segunda-feira, 13 de junho de 2011

TESTE DE ELENCO PARA O FILME 2 DE JULHO A GUERRA DA INDEPENDÊNCIA DO DIRETOR LÁZARO FARIA

Beto Magno acompanhando os testes realizados pela Cap Escola de Tv e Cinema em Salvador na Casa de Cinema da Bahia ao fundo Lukas Olivieri Ator aluno da CAP.

A 2ª BATERIA DE TESTES PARA O FILME 2 DE JULHO


será dia 13/07/2011quarta- feira DAS 9 AS 16H


NA CASA DE CINEMA DA BAHIA NO PELOURINHO.


O TESTE SERÁ PARA HOMENS É POR ORDEM DE CHEGADA.


AO FINALIZAR ENTREGA DE FICHAS, NÃO HAVERÁ MAIS TESTE.


OS TESTES PARA MULHERES SERÃO ANUNCIADOS POSTERIORMENTE.


OS TEXTOS SERAO ENTREGUES NO DIA DO TESTE.


CAP ESCOLA DE TV E CINEMA SALVADOR BAHIA 91678274 - E-MAIL: 2djulho@gmail.com

quarta-feira, 25 de maio de 2011

2 DE JULHO A GUERRA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Zelito Viana da Mapa Filmes Produtor do filme 2 de Julho e Lázaro Faria da Casa de Cinema da Bahia e diretor do respectivo filme.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

FILMANDO BAIANA MODELO DO CARTAZ DO lV BAFF

Foto: Lázaro Faria Beto Magno filmando a baiana que foi modelo para o cartaz do lV Bahia Afro Film Festival
Foto: Lázaro Faria Beto Magno filmando a baiana do acarajé que pousava para foto do cartaz do lV BAFF
Foto: Beto Magno Baiana do Acarajé foto para cartaz do lV BAFF Bahia Afro Film Festival
Foto: Beto Magno Lázaro Faria dirigindo a baiana do acarajé que fez uma foto para o cartaz do lV BAFF

segunda-feira, 11 de abril de 2011

TESTE PARA FILME

Foto: Xeno VelosoPor Beto Magno

TESTE PARA FILME 2 DE JULHO NA CAP ESCOLA DE TV EM SALVADOR A PARTIR DE MAIO DE 2011


ATORES E FIGURANTES DE 7 A 60 ANOS PODEM ENVIAR CURRICULO E FOTOS PARA OS MAILS 2djulho@gmail.com ou 2djulho@capescoladetv.com.br.


OS TESTES DE VIDEO COMEÇARÃO A PARTIR DE MAIO.

O LOCAL E HORARIO DOS TESTES SERÃO ANUNCIADOS AQUI NO BLOG.


CAP ESCOLA DE TV E CINEMA SALVADOR 9167.8274


domingo, 10 de abril de 2011

MELHORES FILMES BRASILEIROS

OS MELHORES FILMES BRASILEIROS NA MINHA OPINIÃO

Glauber Rocha “Deus e o diabo na terra do sol” “Terra em transe” “O dragão da maldade contra o santo guerreiro”


Carlos Diegues ou Cacá Diegues “Bye Bye Brasil”


Ruy Guerra “Os cafajestes” “Os fuzis”


Arnaldo Jabor “Toda nudez será castigada” “Tudo bem”


Humberto Mauro “Brasa dormida” “Ganga Bruta”


Nelso Pereira dos Santos “Memórias do Cárcere” “Vidas secas” “Rio quarenta graus”


Roberto Farias “O assalto ao trem pagador”


Rogério Sganzerla “O bandido da luz vermelha”


Andrea Tonacci “Bang bang”


Eduardo Coutinho “Cabra marcado para morrer”


Lima Barreto “O cangaceiro”


Leon Hirzman “Eles não usam black-tie” “São Bernardo”


Joaquim Pedro de Andrade “Macunaíma”


Júlio Bressane “Matou a família e foi ao cinema”


Anselmo Duarte “O Pagador de Promessas”


Hector Babenco “Pixote - a lei do mais fraco”


Os filmes que trazem mensagens spirit, cult, light ou hard do cinema atual, foram escolhidos, entre overs, amigos, e clientes. Clique nos links e saiba mais sobre os top 10 do Cinema Brasileiro que a tribo OVERSTRESS tem visto nas telonas:


Laís Bodansky “Bicho de 7 cabeças”


Anna Muylaert “É proibido fumar”


Henrique Dantas “Filhos de João - Admirável mundo novo Baiano”


Lírio Ferreira “O homem que engarrafava nuvens”


Sérgio Machado “Quincas Berro D’água”


Erik Rocha “Pachamama”


Hugo Carvana “Casa da mãe Joana”


Daniel FilhoChico Xavier - Uma vida de amor”


Luiz Villaça “O contador de Histórias”


Nelson Hoineff “Caro Francis”

UM CINEMA QUE SE DIZ BAIANO

Set de filmagens de Redenção

Por André Setaro


Apesar de já ser considerada uma centenária cinematografia, como em 2010 se comemorou, a rigor, no entanto, ouso dizer que não existe um cinema baiano, mas filmes baianos, porque, para a existência de um cinema baiano, por exemplo, haveria de se ter uma produção sistemática e continuada. A questão é polêmica e não o objetivo desse artigo, porém.


Admitindo-se a hipótese de que o cinema baiano está a fazer, neste 2011, já quase no seu ocaso, 101 anos, o que se pode dizer é que a trajetória dessa cinematografia que se quer, às vezes até a fórceps, baiana, é um itinerário de frustrações e marcada por fases e por períodos de completa inatividade no plano da criação cinematográfica.


O ponto de partida se dá com Regatas da Bahia, a partir de então, Diomedes Gramacho, José Dias da Costa, Luxardo, entre outros, fazem filmes documentários que se caracterizam pelo registro de vistas, acontecimentos sociais, inaugurações disso e daquilo, chegando-se, mesmo, na segunda década do século passado, ao estabelecimento de laboratórios que objetivam a feitura de fitas. Mas Gramacho, o principal documentarista do período, entra em crise depressiva por causa de um incêndio e joga, em estado de desespero, todo o seu material na Baía de Todos os Santos.


As pesquisas até agora são infrutíferas em relação aos filmes porventura produzidos na Bahia antes da década de 1930. Considera-se como o grande pioneiro do cinema baiano o documentarista Alexandre Robatto, Filho, cujos registros, quase na sua totalidade, são recuperados pela Fundação Cultural do Estado da Bahia. Robatto é, praticamente, o único nome que vigora no panorama cinematográfico soteropolitano em duas décadas: as de 30 e de 40. A sua obra consiste basicamente de documentários que registram as exposições de pecuária, eventos históricos, amenidades sociais etc, a exemplo de A volta de Ruy (1949), A guerra das boiadas (1946), A chegada de Marta Rocha (1955), Quatro séculos em desfile (1949), entre muitos outros, como filmes em 8mm que documentam os carnavais baianos nos clubes sociais nos anos 40, com sabor pitoresco e um resgate memorialista. Seu filme mais bem acabado, esteticamente, é Entre o mar e o tendal (1953), quando se pode observar um cuidado na construção de uma estrutura narrativa mais dinâmica.


Os anos 50 registram o advento do Clube de Cinema da Bahia, idealizado pelo advogado Walter da Silveira, que congrega, no espírito de uma velha província, os intelectuais e os universitários de sua época. O mercado exibidor somente oferece o cinema hollywoodiano, e Walter da Silveira apresenta a estética eisensteiniana, o expressionismo alemão, o neorrealismo italiano, o realismo poético francês, a avant-garde dos anos 20, a escola documentarista inglesa de John Grierson, Paul Rotha etc. Alguns dos assíduos frequentadores do Clube se entusiasmam e, assombrados, decidem fazer cinema, a exemplo de Glauber Rocha, que, no dia da morte de Walter da Silveira (novembro de 1970), escreve artigo no já extinto Jornal da Bahia para lamentar a perda do amigo e ressaltar que foi ele quem o fez descobrir o cinema como expressão de uma arte.

sábado, 9 de abril de 2011

CURSO DUBLAGEM, CINEGRAFISTA...TESTE PARA FILME

Por Beto Magno

CAP ESCOLA DE TV E CINEMA – 15 ANOS!



1) CURSO DE INTERPRETAÇÃO PARA TV / TELEJORNALISMO / APRESENTADOR


Duração: 5 meses turmas : quintas das 19 às 22h Início: 05 de maio


Conteúdo: dicção/voz/fala; memorização de textos; leitura e interpretação; expressão corporal; gravação.


Investimento: R$ 1.325,00


Forma de Pagamento:


Ø à vista 5% desconto


Ø em até 5x de R$ 265,00 (cheque ou cartão)





2) CURSO DE TV PARA ATORES


2.1) Turmas para iniciantes, adolescentes e crianças


Aulas as sextas das 14.30 as 17.30 h



2.2) Turmas para adultos


Aulas as terças das 18.30 as 22h


Professora: Rada Rezedá


Duração das turmas adulta e adolescente: até dezembro



Forma de Pagamento:


Ø à vista 5% desconto


Ø mensalidade de R$ 245,00 (cheque ou cartão)





3) CURSO DE PRODUÇÃO/ DIREÇÃO DE TV


16 a 27 de MAIO (CH 18 HORAS)


Conteúdo: As 3 etapas da produção com a gravação de um vídeo de 1 minuto no final do curso.


Professora: Rada Rezedá e professor convidado


Investimento: R$ 450,00


Forma de Pagamento:


Ø à vista 5% desconto


Ø em até 2x de R$ 225,00 (cheque ou cartão)


Ø R$ 385,00 a vista para matriculas até 9 de maio





4) CURSO CINEGRAFISTA


26 a 30 de ABRIL (CH 20 HORAS)


Conteúdo: curso prático – o aluno aprende a operar câmera profissional de TV;planos e movimentos de câmera; lentes, noção básica de iluminação, etc.


Professor: Xeno Veloso


Investimento: R$ 450,00


Forma de Pagamento:


Ø a vista 5% desconto


Ø em até 2x de R$ 225,00 (cheque ou cartão)


Ø R$ 385,00 a vista para matriculas até 20 de abril







5) CURSO LOCUÇÃO


11 a 20 de ABRIL (CH 15 HORAS)


Conteúdo: dicção/voz; interpretação de textos, microfones, gravação.


Professora: Rada Rezedá


Investimento: R$ 400,00


Forma de Pagamento:


Ø a vista 5% desconto (R$ 380,00)


Ø em até 2x de R$ 200,00 (cheque ou cartão)


Ø R$ 350,00 a vista para matriculas até 7 de abril





6) CURSO DUBLAGEM – Este curso possui matricula


16 e 17 ABRIL (CH 15 HORAS)


Valor da matricula: R$ 40,00


Professor: Flavio Back ( dublador do desenho animado Bem 10)


Investimento: R$ 400,00


Forma de Pagamento:


Ø a vista 5% desconto (R$ 380,00)


Ø em até 2x de R$ 200,00 (cheque ou cartão)


Ø R$ 310,00 a vista para matriculas até 9 de abril




7) CURSO DE EDIÇÃO DE IMAGEM


02 a 13 MAIO (CH 30 HORAS)


Conteúdo: Edição em Final Cut. Como montar um audiovisual adequando conhecimento da linguagem cinematográfica ao recurso do final CUT pró. Aula teórica e prática com montagem de um vídeo de 1 minuto.


Professor: Xeno Veloso


Investimento: R$ 850,00


Forma de Pagamento:


Ø a vista 5% desconto (R$ 807,50)


Ø em até 2x de R$ 425,00 (cheque ou cartão)


Ø R$ 745,00 a vista para matriculas até 9 de maio






8) CURSO TV E TEATRO ESPECIFICO PARA MELHOR IDADE


COM MONTAGEM DE ESPETACULO MUSICAL NO FINAL


ABRIL - matriculas abertas, curso até dezembro.


Conteúdo: aulas de expressão corporal,dança, teatro, TV, voz/canto.


Terças e quintas: das 14.30 as 16.30 h


Coordenação do curso: Rada Rezedá


Investimento: R$ 245,00 mensalidade


sexta-feira, 8 de abril de 2011

A GENESE DE DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL

Foto:Lázaro Faria Beto Magno recebendo das mãos do Dr. Emilton Rosa o livro " A genese de Deus e o Diabo na terra do Sol" de Josette Monzani...um exelênte presente.

2 de Julho Diretor Lázaro Faria

Lázaro Faria falando sobre o filme 2 de Julho

2 de Julho - A Guerra da Independência do Brasil

Bete Wagner fala sobre a impotância do filme 2 de Julho

2 de Julho - A Guerra da Independência do Brasil - Zelito Viana

Zelito Viana falando sobre a importancia do filme 2 de Julho do diretor Lázaro Faria

GRAVAÇÃO DO DEPOIMENTO SOBRE O FILME 2 DE JULHO

Foto: Xeno Veloso Netinho, Lázaro Faria e Beto Magno explicando a importancia didatica do filme O Corneteiro Lopes de Lázaro Faria o curta que deu origem ao longa 2 de Julho
Foto: Xeno Veloso Netinho , Beto Magno e Lázaro Faria no dia da gravação do depoimento sobre o filme 2 de Julho

GRAVAÇÃO DO VIDEO PARA DIVULGAÇÃO DO FILME 2 DE JULHO

Foto: Xeno Veloso Lázaro Faria, Beto Magno, Emilton Rosa e Izabel Ceres no dia da gravação do depoimento sobre o filme 2 de Julho

GRAVAÇÃO PARA VIDEO DE DIVULGAÇÃO DO FILME 2 DE JULHO

Foto: Lázaro Faria Xeno Veloso, Beto Magno, Emilton Rosa e Izabel Ceres no dia da gravação do depoimento sobre o filme 2 de Julho

O CINEMA COM O PASSAR DO TEMPO



Por André Setaro



É difícil constatar, pela sensação do tempo que passa voando, indiferente, mas Blade Runner, o caçador de andróides, que parece ter sido visto ontem no já falecido Iguatemi 2 (em Salvador), vai fazer, ano que vem, três décadas, trinta anos. Blade Runner foi considerado uma das melhores ficções-científicas da história do cinema e, quando do seu lançamento, fez um grande sucesso de público e de crítica. Dirigido pelo eficiente estilista Ridley Scott, tem, no seu elenco principal, Harrison Ford e Sean Young. Mas o estarrecimento que se quer dar a entender aqui é pela passagem do tempo. Trinta anos já de Blade Runner?



Se, numa hipótese, em 1970, por exemplo, fosse ver um filme com já trinta anos de sua realização seria uma obra cinematográfica de 1940. Mas a distância entre Blade Runner, que é de 1982, para os dias atuais, é muito menor, quase inexistente em termos de linguagem cinematográfica, ao contrário de um filme feito em 1970 e um filme realizado em 1940. Isso se explica pelo fato de que a linguagem do cinema ainda, nos anos 1940, estava em processo de evolução. Se o cinema nasceu em 1895, levou, porém, vinte anos para sistematizar a sua narrativa, que aconteceu com O nascimento de uma nação (The birth of a nation, 1915), de David Wark Griffith. Dado o primeiro passo importante na constituição da linguagem, ainda havia muito a se desenvolver para haver, nos anos 1960, uma cristalização, um amadurecimento de seus procedimentos estéticos. Ainda estava por vir a montagem de atrações de Eisenstein, a funcional utilização da profundidade de campo de Orson Welles e William Wyler, o neorrealismo italiano, a desdramatização e a antinarrativa de Michelangelo Antonioni e Alain Resnais, o jogo espaço-tempo deste último, a revolução godardiana etc. A linguagem cinematográfica somente ficou adulta, por assim dizer, adquirindo plena maturidade sintática, em meados dos anos 1960.


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Daí se sentir tanta diferença entre um filme de 1940 e um de 1970, enquanto não se a percebe entre um de 1982 (caso de Blade Runner) e um feito agora, a exemplo de O discurso do rei. Creio, inclusive, que Blade Runner tem uma linguagem mais dinâmica e moderna do que este último oscarizado. A psicologia da recepção do espetáculo cinematográfico mudou muito com o advento do digital e do DVD e, por que não? da internet. O olhar do espectador diante de um filme é outro olhar, um olhar que já conhece, mesmo inconscientemente, os códigos dos procedimentos da linguagem. O assombro dos anos pretéritos desapareceu e se pode constatar também que a magia do cinema se evaporou com a massificação da imagem, a ponto de não se dizer mais linguagem cinematográfica em função da expressão narrativa audiovisual.



Não há mais espaço, portanto, para os realizadores inventores de fórmulas, para os cineastas inventores. Se a tecnologia avançou muito não apresentou, porém, ainda uma invenção que pudesse interferir no processo de criação cinematográfico a nível estético, como é o caso da Terceira Dimensão (3D). Para se alcançar a estética, necessário que a técnica se una a linguagem. Cineastas como Welles (Cidadão Kane), Eisenstein (Outubro), Hitchcock (Um corpo que cai), William Wyler (Os melhores anos de nossa vida), Jean-Luc Godard (Acossado), Antonioni (A aventura), Roberto Rossellini (Romance na Itália/Viaggio in Itália), Alain Resnais (Hiroshima, mon amour), entre muitos e muitos outros, foram autênticos inventores de fórmulas, cineastas criadores por excelência.



Para constatar que a linguagem cinematográfica se cristalizou nos anos 60 (e é provável que o derradeiro filme-invenção tenha sido O ano passado em Marienbad/L’année dernière a Marienbad, 1961, de Alain Resnais – que está a fazer meio século de sua realização), basta verificar que um filme realizado em 2011 não difere, em termos de linguagem, de um filme feito em 1971. É o caso, dando outro exemplo, de A laranja mecânica (A clockwork Orange), que, produzido neste último ano citado, tem uma estrutura narrativa em plena atualidade e dá a impressão de ser uma obra construída em 2011. Mas, por outro lado, se o filme de Stanley Kubrick dista 40 anos de seu momento de criação, uma obra de 1971 comparada a outra de 40 anos atrás, ou seja, de 1931, surge completamente diferente como estrutura e como linguagem. O que significa dizer: o cinema quase que não mudou do ponto de vista estética e linguístico a partir da década de 60. Talvez seja por isso que Orson Welles disse a Peter Bogdanovich que a idade de ouro da sétima arte se estabelecia entre 1912 e 1962. Atônito, o crítico americano, autor de A última sessão de cinema, entre outros, não teve tempo de replicar, pois Welles disse em seguida com a sua rapidez peculiar que a invenção no cinema teve uma vida mais longa do que a Renascença, que durou apenas, no seu apogeu, 37 anos.



Há filmes avançados para a época e que se tornam, por isso, incompreensíveis quando são lançados. O ano passado em Marienbad, de Alain Resnais, cineasta francês que, por incrível que pareça (beira aos 90), é o realizador mais inventivo do cinema contemporâneo, não foi bem digerido na época de sua estréia mundial. Incursão nos arcanos da memória, trata-se de um espetáculo puro, o cinema como expressão total de uma estrutura audiovisual. Mas as revoluções formais, as invenções de linguagem são logo absorvidas e logo usadas em filmes posteriores. O caso de Orson Welles, que revolucionou toda a linguagem do cinema em Cidadão Kane (Citizen Kane, 1941), é exemplar. O cinema, na época que Welles fez Kane, tinha atingido o máximo como uma linguagem clássica perfeita. Era preciso renovar. Hollywood chamou Welles, que fazia teatro em Nova York, e já considerado um gênio, e a R.K.O. lhe deu carta branca para a realização do filme sem interferência. A linguagem cinematográfica evolui com Cidadão Kane, que é o ponto de partida do cinema moderno. Mas o estúdio, satisfeito com a revolução formal conquistada, cortou a liberdade do autor, interferindo na montagem de seu filme seguinte, Soberba (The magnificient Ambersons, 1942). E Welles penou, de pires na mão, a vida inteira para conseguir recursos para seus outros filmes.



P.S: Na coluna de terça passada sobre a morte de Elizabeth Taylor, esqueci de citar um filme que gosto muito, A megera domada (The taming of the shrew, 1967), de Franco Zeffirelli, uma bela adaptação de uma peça de William Shakespeare, com Liz Taylor ao lado de seu então marido Richard Burton. Em Pádua, nobre não aceita noivo para sua filha mais moça enquanto não achar pretendentes para a mais velha, que tem temperamento irascível e genioso (Catarina, interpretada por Liz). O melhor filme de Zeffirelli, diretor maneiroso, que tem, aqui, o ponto alto de sua filmografia.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

sábado, 2 de abril de 2011

Por André Setaro

O fato é que, com o surgimento dos novos suportes, com o avanço da tecnologia, que possibilita a visão de filmes em qualquer lugar, a magia das salas exibidoras desapareceu. As imagens em movimento se tornaram rotineiras. Nasce-se, hoje, vendo-as no televisor acoplado na parece do hospital enquanto ainda se está a sair para a vida. Todo mundo pode, atualmente, fazer um filme. Faz-se filmes como antigamente se fazia poesias. Mas isto não quer dizer que eles sejam poéticos (alguns podem sê-los). E o velho cineclube? Ainda teria a mesma função, o mesmo fascínio, a mesma curiosidade? Em alguns lugares, as sessões, por assim dizer, cineclubistas, ainda funcionam, a exemplo das concorridas sessões do Comodoro, patrocinadas pelo cineasta Carlos Reichenbach na capital paulista. Mas, creio, são exceções que fogem à regra. O negócio, nos dias que correm, se encontra em baixar filmes da internet. E, com isso, aquela reverência que se tinha, diante das imagens em movimento, se perdeu no tempo. As coisas mudam, porém, e, com elas, a recepção ao filme se tornou um ato rotineiro sem o tão necessário encantamento e assombro. Na verdade, está a acontecer uma revolução no modo de ver o filme, e esta revolução tem que ser assimilada, compreendida. O cinema que se tinha, nos moldes de antigamente, está morto. A sentença de morte foi dada poeticamente por Cinema Paradiso (Nuevo Cinema Paradiso, 1989), de Giuseppe Tornatore. E, também, na mesma época, por Splendor, de Ettore Scola. Mas, e a respeitar aqueles que gostam de ver filmes na telinha do computador, devo dizer, em alto e bom som: recuso-me, peremptoriamente a ver filmes na telinha do aparelho informático. Vejo-os muitos em DVD. Pode acontecer, em alguns casos, para falar a verdade, e a verdade verdadeira, no sentido kantiano, de assistir a filmes baixados na internet se convertidos em DVD, mas que sejam obras raras, que não as tenha visto e que sejam importantes.


Com o advento do VHS, do laser-disc, do DVD, e, agora, com a possibilidade de se baixar quase tudo da internet, a pergunta que se quer fazer é a seguinte: ainda haveria condições de ser ter um clube de cinema nos moldes do de Walter da Silveira nas décadas de 50 e 60 em Salvador?


Naquela época, difícil era se ver certos filmes, que ficavam restritos às cinematecas. O mercado exibidor se restringia aos lançamentos e as constantes reprises de filmes de sucesso. Como, nos anos citados, assistir aos filmes neo-realistas, aos do expressionismo alemão, às obras mais independentes de cinematografias desconhecidas, às obras do realismo poético francês, à vanguarda da estética da arte muda? O único jeito era a viagem e, assim mesmo, o mais certo seria ao exterior, às cinematecas de Nova York ou a de Paris, além de outras importantes da Europa. Aqui no Brasil, existiam, mas ainda incipientes, as cinematecas do Rio e de São Paulo (esta com um acervo mais versátil). Salvador não tinha nenhuma possibilidade de constituir uma cinemateca.


A importância de Walter da Silveira (que boa parte da nova geração não sabe quem foi, apesar de nome de sala alternativa nos Barris) foi justamente a de, com a fundação do Clube de Cinema da Bahia, trazer filmes especiais, essenciais à evolução da linguagem e da estética cinematográficas. Walter da Silveira fez ver, aos baianos de província (mas uma província muito agradável bem diferente da cidade engarrafada de hoje), que o cinema, além de um bom divertimento, era, também, a expressão de uma arte. O próprio Glauber Rocha, quando de sua morte, em novembro de 1970, em artigo para o Jornal da Bahia, confessou que o ensaísta fora seu grande mestre, que aprendeu a ver cinema através das palavras de Walter da Silveira. E conta, num artigo, o esporo que este lhe deu, quando, numa exibição de O encouraçado Potemkin, numa sessão matutina no cinema Liceu, conversava, durante a exibição, com um amigo. Walter, percebendo o arruído, deu-lhe tremendo esporo, segundo palavras do próprio Glauber que, conta, nunca mais falou durante a projeção de um filme, tal a indignação do mestre diante do jovem tagarela.


Atualmente, no entanto, com a facilidade existente, pode-se ver um raro filme antigo, a exemplo de Ordet, de Carl Theodor Dreyer, famoso cineasta dinamarquês, em boa cópia em DVD. Este filme, há poucos anos, somente seria possível ser contemplado na cinemateca de Henry Langlois, em Paris. Outro dia, vim a saber, um conhecido baixou da internet, em cópia decente e legendada, As estranhas coisas de Paris (Elena et les hommes, 1956), com a bela Ingrid Bergman e Jean Marais, filme difícil de se ver (nunca passa na televisão e não tem no disquinho – ou será que já tem?).


Há dois anos, tentou-se implantar um cineclube na Faculdade de Comunicação. Com excelente programação. Retrospectivas de Kubrick, Buñuel etc. Mas os alunos, antes de entrar, perguntavam se os filmes estavam disponíveis em DVD. E davam meia-volta, volver.


Uma vez no Rio, ao saber da exibição de Ladrões de bicicleta na Cinemateca do Museu de Arte Moderna, em única sessão, ainda que mal tivesse chegado à cidade, corri para lá. Finda a exibição, chuva torrencial fiquei encharcado e voltei a pé para o hotel (a cidade engarrafada, tudo parado). Nos tempos atuais, faria o mesmo sacrifício? Claro que não, pois o DVD de Ladri di biciclette está disponível não somente para ser adquirido, mas também nas melhores locadoras da cidade.


Qual a função do cineclubismo nos dias atuais? Walter da Silveira, por exemplo, sobre ser um dos maiores ensaístas de cinema do Brasil (na Bahia ninguém nunca lhe chegou perto), era um homem, verdade se diga, à antiga, de tom grave, circunspeto, com uma gestualística bem diversa da juventude atual e, mesmo, dos menos jovens que atualmente constituem o meio circundante e intelectual, universitário. A figura de Walter faz lembrar aqueles antigos mestres universitários, principalmente os professores da Faculdade de Direito (no acento vocal, nas pausas, na maneira de expor o assunto, um magister dixet).


Mas acontece que o mundo mudou e, com ele, a cultura. Houve um papel importantíssimo exercido por Walter da Silveira. Os realizadores que se aventuram na captação das imagens em movimento são contemporâneos de um cinema digital. Faz-se filmes até pelos telefones celulares. O Clube de Cinema da Bahia, portanto, não poderia existir - nem teria razão de ser - nesta chamada contemporaneidade. A própria psicologia de recepção da obra cinematográfica mudou. Bem, são reflexões ao acaso.


O cinema entrou na minha vida através da estupefação e do assombro.

terça-feira, 29 de março de 2011

CURSO APRESENTADOR TV, ATOR, TELEJORNALISMO,PRODUCAO,DUBLAGEM,LOCUÇÃO,CINEGAFISTA NA CAP ESCOLA DETV CINEMA SLAVADOR

Foto: Xeno Veloso Beto Magno gravando documentário sobre os 25 anos da Uneb

CAP ESCOLA DE TV E CINEMA – 15 ANOS!

1) CURSO DE INTERPRETAÇÃO PARA TV / TELEJORNALISMO / APRESENTADOR

Duração: 5 meses turmas :Sábados das 9 as 12.30hConteúdo: dicção/voz/fala; memorização de textos; leitura e interpretação; expressão corporal; gravação.

Investimento: R$ 1.325,00

Forma de Pagamento:

a vista 5% desconto

em até 5x de R$ 265,00 (cheque ou cartão)

2) CURSO DE TV PARA ATORES

2.1) Turmas para iniciantes, adolescentes e crianças

Aulas as sextas das 14.30 as 17.30 h

2.2) Turmas para adultos

Aulas as terças das 18.30 as 22h

Professora: Rada Rezedá

Duração das turmas adulta e adolescente: até dezembro

Forma de Pagamento:

a vista 5% desconto

mensalidade de R$ 245,00 (cheque ou cartão)


3) CURSO DE PRODUÇÃO/ DIREÇÃO DE TV

16 a 27 de MAIO (CH 18 HORAS)

Conteúdo: As 3 etapas da produção com a gravação de um vídeo de 1 minuto no final do curso.

Professora: Rada Rezedá e professor convidado

Investimento: R$ 450,00

Forma de Pagamento:


a vista 5% desconto

em até 2x de R$ 225,00 (cheque ou cartão)

R$ 385,00 a vista para matriculas até 9 de maio


4) CURSO CINEGRAFISTA

25 a 30 de ABRIL (CH 20 HORAS)

Conteúdo: curso prático – o aluno aprende a operar câmera profissional de TV;planos e movimentos de câmera; lentes, noção básica de iluminação, etc.

Professor: Xeno Veloso

Investimento: R$ 450,00

Forma de Pagamento:

a vista 5% desconto

em até 2x de R$ 225,00 (cheque ou cartão)

R$ 385,00 a vista para matriculas até 20 de abril

5) CURSO LOCUÇÃO

11 a 20 de ABRIL (CH 15 HORAS)

Conteúdo: dicção/voz; interpretação de textos, microfones, gravação.

Professora: Rada Rezedá

Investimento: R$ 400,00

Forma de Pagamento:

a vista 5% desconto (R$ 380,00)

em até 2x de R$ 200,00 (cheque ou cartão)

R$ 350,00 a vista para matriculas até 7 de abril

6) CURSO DUBLAGEM – Este curso possui matricula

16 e 17 ABRIL (CH 15 HORAS)

Valor da matricula: R$ 40,00

Professor: Flavio Back ( dublador do desenho animado Bem 10)

Investimento: R$ 400,00

Forma de Pagamento:

a vista 5% desconto (R$ 380,00)

em até 2x de R$ 200,00 (cheque ou cartão)

R$ 310,00 a vista para matriculas até 9 de abril

7) CURSO DE EDIÇÃO DE IMAGEM

02 a 13 MAIO (CH 30 HORAS)


Conteúdo: Edição em Final Cut. Como montar um audiovisual adequando conhecimento da linguagem cinematográfica ao recurso do final cut pró. Aula teórica e prática com montagem de um vídeo de 1 minuto.

Professor: Xeno Veloso

Investimento: R$ 850,00

Forma de Pagamento:

a vista 5% desconto (R$ 807,50)

em até 2x de R$ 425,00 (cheque ou cartão)

R$ 745,00 a vista para matriculas até 9 de maio


8) CURSO TV E TEATRO ESPECIFICO PARA MELHOR IDADE

COM MONTAGEM DE ESPETACULO MUSICAL NO FINAL

ABRIL - matriculas abertas, curso até dezembro.

Conteúdo: aulas de expressão corporal,dança, teatro, TV, voz/canto.

Terças e quintas: das 14.30 as 16.30 h

Coordenação do curso: Rada Rezedá

Investimento: R$ 245,00 mensalidade

CAP ESCOLA DE TV E CINEMA SALVADOR

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