longa, O homem que não dormia. Ontem, no foyer do Teatro Castro Alves, durante o Cine Futuro (como agora se chama o Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual). O homem que não dormia, segundo opus navarriano no longametragismo (o primeiro o premiado Eu me lembro) tem sua avant-première sexta próxima, às 20 horas, na sala nobre do majestoso TCA, onde se concentram as principais atividades do seminário. O cineasta de O Superoutro está com fé e esperança neste filme, projeto antigo e que somente agora conseguiu colocá-lo nas imagens em movimento. Não se pode disso discordar: Edgard Navarro é o cineasta cult do cinema baiano contemporâneo.

terça-feira, 26 de julho de 2011

REUNIÃO DE PRODUÇÃO DO FILME 2 DE JULHO

Beto Magno, Lázaro Faria, Zelito Viana, Rada Rezedá, Marcos Marciel, Raquel Maguinilk, Neuma Belchote, Carol Assis, Patrícia Chamon, Andreia Menezes,Vera Di Paula em reunião de produção na casa de Marcos Marciel no Empório do Oriente na Barra- Salvador -Ba.





quarta-feira, 20 de julho de 2011

CURSO DE INTERPRETAÇÃO PARA TV E CINEMA




CAP ESCOLA DE TV E CINEMA - 15 ANOS! DIREÇÃO: RADA REZEDÁ


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1) CURSO DE INTERPRETAÇÃO PARA TV / TELEJORNALISMO / APRESENTADOR
Duração: 5 meses inicio: 30 de JULHO



2) CURSO DE TV PARA ATORES
Turmas para adultos ,iniciantes, adolescentes e crianças – MATRICULAS ABERTAS



3) CURSO DE PRODUÇÃO/ DIREÇÃO DE TV
Próxima turma em agosto



4) CURSO CINEGRAFISTA
Próxima turma inicio 25 de julho



5) CURSO LOCUÇÃO
Próxima turma em agosto



6) CURSO DUBLAGEM –
Próxima turma inicio 10 agosto

segunda-feira, 18 de julho de 2011

O HOMEM QUE NÃO DORMIA

O excelente ator Bertran Duarte numa cena do filme O Homem que não dormia de Edgar Navarro

GRAVAÇÃO COM TELE-PROMPT: ESCOLA DE TV E CINEMA

Beto Magno e Matheus Santana no estúdio da Cap Escola de Tv e Cinema em Salvador no dia de aula de tele-ponto para alunos de telejornalismo.


GRAVAÇÃO COM TELE-PROMPT: ESCOLA DE TV E CINEMA

Thyago Mandú maqueando os alunos de telejornalismo da Cap Escola de Tv e Cinema em Salvador no dia de aula de tele-ponto.


GRAVAÇÃO COM TELE-PROMPT: ESCOLA DE TV E CINEMA

Rada Zaverutcha Rezedá diretora da CAP - Escola de Tv e Cinema em Salvador


GRAVAÇÃO COM TELE-PROMPT: ESCOLA DE TV E CINEMA

Beto Magno na Cap Escola de Tv e Cinema em dia de aula de tele-pronpt para alunos de telejornalismo.